• Sede Regional

Conferência I.D.E.

Atualizado: Mar 16

“Sobre a tua palavra lançaremos a rede!” – Lucas 5.5


Podemos dizer que a 3ª Região viveu um marco histórico no dia 15

de fevereiro: reuniu cerca de 500 líderes (incluindo pastores e membros)

de toda a Região. A Conferência I.D.E. aconteceu na Igreja Metodista

em Santo Amaro. Foi um tempo de capacitação e realinhamento

do discipulado nos moldes do Plano Nacional.




Trilho I.D.E.


A proposta principal da Conferência foi o lançamento do trilho I.D.E. que deverá ser adotado como o trilho de discipulado em todas as igrejas da Região. De acordo com o pastor Israel Rocha, coordenador do projeto, a ideia não é mudar o que está dando certo nas igrejas, mas alinhar a estratégia local ao trilho I.D.E. E, caso a igreja ainda não tenha nenhum trilho de discipulado, a partir de agora, o I.D.E. será o trilho que todos deverão seguir.


Além do I.D.E. ser inspirado na ordenança do Senhor Jesus: “Ide por todo mundo e pregai o evangelho” (Marcos 16.15), ele também faz um acróstico com três pilares fundamentais para impulsionar o crescimento da igreja. Os pilares do I.D.E. são:


I ↔ Integrar.

D ↔ Desenvolver.

E ↔ Expandir.


O pastor Israel Rocha lançou o desafio a todos os participantes da Conferência: “Chegou a hora de mudar a história da Igreja Metodista na 3ª Região! Nós não podemos aceitar a fama de que somos uma Igreja que forma membros para outras comunidades!”.


Palestrantes


O encontro foi marcado pela presença de quatro palestrantes que mudaram a história das suas igrejas quando adotaram a visão do discipulado de pequenos grupos como estratégia de crescimento.


O pastor Marcelo Tosch, da Igreja Amor e Cuidado, foi o primeiro preletor. Ele nos trouxe uma palavra desafiadora sobre a importância de saber se comunicar com a nova geração. A falta de empatia tem sido um dos grandes impedimentos para o crescimento das igrejas. É fundamental conhecer e compreender os anseios da juventude para adequar a linguagem do evangelho ao perfil atual. Não se trata de mudar o que está escrito na Bíblia, mas usar a linguagem certa para proclamar o evangelho e anunciar o reino de Deus. Isso porque estamos diante de uma geração motivada por propósitos.


Esse pensamento foi continuado pela ministração feita pelo pastor Alvim Silva, da Igreja Batista Lar das Bênçãos, em Formiga, MG. Para Alvim “cada pessoa reage de um jeito e precisamos falar a língua dela, e isso só é possível quando estamos num pequeno grupo”. Se cada pessoa for cuidada na sua individualidade, certamente o crescimento virá com qualidade, pois é natural que um organismo saudável cresça.


Sua experiência com o discipulado trouxe uma mensagem de esperança a todos nós. Quando começou o ministério, há quase 30 anos, a igreja tinha apenas 18 pessoas. Com muito trabalho, conseguiu subir esse número para 180 membros em sete anos. Foi nos pequenos grupos que a igreja ganhou forças e cresceu não só em quantidade, mas em qualidade. Hoje a igreja conta com aproximadamente 400 grupos de 10 pessoas, totalizando cerca de quatro mil membros. Além de outras 60 igrejas que estão espalhadas por toda a cidade e que tiveram sua origem nos pequenos grupos.


O que impede o crescimento da Igreja


Quando nos deparamos com um crescimento dessa proporção, costumamos pensar: O que eu preciso fazer para minha igreja crescer também? Afinal, a frutificação é um indicador de saúde na igreja. Mas, de acordo com o pastor Alvim, essa é uma maneira errônea de se fazer esta pergunta. Não se trata “do que fazer”, mas “do que está impedindo” o crescimento da igreja.


É preciso detectar as falhas do processo do discipulado e remover aquilo que não está dando certo. E, como líderes, não podemos nos esquecer de incluir Jesus em todas as coisas.


A ordenança de Jesus é para ir e ganhar vidas, mas não podemos fazer isso sozinhos. Ele precisa estar inserido no processo. Foi o que disse o pastor Denio Lara Jr., da Igreja Dínamus, em Santo André. Os discípulos tentaram pescar a noite toda, mas nada conseguiram apanhar. Até que Jesus aparece e dá uma ordem para lançarem a rede mais uma vez. Pedro, o mais ousado de todos, já desanimado disse que já tinham tentado tantas vezes, mas em vão, nada conseguiram. Porém, “Sobre a tua palavra lançaremos a rede!” – Lucas 5.5.


