top of page
  • Foto do escritorSede Regional

14. Reatualização da orientação pastoral para reabertura dos templos


Jesus na manjedoura

REATUALIZAÇÃO DA ORIENTAÇÃO PASTORAL PARA REABERTURA DOS TEMPLOS


Graça e Paz !!!


O Bispo José Carlos Peres e o MAE (Ministério de Apoio Episcopal) que é composto pelos/as Superintendes Distritais, tem como função orientar pastoralmente aos pastores e às pastoras, bem como aos irmãos e às irmãs líderes em suas Igrejas Locais, sobre o procedimento de reabertura dos templos no âmbito da Terceira Região Eclesiástica.


Conforme orientações da Organização Mundial da Saúde e Ministério da Saúde as decisões do Gabinete Episcopal e Ministério de Apoio Episcopal – MAE visam a preservação da vida de nossos membros, pastores, pastoras e suas famílias. Considerando o novo momento que vivemos, em relação a Pandemia do COVID-19 (Coronavírus) - atualizamos as seguintes orientações:


1. As crianças poderão participar do culto, desde que sentadas juntamente com seus Pais e/ou responsáveis (familiares), sendo ainda vedada a saída para outras atividades, tais como “culto das crianças”, “momento da criança”, “cultinho”, “ir para a sala das crianças” etc...).


2. O Bispo e o MAE orientam o corpo pastoral e a liderança das igrejas locais, que possam usar a outra atividade permitida durante a semana, conforme o item “ i ” dos documentos:

  • ORIENTAÇÃO PASTORAL PARA REABERTURA DOS TEMPLOS NA TERCEIRA REGIÃO ECLESIÁSTICA DA IGREJA METODISTA – Publicado em 2 de Junho de 2020.

  • ORIENTAÇÃO PASTORAL PARA REABERTURA DOS TEMPLOS NA CAPITAL E MUNICÍPIOS SEM DECRETO ESPECÍFICO DO ESTADO DE SÃO PAULO. - – Publicado em 15 de setembro de 2020.

Que já dão a seguinte orientação:

“ i. Realizar no máximo duas reuniões presenciais por semana no templo, obrigatoriamente uma dessas reuniões será aos domingos. Quanto ao culto dominical, deve haver apenas um culto presencial com duração de até 80 minutos conforme já enfatizado no item g deste documento.”

Que esta atividade, seguindo todas as regras sanitárias e de capacidade de 30% do templo, seja usada para acolhimento dos grupos societários, composto por Juvenis, Jovens, Homens e Mulheres e Crianças. Pedimos ao corpo pastoral, bem como as lideranças de nossas igrejas locais deem uma atenção especial aos nossos/as juvenis e jovens.

Obs: A título de exemplo em relação a utilização da outra atividade permitida, indicamos: em uma semana programa-se uma atividade (culto) no templo para os/as juvenis, na outra semana para os/as jovens, outra semana para as mulheres, outra semana para os homens, outra semana para as crianças.


3. Lembramos aos/as pastores/as bem como as lideranças das nossas igrejas, que a abertura das igrejas locais só foi concedida, porque houve um comprometimento tácito dos mesmos de que seguiriam todas as regras que foram apresentadas pelos documentos que regeram e regem a abertura do templo. Ressaltamos que a não observância das regras acarretará na aplicação da disciplina eclesiástica.


4. Salientamos que os decretos municipais devem ser seguidos na íntegra, inclusive no tocante à flexibilização, sendo que, se a regra for diferente da estabelecida pela 3a Região Eclesiástica, o/a pastor/a deve comunicar seu/sua respectivo/a superintendente distrital antes de proceder a flexibilização.

Reafirmamos que todas as outras orientações que fazem parte dos documentos:


  • ORIENTAÇÃO PASTORAL PARA REABERTURA DOS TEMPLOS NA TERCEIRA REGIÃO ECLESIÁSTICA DA IGREJA METODISTA – Publicado em 2 de Junho de 2020.

  • ORIENTAÇÃO PASTORAL PARA REABERTURA DOS TEMPLOS NA CAPITAL E MUNICÍPIOS SEM DECRETO ESPECÍFICO DO ESTADO DE SÃO PAULO. – Publicado em 15 de setembro de 2020.

  • ATUALIZAÇÃO DA ORIENTAÇÃO PASTORAL PARA REABERTURA DE TEMPLO NA TERCEIRA REGIÃO ECLESIÁSTICA. – Publicado em 13 de Outubro de 2020.

a exceção destas, que foram reatualizadas pelo MAE, continuam em ordem e devem ser cumpridas com todo o rigor.


Sem mais no momento, fiquem em paz, seguimos em oração pelas igrejas de nossa Região !!!


Deus lhes abençoe !!!!

Revmo. Bispo José Carlos Peres

Bispo Presidente da Terceira Região Eclesiástica


Rev. Alexander Christian Rodrigues Antunes – SD Distrito Sul

Rev. Daniel Rocha – SD Distrito ABC

Rev. Eduardo Seixas Júnior – SD Distrito Soracaba

Revda. Helena Rezende Fiorini – SD Distrito Norte

Rev. Joelson Lima da Silva – SD Distrito Vale do Paraíba

Rev. Jonas Mendes Barreto – SD Distrito Oeste

Rev. Miguel Ângelo Fiorini Jr. – SD Distrito Central

Rev. Ronald da Silva Lima – SD Distrito Leste 2

Revda. Rute Bertoldo Vieira Moraes – SD Distrito Leste 1

Revda. Tays Rodrigues Rocha – SD Distrito Litoral


1.427 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page