• Sede Regional

17. ATUALIZAÇÃO(1/2021) DA ORIENTAÇÃO PASTORAL PARA REABERTURA DOS TEMPLOS

Atualizado: há 4 dias


Jesus na manjedoura

ATUALIZAÇÃO(1/2021) DA ORIENTAÇÃO PASTORAL PARA REABERTURA DOS TEMPLOS


Graça e Paz !!!


O Bispo José Carlos Peres e o MAE (Ministério de Apoio Episcopal) que é composto pelos/as Superintendes Distritais, tem como função orientar pastoralmente aos pastores e às pastoras, bem como aos irmãos e às irmãs líderes em suas Igrejas Locais, sobre o procedimento de reabertura dos templos no âmbito da Terceira Região Eclesiástica.


Conforme orientações da Organização Mundial da Saúde e Ministério da Saúde as decisões do Gabinete Episcopal e Ministério de Apoio Episcopal – MAE visam a preservação da vida de nossos/as membros, pastores, pastoras e suas famílias.


Tendo em vista o novo momento que estamos vivendo em relação a Pandemia do COVID-19 (Coronavírus), enquanto sociedade, com as liberações acontecendo em diversos estados e municípios, o Bispo e o MAE compreendem que devemos também acompanhar este novo tempo que se avizinha, assim sendo atualizamos as seguintes orientações:


1 - As igrejas da Terceira Região Eclesiástica que estiverem situadas em municípios onde os decretos estabelecerem liberações em relação ao tempo da Pandemia do COVID-19(CORONAVÍRUS), os decretos municipais devem ser seguidos, pois eles se sobrepõe a orientação da Região.


2 – Na cidade de São Paulo, onde não temos decreto específico que trate sobre esta questão, as igrejas devem seguir orientação dada pelo Bispo e o MAE. Caso haja decreto municipal, segue-se o que diz no decreto.


3 – As atividades semanais estão liberadas, desde que a CLAM as autorizem e que sejam observadas a limitação do espaço, os procedimentos de higiene, limpeza e distanciamento social (1,5m de raio).


Obs: O espaço que for usado para a atividade deve ser devidamente higienizado, antes que possa ser novamente utilizado.


CULTOS:

4 – Os cultos estão liberados, com a limitação de 60% da capacidade do templo, as pessoas que estiverem no templo ocupando os bancos, devem respeitar a distância de 1,5m (um metro e meio) umas das outras;

Obs: Pessoas que fazem parte da mesma família podem sentar juntas no mesmo banco ou em cadeiras próximas, sem a necessidade de observar a distância de 1,5m(um metro e meio). Sendo que, as pessoas que estiverem próximas à família, deverão respeitar a distância mencionada.

5 – Os cultos não terão mais a limitação tempo que era de 1h20min, cabe aqui o bom senso do/a pastor/a e de que equipe de liturgia e ministério de Louvor.

6 – “O momento da Criança”, “Cultinho”, “Culto das Crianças”, pode acontecer no salão social da igreja ou em uma sala grande com boa ventilação.

7 – Orações com imposição de mãos, ainda estão suspensas pois ao tocar os irmãos e irmãs o contato de um para com o outro poderá sofrer contaminação e disseminação de vírus e bactérias.

8 – Os batismos não poderão ser feitos em água represada como banheiras e piscinas. O pastor ou a pastora, deverá higienizar as mãos entre um batizando e outro.

OBS: O USO DE MÁSCARAS É OBRIGATÓRIO EM TODOS OS CASOS ACIMA MENCIONADOS

NÃO DEVE HAVER CONFRATERNIZAÇÃO AO FINAL DO CULTO NO SALÃO SOCIAL OU EM QUALQUER OUTRA ÁREA DA IGREJA

PASTORES E PASTORAS QUE ASSIM DESEJAREM, PODERÃO SOMENTE NO ESPAÇO DO ALTAR/PÚLPITO DURANTE A MENSAGEM, RETIRAREM A MÁSCARA.

MINISTROS DE LOUVOR DURANTE AS MINISTRAÇÕES, TAMBÉM PODERÃO RETIRAR AS MÁSCARAS ENQUANTO CANTAM, DESDE QUE RESPEITEM O DISTANCIAMENTO DE 2,00 MT UM DO OUTRO. OS MÚSICOS QUE NÃO UTILIZARÃO O MICROFONE, DEVERÃO PERMANECER DE MÁSCARA DURANTE AS MINISTRAÇÕES.


ESCOLA DOMINICAL:

9 – Está autorizada a abertura das Classes de Escola Dominical, seguindo a limitação de 60% da capacidade do templo. Para que isto aconteça, a CLAM deverá ser consultada e de comum acordo(Pastor/a e CLAM) precisam concordar com a abertura da ED, entendendo que esta abertura é viável para a igreja local. Os critérios a serem observados para abertura da ED são os seguintes:

v Os/as professores/as da ED serão recomendados à dar aulas no modelo híbrido(presencial e on-line)

v As salas de aula devem estar limpas e arejadas;

v Em todas as salas deve ser disponibilizado álcool gel e o distanciamento de 1,5m de raio tem que ser obedecido;

OBS: O USO DE MÁSCARAS É OBRIGATÓRIO PARA PROFESSORES/AS E ALUNOS/AS


BAZARES:

10 – Os bazares estão liberados, desde que não causem aglomeração de pessoas, e sejam respeitados os procedimentos de distanciamento, higiene e limpeza.

OBS: O USO DE MÁSCARAS É OBRIGATÓRIO


REUNIÕES DA CLAM, MINISTÉRIOS E GRUPOS SOCIETÁRIOS

11 – As reuniões administrativas estão autorizadas, desde que sejam feitas em espaços amplos e bem arejados respeitando o distanciamento de 1,5m de raio, não podendo ocorrer no espaço da igreja, mais do que duas reuniões no dia, em salas diferentes. Nestas reuniões deve ser disponibilizado álcool gel e obedecidos todos os protocolos de segurança.

OBS: O USO DE MÁSCARAS É OBRIGATÓRIO

NÃO DEVE HAVER CONFRATERNIZAÇÃO AO FINAL DA REUNIÃO


GRUPOS DE DISCIPULADO

12 – Os grupos de discipulado, estão autorizados a que possam se reunir desde que:

v O/a pastor/a converse com o líder do grupo e este concorde com o retorno presencial em sua casa;

v O líder do grupo consulte os seus liderados e que haja comum acordo;

v O local do encontro seja amplo e bem ventilado;

v Que não haja confraternização ao final da reunião (coffe break, lanche...)

OBS: O USO DE MÁSCARAS É OBRIGATÓRIO


CONCÍLIOS LOCAIS

13 – Os concílios locais, ainda não estão autorizados, pois não se pode barrar um/uma membro da igreja que tem o direito canônico de participar do concílio. Lembrando que caso haja alguma restrição de acesso à um Concílio Local, as decisões do mesmo podem ser impugnadas.


REUNIÕES DAS FEDERAÇÕES, MINISTÉRIOS REGIONAIS E ASSESSORIAS

14 – As reuniões administrativas estão autorizadas, desde que sejam feitas em espaços amplos e bem arejados respeitando o distanciamento de 1,5m de raio. Nestas reuniões deve ser disponibilizado álcool gel e obedecidos todos os protocolos de segurança.

OBS: O USO DE MÁSCARAS É OBRIGATÓRIO

NÃO DEVE HAVER CONFRATERNIZAÇÃO AO FINAL DA REUNIÃO NO SALÃO SOCIAL

15 – ENCONTROS DISTRITAIS E REGIONAIS

Os encontros distritais não estão liberados, pois ainda não temos total segurança para fazermos encontros com grande número de pessoas.

Os Congressos Regionais ainda não estão liberados, pois os espaços ainda tem limitação do número de pessoas, e também porque nos congressos há as eleições, onde os/as delegados/as eleitos/as tem direito a voto e estas pessoas não podem ser cerceadas neste direito. Correndo assim o risco de que se houvessem eleições onde delegados/as eleitos/as não pudessem votar, por causa da alguma restrição, as eleições poderiam ser impugnadas.

16 – VELÓRIOS NA IGREJA

Os velórios nas igrejas locais ainda não estão autorizados. Os/as pastores/as estão autorizados/as a dar acompanhamento as famílias enlutadas em espaços públicos(Cemitérios e velórios municipais ou particulares) desde que cumpram os protocolos de distanciamento e proteção contra o COVID-19(CORONAVIRUS).


Salientamos mais uma vez aqui que em caso de diferenças entre este documento e os decretos municipais, os decretos devem ser seguidos na íntegra, pois eles se sobrepõe as regras aqui estabelecidas.

Estas orientações entram em vigor a partir de 01 de agosto de 2021.


Sem mais no momento, fiquem em paz, seguimos em oração pelas igrejas de nossa Região !!!


Deus lhes abençoe !!!!


Revmo. Bispo José Carlos Peres – Bispo Presidente da Terceira Região Eclesiástica


Rev. Alexander Christian Rodrigues Antunes – SD Distrito Sul

Rev. Daniel Rocha – SD Distrito ABC

Rev. Eduardo Seixas Júnior – SD Distrito Sorocaba

Revda. Helena Rezende Fiorini – SD Distrito Norte

Rev. Joelson Lima da Silva – SD Distrito Vale do Paraíba

Rev. Jonas Mendes Barreto – SD Distrito Oeste

Rev. Miguel Ângelo Fiorini Jr. – SD Distrito Central

Rev. Ronald da Silva Lima – SD Distrito Leste 2

Revda. Rute Bertoldo Vieira Moraes – SD Distrito Leste 1

Revda. Tays Rodrigues Rocha – SD Distrito Litoral


#Metodista3re #IgrejaMetodista #BispoPeres #CoronaVírus #Covid19

1,364 visualizações0 comentário