Lancem a rede!


O que acontece com a maioria dos líderes é que estão colocando as suas expectativas em tudo, menos na ordem de Jesus: “Lancem a rede!”.


Não se trata dos nossos esforços, mas de um comando vindo do Alto. Se atentamente dermos ouvidos, a pesca certamente será farta. Temos uma Palavra que nos garante isso.


Para o pastor Pedro Estrella, a visão do discipulado é uma questão de realinhamento da Igreja aos propósitos de Deus; e o propósito de Deus não é somente salvar a humanidade, mas ter filhos que se relacionem com Ele.

Por meio do resgate de Cristo, tornamos a ser imagem e semelhança do criador. E o propósito do discipulado é justamente levar pessoas a serem imagem de Cristo.


Estrella é pastor há dez anos na Igreja Metodista Venda Nova, em Belo Horizonte – uma igreja com aproximadamente 300 células, totalizando três mil membros. A igreja trabalha a visão do discipulado como estratégia para conectar as pessoas e engajá-las na obra, evitando a tão comum perda de membros.


O bispo José Carlos Peres também demonstrou sua preocupação com a situação em que a Igreja Metodista tem passado e convocou toda liderança para fazer a diferença nesse novo tempo. “Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça” – João 15.16.


A responsabilidade pelo crescimento está em nossas mãos! Precisamos adotar a estratégia do discipulado como visão da Igreja. A proposta do trilho I.D.E. é facilitar todo o processo para sua implantação nas igrejas.


Renovo espiritual


Essas foram as principais impressões da Conferência, mas a mensagem que ficou para nós vai muito além de tudo isso. O Senhor tem um chamado especial para a 3ª Região. Como líderes precisamos estar atentos para esse novo tempo da nossa história. Há uma ordenança para nós: Lancem a Rede! Não há o que temer. É Jesus quem está mandando e sobre a palavra Dele nós lançaremos!


A Conferência trouxe um renovo espiritual para nossa Região. Foi um dia extraordinário, em que fomos impactados por histórias lindas vividas pelos pastores citados. Como herança wesleyana, saímos de lá com os corações aquecidos e ansiosos por viver tudo isso em nossas igrejas.


Não podemos parar por aqui, este não foi só mais um evento. Foi “o evento” que a liderança metodista estava precisando e que, certamente, transformará a história das nossas igrejas, em nome de Jesus.


Lição de casa


  1. Olhar para quem está fazendo e está dando certo; ter humildade para pedir ajuda, pois não se trata de nós, estamos falando do reino de Deus. Não podemos nos conformar com igrejas cada vez mais minguadas. É hora de crescer!

  2. Conhecer e implantar o Manual do discipulado – trilho I.D.E. na igreja local. É a visão nacional da Igreja Metodista e devemos estar alinhados com suas diretrizes.

  3. Fazer um autodiagnóstico em busca daquilo que poderá ser ajustado na igreja local, aos moldes do que está dando certo em outras igrejas metodistas.

  4. Trabalhar a cultura dos pequenos grupos com a membresia removendo pré-conceitos formados de uma época que se tentou implantar o discipulado fora dos moldes do trilho I.D.E.



Avante! Que o Senhor nos abençoe!

Vanda de Souza Machado

Membro na Igreja Metodista Central em Santos.

Professora na Escola Bíblica Dominical e Presidente da Sociedade de Mulheres.

Autora dos e-books Guia de Evangelização nas Mídias Sociais, Sete Passos para Criar um Ministério de Comunicação na Igreja; e Curso de Comunicação para Igreja – método Ide

Whatsapp (13) 9.8114-3422

e-mail: vandamachado@cristaonamidia.com

site: cristaonamidia.com


#ConferênciaIDE #IDE

#Metodista3re #IgrejaMetodista

350 visualizações1 comentário
INSCREVA-SE E FIQUE ATUALIZADO!
  • Facebook iConexão
  • Facebook IM3RE
  • Instagram IM3RE
  • Twitter IM3RE
  • YouTube IM3RE
  • SoundCloud IM3RE
  • LinkedIn IM3RE
  • Maps IM3RE

Faça aqui a sua assinatura e as atualizações do informativo online!

© 2018 por Sede Regional da Igreja Metodista 3ªRE | iConexão.

Whatsapp: +55 (11) 9.8346.0020