top of page
  • Foto do escritorSede Regional 3RE

ÀS VEZES É BOM SE CALAR

Evangelho de Lucas 9.28-36


Queridos irmãos e queridas irmãs. Inúmeras vezes nos encontramos em situações nas quais não sabemos o que falar ou como orientar as pessoas que nelas estão envolvidas. Situações inusitadas e que nos surpreendem nos fazem ficar em dúvida; não encontramos palavras apropriadas para oferecer algo substancial para o momento; não sabemos o que dizer por desconhecer o assunto.


Homem pedindo silêncio

Brumadinho

Ficamos constrangidos/as quando isso acontece porque gostamos de dar opiniões e nos manifestar a respeito de qualquer assunto, principalmente, aqueles que estão na mídia. No “crime ambiental” ocorrido em Brumadinho, MG, ouvi diversos comentários e a maioria não tinha fundamento técnico nenhum.


Quando não sabemos o que dizer, deveríamos nos calar. Leiam o texto indicado e vejam o que disseram os três apóstolos que acompanharam Jesus para o momento de oração:

“vamos fazer três tendas”. Eles se encontravam no monte, conhecido como o monte da transfiguração, para oração, diante do inusitado não souberam o que dizer. Minha esperança é que os irmãos e irmãs aprendam a se calar diante dessas situações. Conseguirão este objetivo por meio do estudo e da leitura sistemática da Bíblia, Palavra de Deus. Certamente, se aprofundarão no conhecimento de Deus e saberão como desenvolver comunhão com Deus e Dele receber instruções para que saibam o que dizer quando for necessário.


Mãos orando

Jesus convidou Pedro, João e Tiago para um tempo de oração.

Oração é um componente fundamental para que os projetos que se encontram no coração do Altíssimo sejam revelados à Igreja.

Subiram a um monte para orar. Oração era prática habitual de Jesus. Às vezes Ele orava sozinho; em outras com todos os apóstolos e, de vez em quando, com alguns deles em particular. Orar faz toda a diferença na vida de um discípulo ou de uma discípula do Senhor. Esta prática deve ser diária. Por isso, o Senhor dá muita ênfase no ensino sobre a oração.


Confira alguns textos que falam sobre oração: Lucas 11.1-4; Lucas 18.1-8; e Lucas 18.9-14. Nestes textos se encontram ensinos de Jesus sobre a importância da oração, além dos dois que apontarei a seguir:


1 – Não durma quando não se pode dormir – Lucas 9.32 registra algo inédito, tremendo e maravilhoso que estava acontecendo. Apesar de os três apóstolos estarem com muito sono, mantiveram-se acordados e puderam testemunhar, ver e ouvir fatos jamais vistos por qualquer ser humano. Não se deixaram dominar pelo sono.

O sono, como todos sabem, é uma necessidade do nosso corpo, representado pela necessidade da carne. O relato nos ensina que a carne não deve nos privar das bênçãos que o Senhor tem para nós.

O convite é para que não se deixem dominar pela carne.


2 – Jesus é o Filho Amado – Ouçam-no com muita atenção. Os três apóstolos viram no monte a glória de Deus sendo manifestada. Em Lucas 9.33-35 deduz-se que Pedro não sabia o que dizer, assim mesmo disse algo que não deveria ser dito. Ao perceber que a conversa de Jesus com Moisés e Elias já havia terminado Pedro sugere: “Mestre, é bom estarmos aqui. Façamos três tendas – uma para ti, outra para Moisés e uma para Elias”. Nenhum deles respondeu à sugestão de Pedro. A narrativa prossegue: uma nuvem apareceu e os envolveu e dela saiu uma voz dizendo: Este é o meu Filho, o Escolhido; ouçam-no! Deus recomenda que ouçamos a Jesus.


Meditando neste texto compreendo que se o próprio Deus, o Pai, orienta que Jesus seja ouvido, então devemos ouvi-Lo; aprender com Ele; e obedecer ao que Ele fala. Desta forma, estaremos glorificando ao nosso Deus.

Mãos dadas orando

Incentivo que cada um de vocês mantenha o hábito de orar diariamente colocando diante do Senhor todos os assuntos que envolvam a sua vida. Ore pelos seus parentes. Ore pelos Pastores, pelas Pastoras e suas famílias. Ore pelos discípulos e discípulas do Senhor. Ore pelos ministérios da Igreja. Ore para que o Senhor traga novas pessoas para conviver conosco.


É importante lembrar que em tudo é preciso ouvir a voz do Senhor.


Que a bênção de Deus esteja sobre a vida de vocês, hoje e sempre.


José Carlos Peres

Bispo presidente da Igreja Metodista 3RE


284 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page