• Sede Regional 3RE

Celebração do Coração Aquecido 2019

CELEBRAÇÕES MARCAM O DIA DO CORAÇÃO AQUECIDO


“Faz, Senhor, de novo!”


Sob a inspiração do texto bíblico de Habacuque 3.2 (Nova Versão Internacional) foram realizadas as Celebrações Distritais do Coração Aquecido na Terceira Região Eclesiástica da Igreja Metodista. No último dia 25 de maio, em cada Distrito da nossa Região, rememoramos a experiência vivida pelo patriarca metodista, a fim de reacender em nossos corações a chama do avivamento.


Relembramos o mover de Deus na vida de John Wesley, mais precisamente a experiência do Coração Aquecido ocorrida no dia 24 de maio de 1738, onde durante uma pequena reunião, na Rua Aldersgate, em Londres, enquanto ouvia a leitura de um antigo comentário escrito por Martinho Lutero, o “pai” da Reforma Protestante, sobre a carta aos Romanos, John Wesley passou por uma experiência espiritual extraordinária, sentindo “seu coração se aquecer”.


Por intermédio desta experiência, Wesley experimentou grande confiança em Cristo e recebeu a segurança de que Deus havia perdoado seus pecados. Esse episódio é assim narrado em seu diário:


“Cerca das oito e quinze, enquanto ouvia a preleção sobre a mudança que Deus opera no coração através da fé em Cristo, senti que meu coração ardia de maneira estranha. Senti que, em verdade, eu confiava somente em Cristo para a salvação e que uma certeza me foi dada de que Ele havia tirado meus pecados, em verdade meus, e que me havia salvo da lei do pecado e da morte. Comecei a orar com todo meu poder por aqueles que, de uma maneira especial, me haviam perseguido e insultado. Então testifiquei diante de todos os presentes o que, pela primeira vez, sentia em meu coração”.[1]


Nos 50 anos seguintes, Wesley pregou em média de três sermões por dia; a maior parte ao ar livre.


Houve uma vez que Wesley pregou para 14 mil pessoas. Milhares saíram da miséria e imoralidade e cantaram a nova fé nas palavras dos hinos de Charles Wesley, irmão de John. Os dois irmãos deram à religião um novo espírito de alegria e piedade.


[1] Dan Graves (2007). «John Wesley's Heart Strangely Warmed». Christianity. Consultado em 24 de agosto de 2015.



Confira como foram as celebrações distritais:


NORTE


Um dia para ficar na memória! Assim foi a Celebração do Coração Aquecido no Distrito Norte, um dia de muita comunhão, alegria e avivamento.


Tudo começou as 8 horas na chácara Reaj em Atibaia, onde cerca de 250 pessoas se reunirão para relembrar a experiência vivida por John Wesley e mais, viver o avivamento proposto no tema "Faz, Senhor, de novo!".


Diversão, risadas e abraços regeram o tempo livre. Piscina, campo de futebol, pic nics e um belo lago reforçou ainda mais a união do Norte.


No final da tarde reunimos para um tempo precioso de culto ao Senhor. O culto foi dirigido com muito louvor, expressões de adoração e apresentações de gratidão. O Pastor Don Carlo, pastor na Igreja Metodista em Campo Mourão, Paraná, nos trouxe a Palavra de Deus, o qual nos indagou e desafiou sobre os frutos de uma vida de santidade e avivada, relembrando os caminhos percorridos por Wesley, sua vida dedicada à obra de Deus e seus resultados.


Que magnífico! Que maravilhoso! Que dia! Que dia! Vale ressaltar e parabenizar todos/as os/as pastores/as e igrejas pela participação e amor demonstrados. Em especial a superintendente distrital (SD) Pastora Helena pela dedicação e empenho na realização desse dia tão especial.



Vinicius T. Carvalho

Igreja Metodista no Tucuruvi Comunicação Distrito Norte



SUL


“Faz, Senhor, de novo!”. Em meio a tudo que temos vivido e visto, realmente é o que precisamos.


Precisamos que o Senhor faça conosco o que fez com Wesley: que o coração da Igreja queime pelo amor a Cristo, à Sua palavra e ao próximo.


No dia da celebração estava bem frio, mas naquele momento, juntos em oração, clamando ao Senhor para fazer de novo, nos fez esquentar o coração.


Agora vem a nossa parte: se realmente queremos mudança, se queremos que o Senhor faça de novo, precisamos mudar e pregar o evangelho; se realmente queremos que a mudança ocorra, ela precisa ser em nós em primeiro lugar!


A palavra ministrada pelo Bispo José Carlos Peres foi clara. Enquanto a fofoca fizer parte da história da Igreja, a nossa vida não mudará. Precisamos nos preocupar em salvar vidas, e não falar da vida dos outros.


Que no ano de 2020, possamos ver que o nosso pedido “Faz, Senhor, de novo!” teve resposta, mas não somente porque o Senhor fez, mas sim porque deixamos Ele agir e fazer em nossas vidas.


Que Deus nos abençoe e nos dê sabedoria para discernir a mudança que queremos e precisamos ter em nossas vidas, e que isso seja visível pelo mundo e que essa mudança seja a diferença que tanto queremos, e aí sim, conseguiremos sair e pregar o evangelho, sem precisar nem mesmo falar!



Soraya Arbex

Igreja Metodista em Campo Belo Comunicação Distrito Sul



LESTE 1


Como todo ano, comemoramos o Dia do Coração Aquecido. A data nos remete a um marco metodista, tempo em que John Wesley sentiu seu coração estranhamente aquecido.


A proposta desse ano foi relembrar, no sentido de pedir que Deus pudesse reascender a chama que queimava e movia John Wesley, fazendo-nos deixar de ser um quase cristão e nos tornarmos mais e mais parecidos com a verdade, Jesus.

No Distrito Leste 1, pudemos partilhar um pouquinho daquilo que Deus tem feito em cada Igreja. Como uma grande família celebramos e vivemos naquele lugar o renovo de Deus, sim, Ele fez de novo!


“Valeu a pena ter participado. Senti-me edificada com as mensagens, pelas músicas, louvores, palavra dos Pastores, dança, coral, sem falar do contato com os irmãos e as irmãs, e a apresentação das crianças que foi muito fofa. Houve crescimento espiritual. Glória a Deus por tudo” – Marina e Daiana, Mogi das Cruzes.


“A palavra que descreveria esse tempo é gratidão. Foi um tempo muito bom e oportuno, ao qual tivemos comunhão entre os irmãos e as irmãs e a presença grandiosa de Deus” – Thiago Daniel, Seminarista em Camargo Novo.


“O dia do coração aquecido é sempre esperado e celebrado por mim, mas tenho a seguinte expectativa: que assim como Deus fez no passado, Ele continue fazendo nos dias de hoje e pode fazer na minha vida e na vida daqueles que estão em nossos arraiais. E foi isso que o Senhor fez esse ano! Ele nos proporcionou uma experiência de comunhão e isso nos provocou um enorme sentimento de gratidão. Agradeço aos Pastores e Pastoras do Distrito que se envolveram e se dedicaram a essa celebração. Agradeço às nossas Igrejas que se empenharam em estar presentes. Mas, sobretudo, agradeço a Deus que nos permitiu ver outra vez a Sua glória num ajuntamento solene do seu povo no Distrito Leste 1!” – Pastora Thelma, SD.



Ana Carolina

Igreja Metodista em Mogi das Cruzes Comunicação Distrito Leste 1



LESTE 2


Foi um tempo de muito louvor, gratidão e comunhão a Celebração do Coração Aquecido no Distrito Leste 2.


Nos reunimos em um grupo de aproximadamente 180 pessoas, entre crianças, juvenis, jovens e adultos, na Igreja Metodista em Vila Formosa.


Durante a celebração, fomos motivados pelo Bispo José Carlos Peres a fazer a diferença nas gerações, permitindo que o Espírito Santo oriente e aqueça os nossos corações. Assim como foi ressaltada pelos Pastores e Pastoras a importância da manifestação do Espírito Santo em nós e por meio de nós.


Adoramos ao Senhor com orações, dança, hinos e cânticos, a ministração da Santa Ceia, e a singela e significativa participação das crianças que confeccionaram uma linda moldura de coração com lã e borboletas, traduzindo essa atividade por um coração aquecido e transformado.


Nosso SD, Pastor Ronald da Silva Lima, nos trouxe uma mensagem reflexiva e despertadora: Na caminhada da fé, temos experiências e convicções, mas para que o verdadeiro avivamento aconteça, precisamos estar abertos a ação de Deus, precisamos dizer: “Senhor, eu quero!”. Habacuque clamou ao Senhor: Aviva-nos! É necessário buscar a renovação diária, “colocar lenha no fogo”. Renovação é deixar que Deus faça!


Desejamos que o sopro do espírito venha sobre nós, que sejamos tocados por Sua ação e que Deus faça de novo em nossas Igrejas.


E como bons metodistas que somos, finalizamos nossa celebração com um momento de agradável comunhão e um saboroso lanche (destaque especial para o brigadeiro – que foi a lembrança do evento –, e que estava delicioso!).



Angélica Garcia Batistela

Igreja Metodista em Vila Formosa Comunicação Distrito Leste 2



OESTE


“Coração Aquecido” algo que nos define como Igreja. Uma experiência tão forte na vida de Wesley que o transformou para sempre. Foi isso que vivemos no último dia 25 de maio: uma experiência de transformação e clamor por esse agir transformador do Espírito Santo.


A celebração desse ano aconteceu na Igreja Metodista em Santana de Parnaíba e tivemos a participação das Igrejas do Distrito Oeste.


Numa tarde cheia da presença de Deus celebramos e vivenciamos esse tempo com muita alegria servindo ao Senhor. Saímos desafiados pela Palavra ministrada pelo Pastor Tiago Valentin a sermos verdadeiramente uma Igreja cheia do Espírito que faz diferença por onde passa.


O evento contou com a presença de 350 pessoas. O coração aquecido 2019 do Distrito Oeste nos deixou o desafio de ser Igreja diante das lutas que temos vivido nos últimos tempos e que nos reergueremos em nome de Jesus.



Pastor Lucas Gomes

Igreja Metodista em Santana de Parnaíba Comunicação Distrito Oeste



CENTRAL


“Faz, Senhor, de novo!” Foi esse o clamor de vários corações na celebração do Coração Aquecido do Distrito Central.


Nos reunimos na Igreja Metodista no Ipiranga e em meio a uma tarde com brincadeiras para as crianças, louvor e oração vimos também Igrejas que têm feito a diferença com trabalhos sociais em suas comunidades.


O Pastor Miguel nos fez refletir sobre o avivamento que deve ser gerado primeiro em nossos corações que fará transbordar para nossas Igrejas. Um dos momentos mais marcantes foi realizado pelas crianças que oraram sobre cada Pastor e Pastora pedindo a Deus que fizesse de novo na vida de cada um deles e delas e em seguida por toda a Igreja. A nova geração clamando a Deus por um coração aquecido em todos nós.



Ricardo Lopes

Catedral Metodista de São Paulo

Comunicação Distrito Central



ABC


Todos os anos o povo chamado metodista se reúne para a Celebração do Coração Aquecido, onde relembram a experiência vivida em 24 de maio de 1738, por John Wesley, fundador do movimento. No Distrito Grande ABC não foi diferente.


Os metodistas das 13 Igrejas que integram o Distrito, se reuniram, no dia 25 de maio, na Igreja Metodista Central em São Bernardo do Campo, para o Culto de Celebração do Coração Aquecido.


O culto reuniu cerca de 300 pessoas que encheram o templo. Clérigos e leigos, jovens e idosos, crianças e adultos, mulheres e homens, irmãos e irmãs com o desejo de viver a experiência do coração aquecido em seus corações.


Como uma só palavra, a Palavra de Deus, a pregação foi ministrada por três preletores: Pastor Wagner Ribeiro (São Caetano do Sul), Pastora Patrícia Alves (Diadema) e Pastor Daniel Rocha (Central em Santo André). Atos 2.42 foi o texto inspirador da palavra ministrado pelo Pastor Wagner. A Pastora Patrícia complementou utilizando o texto de Atos 4.31. Concluindo, o Pastor Daniel ressaltou a importância do mover do Espírito Santo na vivência dos apóstolos. E defendeu que o livro de “Atos dos Apóstolos” poderia se chamar “Atos do Espírito Santo”, pois nas duas passagens lidas vimos que os apóstolos eram movidos pelo Espírito Santo e tudo quanto faziam provinha do mesmo Espírito.

Nos momentos de louvor e adoração, o culto contou com a participação do Coral Distrital, do Ministério de Louvor Distrital e também do Ministério de Dança da Igreja Metodista em Diadema. Juntos, de mãos dadas, como um só corpo todos os irmãos declararam:


“Nós somos teu povo Fomos escolhidos pra brilhar a tua luz Mudar a história em nossos corações Arde a chama da tua paixão Um só corpo, um só coração Um só desejo de ser tuas mãos”


Música muito conhecida nas comunidades e pertinente para a celebração. Onde como um só povo – o povo do coração aquecido – reunido relembrava a experiência de John Wesley com o desejo de também viver a experiência da chama que aquece, transforma e salva.



Rafaela Frare

Igreja Metodista em Rudge Ramos Comunicação Distrito ABC



VALE DO PARAÍBA


O Distrito do Vale do Paraíba reuniu, no dia 25 de maio, mais de 600 metodistas representando as Igrejas, Congregações e Pontos Missionários do Distrito durante a Celebração do Coração Aquecido que aconteceu em São José dos Campos.


A celebração foi conduzida pelo Pastor Alexander, SD do Distrito, e contou com a participação de quase todos os Pastores e Pastoras do Vale do Paraíba.


Com uma liturgia muito participativa e abençoada, as Igrejas vieram cheias de alegria e disposição, o que fez do tempo cúltico, uma inspiração.


A celebração contou com a presença do Coral Distrital – que levou muitas pessoas às lagrimas com os cânticos Meu Tributo e Deus somente Deus numa extraordinária manifestação de quebrantamento e louvor a Deus –; do grupo de dança da Igreja Metodista Central em São José dos Campos; e do Rapper Mano Azul, da Igreja Metodista em Caraguatatuba.


As crianças também foram ministradas pelo Ministério Infantil da Igreja Metodista Central em São José dos Campos.


O ápice da celebração aconteceu com a impactante pregação da Palavra de Deus feita pelo Pastor Rodrigo Soeiro que preparou, por meio do Espírito Santo, o coração dos presentes cantando louvores espirituais como “Mergulho nas Águas” fazendo com que a Igreja ali reunida, formasse um grande coro de adoração diante do Senhor. A Palavra pregada a partir do texto bíblico de 2 Timóteo 4.6-18, demonstrou a todos a urgência de, não só aquecer o nosso coração, mas o mantermos aquecido, vivendo uma vida de relacionamento profundo e sincero com Jesus! Que o Senhor da Seara continue Sua obra em Sua Igreja fazendo arder nossos corações!


“Nossa Celebração foi um oásis no deserto. Diante de dias tão difíceis, enfrentados por todos nós, rememorar a experiência de John Wesley foi uma oportunidade ímpar de reafirmar nosso compromisso de reformar a nação, particularmente a Igreja e espalhar a santidade bíblica sobre toda a Terra. Foi gratificante perceber a inclusão litúrgica de momentos que visaram a edificar e alcançar todas as faixas etárias. Senhor, faz de novo! – Pastor Alexander Rodrigues Antunes, SD do Vale.


A celebração do coração aquecido promoveu em nós um espírito ousado e renovador de nosso chamado, “mesmo que não veja, não quer dizer que as coisas não estão acontecendo”. No ano passado fui sozinho na celebração. Este ano, meu coração não cabia no peito, pois estávamos indo em caravana para a celebração, um presente de Deus a nós – Pastor Casé, da Igreja em Caçapava.


Vimos um marco em nosso Distrito, não só pela presença maçante de todas as Igrejas, mas por termos ali, pessoas sedentas e felizes com a presença de Deus, e sua resposta por intermédio da palavra com unção ministrada pelo nosso irmão e Pastor Rodrigo Soeiro. Fechamos com a perspectiva de que pessoas saíram renovadas e com ânimo para, ao voltarem para suas comunidades, trabalhar para reino, e sendo abrasadas com o calor missionário. Concluo que o projeto USPJ terá um reforço considerável desde povo chamado metodista e de coração em chamas por vidas” – Pastor Júlio Hora, da Igreja em São Sebastião.


Unânimes em uma só voz que subiu ao trono da Graça dizendo: Faz de novo, Senhor! Cremos que ali corações foram novamente aquecidos, transformados, curados, alimentados pela Palavra e impactados pela graça de Deus. Aleluias! – Pastora Lucineia Fisher, da Igreja em São Luiz do Paraitinga.



Pastora Andréia Eugênio

Assessora de Comunicação do Distrito


Alan Lemos Santos

Igreja Metodista em Lorena Comunicação Distrito Vale do Paraíba



LITORAL


A celebração do Coração Aquecido aconteceu na Igreja Metodista Central em Santos. Tivemos a participação das Igrejas do Distrito Litoral (Riviera, Vicente de Carvalho, Central de Cubatão, Cota 200, Casqueiro, Praia Grande, Vila Caiçara, São Vicente, Santos, Perequê e Bom Retiro) em uma tarde com ações evangelísticas na porta da Igreja. Celebramos com oração, louvor e dança, além da Palavra ministrada pelo Pastor Israel Rocha, da Igreja Metodista em Praia Grande.


Com a presença de 250 pessoas, a celebração do coração aquecido 2019 foi marcada pela entrega de cada coração aos pés do Senhor e a oração da Igreja por nossos Pastores e líderes.


Com os corações em chamas por Jesus, que todos nós possamos ser instrumentos de Deus, uma geração de Poder e instruída pelo Espírito Santo até que Deus faça de novo.



Jeferson Saracene

Igreja Metodista em Praia Grande Comunicação Distrito Litoral



SOROCABA


O dia do coração aquecido foi marcado por uma celebração muito calorosa e agradável no Distrito de Sorocaba. Contamos com a presença do Bispo José Carlos Peres, que trouxe uma palavra edificante para os nossos corações abrasados.


Com a representação de todas as Igrejas do Distrito e a presença de vários Pastores, o destaque da celebração foi o Coral da Central em Sorocaba e a apresentação das crianças. Tivemos ainda grupos de dança e de louvor. O encerramento foi com um almoço, evidenciando a comunhão e a presença de Deus no local.



Paulo Rafael

Igreja Metodista em Parque Manchester, Sorocaba Comunicação Distrito Sorocaba.



Assessoria de Comunicação Regional


#Metodista3re #IgrejaMetodista #MeioAmbiente #CoraçãoAquecido #JohnWesley

203 visualizações
INSCREVA-SE E FIQUE ATUALIZADO!
  • Facebook iConexão
  • Facebook IM3RE
  • Instagram IM3RE
  • Twitter IM3RE
  • YouTube IM3RE
  • SoundCloud IM3RE
  • LinkedIn IM3RE
  • Maps IM3RE

Faça aqui a sua assinatura e as atualizações do informativo online!

© 2018 por Sede Regional da Igreja Metodista 3ªRE | iConexão.

Whatsapp: +55 (11) 9.8346.0020