top of page
  • Foto do escritorSede Regional 3RE

AOS PAIS METODISTAS

“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele” – Provérbios 22.6
Pai e filho lendo a Bíblia

Em agosto, no segundo domingo, no Brasil, comemora-se o dia dos pais. Pesquisando sobre o surgimento dessa comemoração, encontrei explicações diversificadas sobre o assunto, algumas com sentido religioso e outras com sentido comercial. Entretanto, elas sempre apresentam algo em comum, o objetivo nobre de homenagear, ainda que com um muito obrigado, a figura paterna. Em nossa pátria, apesar do forte apelo comercial ligado à data, nossas igrejas costumam comemorá-la, enaltecendo as qualidades do bom pai. Nos púlpitos, personagens bíblicos são utilizados como exemplo no fundamento de mensagens para a edificação da igreja.


Falando especificamente a você que é pai cristão e metodista, quero relembrá-lo dos votos que fez quando batizou o seu filho ou filha. Você se comprometeu com o seguinte, de acordo com o Ritual da Igreja Metodista:

“Viver em conformidade com o Evangelho de Cristo. Ensinar à criança as Sagradas Escrituras e a obedecer à santa vontade de Deus e aos seus mandamentos durante a sua vida”.

Pai ensinando a filha tocar violão

Também está incluso nas orientações de vida cristã que você deve oferecer ao seu filho ou sua filha, o ensino das doutrinas e dos costumes da Igreja em que você escolheu para ser sua comunidade de fé, no caso, a Igreja Metodista. Vejamos o que diz a Carta Pastoral do Colégio Episcopal sobre a Ceia do Senhor, nas orientações para a celebração, na página 23:

“Os pastores e pastoras metodistas orientarão os pais e demais membros da comunidade local para que instruam seus filhos e filhas acerca do significado e natureza da Ceia do Senhor”.

Pelas razões acima expostas, somos levados a deduzir que a orientação geral sobre a fé cristã, testemunho cristão, doutrinas bíblicas cristãs conforme o pensamento wesleyano e os usos e costumes praticados pelos metodistas, é tido como compromisso dos pais. Logo este é o seu compromisso como pai metodista.


É nosso desejo que, todas as crianças filhas de nossos membros, ao chegarem na idade de confirmar o pacto batismal, façam-no em nossas igrejas locais, como forma de honrarem o compromisso assumido por seus pais, por terem sido devidamente ensinadas por eles sobre o viver cristão.


Pai e filho com bigode de papel

Que você pai, receba todas as homenagens que lhe forem dadas no dia dos pais, que elas lhes sejam merecedoras, por dar ao seu filho ou filha, amor, carinho, proteção, educação, cuidado e também os ensinos que a farão sábia nas coisas do Reino de Deus e da igreja em que congrega.


Pensando em como auxiliá-lo nesta importante tarefa, estaremos durante o mês de agosto, publicando através do iConexão, nosso informativo eletrônico, uma série de mensagens sobre os usos e costumes da Igreja Metodista, baseado na orientação dada por John Wesley a todo o povo metodista, para qualquer época e lugar do mundo. A Igreja Metodista no Brasil mantém e adota na integra os documentos que faz parte do modo de ser do metodismo histórico.


Nos Cânones 2012, versão impressa, trazem os documentos que orientam o metodismo brasileiro, que se encontram em vigor, na Parte Geral, Dos Elementos Básicos da Igreja Metodista, reconhecidos e aprovados pelos vários Concílios Gerais, visando sua caracterização, vida e missão, encontram-se: Doutrinas do Metodismo, Costumes do Metodismo, Credo Social, Normas do Ritual, Plano para a Vida e a Missão, Diretrizes para a Educação e o Plano Diretor Missionário. Além desses documentos, encontramos a lei ordinária da Igreja, conhecida como Cânones da Igreja Metodista, que sofreu algumas alterações no Concílio Geral de 2016.


Seria interessante que cada irmão e irmã metodista conhecesse esses documentos e os ensinassem os seus filhos e filhas, à medida em que fossem amadurecendo para se fundamentarem na fé e no conhecimento do que nos caracteriza como cristãos e cristãs.


Pai e filho sentados

Desejo a todos os papais um feliz dia dos pais, orando para que Deus lhes dê sabedoria e discernimento para a tarefa de educar filhos e filhas que sejam testemunhas do grande amor de Deus para a humanidade.


Ao final desta explanação, deixo mais um texto bíblico para sua reflexão:

“Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, a ao levantar-te” – Deuteronômio 6.7-7.

Que a bênção do Senhor seja sobre você e sua casa.


José Carlos Peres

Bispo presidente da Igreja Metodista 3RE


366 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page