• Sede Regional

Brasa 2020

BRASA 2020


Como fazer os cultos? Como cumprir nosso chamado?

Como acompanhar as pessoas? Talvez esses questionamentos

tenham povoado a mente da liderança de sua igreja.

No princípio da pandemia esse sentimento

impulsionou nossas orações.

Terminamos 2019 como quem sonha. Foram inúmeros cultos, convites e ministrações. Adentramos 2020 cheios de expectativas e planos. Em fevereiro, realizamos o primeiro culto do ano. Estávamos com muitas programações agendadas – cultos em distritos diferentes, capacitações para lideranças, nossa primeira conferência... e tantos outros projetos. Em março, às vésperas do segundo culto, veio a pandemia. Daí pra frente nada foi como antes.


Nós, como movimento que se reunia uma vez por mês, contamos com o auxílio do Espírito Santo para nos reinventar. Vieram as lives quinzenais com apenas um violão e uma palavra simples.

Na singeleza dessa simplicidade aprendemos com Deus que não precisamos dos melhores equipamentos, de igrejas estruturadas, de luzes coloridas ou redes sociais abarrotadas de seguidores para sermos Seus instrumentos.

Não precisamos de holofotes para ser luz na Terra. Necessitamos apenas de um coração apaixonado por Cristo para que Ele se manifeste a nós. Logo vieram os testemunhos das curas e libertações que o Espírito realizou. De maneira virtual e remota, Jesus continuou a operar sinais e maravilhas na Igreja.


Em julho, uma grata recordação: a live Reino em Movimento, realizada em parceria com nossos amigos do Movimento Cruz e Chama. Nessa ocasião, os poucos componentes dos dois movimentos que estiveram presentes na transmissão da live na Igreja Metodista em Parque Jurema puderam provar um pouco do céu.

A sensação de estarmos reunidos, ainda que mantendo os procedimentos de distanciamento social, foi indescritível.

Naquele dia, aprendemos que o que Jesus quer para sua Igreja não são eventos, mas apenas unidade.



No segundo semestre assumimos os desafios de mudar as dinâmicas das lives. Realizamos dois painéis com convidados de dentro e fora do Brasa para conversarmos durante uma hora sobre temas pertinentes ao dia a dia da Igreja. No primeiro, falamos sobre a importância do discipulado na vida do cristão com o auxílio de pessoas que nos inspiram das mais diversas idades. No segundo, mesclamos leigos e pastores para conversarem sobre a importância do altar estar continuamente aceso (Levítico 6.13) e de mantermos uma busca intensa pelo Senhor mesmo em meio ao cansaço que a pandemia nos impôs.


Nosso último evento do ano, a Conferência Brasa, realizada em parceria com o Cenáculo de Oração, foi, certamente, o mais desafiador. Ministrar para os irmãos na frente das câmeras por dois dias seguidos – na sexta-feira por duas horas e no sábado por quase cinco não foi uma tarefa tão simples.

Diante do tema da Santificação, o Senhor, por meio dos preletores e convidados, nos presenteou com um verdadeiro banquete espiritual durante o painel e as pregações.


Foi um ano completamente diferente daquilo que imaginávamos lá no começo de 2020. Mas agora, às portas do novo ano, podemos dizer: Ebenézer – até aqui nos ajudou o Senhor. Apesar de todas as adversidades encerramos o ano com o coração transbordante de alegria, gratidão e aprendizado.

Agradecemos às igrejas metodistas que nos abrigaram nesse ano em que fomos tão itinerantes: Pinheiros, Brás, Vila Conde do Pinhal e Campo Belo.

Também agradecemos a todos aqueles que nos convidaram e confiaram em nós para ministrar o louvor e a Palavra. Vocês nos proporcionaram experiências inesquecíveis.


Ainda não sabemos o que o Senhor nos tem reservado para 2021, mas podemos afirmar que você, independentemente do seu distrito ou idade, pode contar com o Brasa. Muitos dizem que somos um movimento de jovens para os jovens. Não é verdade.

Somos um movimento de metodistas para os próprios metodistas que desejam sentir o coração cada vez mais aquecido. Somos um movimento de filhos cujo maior prazer e servir ao Pai e ao Reino.

Não há nada que nos alegre mais do que servir a Jesus Cristo e Sua noiva.


Que o calor do Espírito Santo possa aquecer seu coração em 2021.


Em Cristo,

Lucas Gomes Silva

Missionário Designado na Congregação Metodista em Santana de Parnaíba


#Brasa #Brasa2020 #Metodista3re #IgrejaMetodista

110 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo