• Sede Regional

16. QUARTA ATUALIZAÇÃO DA ORIENTAÇÃO PASTORAL PARA REABERTURA DOS TEMPLOS


Jesus na manjedoura

QUARTA ATUALIZAÇÃO DA ORIENTAÇÃO PASTORAL PARA REABERTURA DOS TEMPLOS


Graça e Paz !!!


O Bispo José Carlos Peres e o MAE (Ministério de Apoio Episcopal) que é composto pelos/as Superintendes Distritais, tem como função orientar pastoralmente aos pastores e às pastoras, bem como aos irmãos e às irmãs líderes em suas Igrejas Locais, sobre o procedimento de reabertura dos templos no âmbito da Terceira Região Eclesiástica.


Conforme orientações da Organização Mundial da Saúde e Ministério da Saúde as decisões do Gabinete Episcopal e Ministério de Apoio Episcopal – MAE visam a preservação da vida de nossos membros, pastores, pastoras e suas famílias. Considerando o novo momento que vivemos, em relação a Pandemia do COVID-19 (Coronavírus) - atualizamos as seguintes orientações:



1 – Reafirmamos que as Igrejas poderão ter até dois cultos no domingo, um pela manhã e outro a noite, respeitando todas as orientações relativas: ao distanciamento (1,5m de raio), pessoas da mesma família podem sentar juntas no mesmo banco, limite de 30% da capacidade do templo, medição da temperatura na entrada do templo, tapetes sanitários, álcool gel disponibilizado para usos das pessoas que estarão no templo.

Obs: a) Ao final do culto da manhã, todo o templo e não somente os bancos devem ser higienizados e preparados para o culto da noite.

b) As crianças poderão participar do culto, desde que sentadas juntamente com seus Pais e/ou responsáveis (familiares), sendo ainda vedada a saída para outras atividades, tais como “culto das crianças”, “momento da criança”, “cultinho”, “ir para a sala das crianças” etc...).


2 – Reafirma-se que durante a semana está permitido até duas atividades cúlticas no templo em dias diferentes, podendo ser:

a) Culto de Louvor e adoração

b) Louvorzão

c) Reunião de Oração

d) Estudo bíblico

e) Estudos de Discipulado

Obs. 1: Lembramos que o tempo de duração das atividades cúlticas, conforme o documento que autoriza a abertura dos templos que foi lido, e assumido pelos/as pastores/as bem como suas CLAM’s é de 80(oitenta) minutos ou 1h20min.

Obs. 2: A igreja, a critério de seu/sua pastor/a e com aprovação da CLAM, poderá em um destes dias realizar um culto destinado às crianças, desde que, estas mesmas crianças estejam acompanhadas de seus pais ou responsáveis e permaneçam o tempo todo sentadas ao lado destes responsáveis e cumprindo todos os protocolos.

Obs. 3 A igreja, a critério de seu/sua pastor/a e com aprovação da CLAM, poderá também em um destes dias realizar uma reunião dentro de seu templo, desde que sejam respeitados todos os protocolos.

3 – Lembramos ainda que a realização da Escola Dominical ainda não é permitida.

4 – Lembramos aos/as pastores/as bem como as lideranças das nossas igrejas, que a abertura das igrejas locais só foi concedida, porque houve um comprometimento tácito dos mesmos de que seguiriam todas as regras que foram apresentadas pelos documentos que regeram e regem a abertura do templo. Ressaltamos que a não observância das regras acarretará na aplicação da disciplina eclesiástica.

5 – Salientamos que os decretos municipais devem ser seguidos na íntegra, inclusive no tocante à flexibilização, sendo que, se a regra for diferente da estabelecida pela 3a Região Eclesiástica, o/a pastor/a deve comunicar seu/sua respectivo/a superintendente distrital antes de proceder a flexibilização.

6 – Reafirmamos que a responsabilidade é da CLAM com o pastor e a pessoa que recebeu a procuração para assumir a responsabilidade pelo cumprimento das regulamentações sanitárias.

7 – As atividades regionais e distritais na modalidade presencial continuam suspensas até o final do primeiro semestre, sendo que, para a retomada será dada uma autorização expressa do gabinete episcopal.

Obs.: Apenas as Federações têm autorização para a realização de reuniões presenciais em grupos de até 20 pessoas, sendo que, a responsabilidade pelo cumprimento de todos os protocolos é do/a presidente da respectiva Federação. Ressaltamos que a não observância das regras acarretará na aplicação da disciplina eclesiástica ao/à Presidente.

Reafirmamos que todas as outras orientações que fazem parte dos documentos:

1 - ORIENTAÇÃO PASTORAL PARA REABERTURA DOS TEMPLOS NA TERCEIRA REGIÃO ECLESIÁSTICA DA IGREJA METODISTA – Publicado em 2 de junho de 2020.


2 - ORIENTAÇÃO PASTORAL PARA REABERTURA DOS TEMPLOS NA CAPITAL E MUNICÍPIOS SEM DECRETO ESPECÍFICO DO ESTADO DE SÃO PAULO. – Publicado em 15 de setembro de 2020.


3 – ATUALIZAÇÃO DA ORIENTAÇÃO PASTORAL PARA REABERTURA DE TEMPLO NA TERCEIRA REGIÃO ECLESIÁSTICA. – Publicado em 13 de outubro de 2020.


4 - REATUALIZAÇÃO DA ORIENTAÇÃO PASTORAL PARA REABERTURA DE TEMPLO NA TERCEIRA REGIÃO ECLESIÁSTICA. – Publicado em 03 de dezembro de 2020


5 – TERCEIRA ATUALIZAÇÃO DA ORIENTAÇÃO PASTORAL PARA REABERTURA DOS TEMPLOS – Publicado em 15 de fevereiro de 2021.

a exceção destas, que foram atualizadas neste documento pelo Bispo e o MAE, continuam em ordem e devem ser cumpridas com todo o rigor.


Sem mais no momento, fiquem em paz, seguimos em oração pelas igrejas de nossa Região !!!


Deus lhes abençoe !!!!


Revmo. Bispo José Carlos Peres – Bispo Presidente da Terceira Região Eclesiástica


Rev. Alexander Christian Rodrigues Antunes – SD Distrito Sul

Rev. Daniel Rocha – SD Distrito ABC

Rev. Eduardo Seixas Júnior – SD Distrito Sorocaba

Revda. Helena Rezende Fiorini – SD Distrito Norte

Rev. Joelson Lima da Silva – SD Distrito Vale do Paraíba

Rev. Jonas Mendes Barreto – SD Distrito Oeste

Rev. Miguel Ângelo Fiorini Jr. – SD Distrito Central

Rev. Ronald da Silva Lima – SD Distrito Leste 2

Revda. Rute Bertoldo Vieira Moraes – SD Distrito Leste 1

Revda. Tays Rodrigues Rocha – SD Distrito Litoral


#Metodista3re #IgrejaMetodista #BispoPeres #CoronaVírus #Covid19

296 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo