• Sede Regional 3RE

O povo do coração aquecido serve a Deus através da educação (10)

“Aplica o coração ao ensino e os ouvidos às palavras do conhecimento”. - Provérbios 23.12

A Bíblia é conhecida no meio cristão como Regra de Fé e Prática para Viver. Nesta encontra-se formas de ensino, conteúdo e experiências que promulgam a salvação, a libertação, a transformação e a restauração para um modo de ser mais sadio e concorde com o que Deus espera daquelas/es que o seguem. Educar para libertar e salvar é um ponto alto nos Textos Sagrados. Isto se exemplifica nos relatos bíblicos, especialmente em dois termos caros às Escrituras. No Primeiro Testamento encontra-se a expressão Torah, que significa

Boa Instrução,

e no Segundo Testamento o vocábulo Evangelion, traduzido por

Boa Notícia.

Ao olhar para um sem número de textos bíblicos dos dois Testamentos, observar-se-á uma grande preocupação por parte de mulheres e homens em transmitir Boas Instruções como Novidade de Deus para a felicidade da população. Estes, valendo-se de métodos pedagógicos variados, procuravam educar as pessoas com muito afinco a respeito, dentre muitos assuntos, sobre o modo como proceder em relação a Deus e às/aos semelhantes. Assim, instruíam o povo movidos por um só ideal, a saber, a promoção de uma existência salutar segundo os Valores Eternos.



É interessante que estes belos exemplos bíblicos abalizaram a história do Metodismo, pois neste constata-se um intenso compromisso com a Educação Integral, isto é, Cristã, Teológica e Secular. Basta rememorar que o casal Susanna e Samuel, pais de John Wesley, se esmerou na educação familiar e isso marcou a vida de seus filhos. Como exemplo, Wesley se tornará uma pessoa muito estudiosa e empenhada em promover a educação na sociedade como um sinal do seu amor a Deus. Posteriormente, toda/o aquela/e que integra o movimento metodista, desde a sua inserção neste, é estimulada/o a desenvolver fielmente a tríade Pregação, Responsabilidade Social e Educação. Esta é a sua vocação, sua bandeira e sua marca.


Confirmando a herança bíblica e wesleyana, no entendimento da Igreja Metodista Brasileira, uma das maneiras de cooperar com a Missão de Deus se dá através da dedicação a Educação Cristã, Teológica e Secular. Essas três esferas educacionais são importantes e devem ser priorizadas. Ambas se complementam e promovem o bem às mulheres e homens que com elas se envolvem. Portanto, toda/o cristã/ão metodista serve ao Senhor proclamando ardentemente o Evangelho, exercendo amorosamente a sua cidadania e engajando-se profundamente com a educação.


Aqui no Brasil esta questão educacional é levada tão a sério que está em vigor o Sistema Metodista de Educação (SME). Neste há quatro áreas estratégicas de atuação. A primeira área é a Educação Cristã dirigida pela Coordenação Nacional de Educação Cristã (CONEC). Outra é a Educação Teológica sob os cuidados da Coordenação Nacional de Estudos Teológicos (CONET). Uma terceira é a Educação Secular, desenvolvida pela Rede Metodista de Educação (RME) e coordenada pelo Conselho Geral das Instituições Metodistas de Educação (COGEIME - Instituto Metodista de Serviços Educacionais). E a quarta é a Pastoral Escolar e Universitária, sob a direção da Coordenação Nacional das Pastorais Escolares e Universitárias (CONAPEU), que zela pela confessionalidade cristã metodista em todas as unidades de ensino da RME.


Segundo o Artigo 149 dos Cânones (2017-2021), o SME subordina-se ao Colégio Episcopal e à Coordenação Geral de Ação Missionária (COGEAM). No primeiro parágrafo do supradito artigo, destaca-se que a Educação Teológica e a Área de Pastoral Escolar e Universitária, bem como seus órgãos de coordenação (CONET, CONEC e CONAPEU) subordinam-se diretamente ao Colégio Episcopal. Em seu terceiro parágrafo destaca-se que a RME e seu órgão de coordenação, o COGEIME, subordinam-se diretamente à COGEAM, na forma estabelecida pelo Código Civil Brasileiro. E no quarto parágrafo pontua-se que as quatro áreas se articulam para projetos de cooperação e integração às estratégias educacionais da Igreja Metodista.


Por fim, todo este comentário sobre a Educação Metodista reforça que somente através de uma Boa Instrução, sensível à vida de mulheres e homens, será possível, à luz da Palavra de Deus e da vocação do Metodismo, proporcionar mudanças marcantes na Igreja, bem como nas outras áreas da sociedade contemporânea. Com todas estas considerações, espera-se que o Povo do Coração Aquecido, atuante em terras brasileiras, permaneça ciente de que o seu comprometimento verdadeiro com o Senhor é corroborado na importância que se dá à Pregação, Responsabilidade Social e Educação. Que a Torah e o Evangelion continuem fazendo toda a diferença para a glória de Deus e para o bem da população.


Amém!


Edemir Antunes Filho

Pastor na Igreja Metodista em Vila Planalto e Coordenador da Pastoral Escolar e Universitária - IMS


#Metodista3re #IgrejaMetodista #RaizMetodista #CostumesMetodistas #PrincípiosMetodistas

0 visualização
INSCREVA-SE E FIQUE ATUALIZADO!
  • Facebook iConexão
  • Facebook IM3RE
  • Instagram IM3RE
  • Twitter IM3RE
  • YouTube IM3RE
  • SoundCloud IM3RE
  • LinkedIn IM3RE
  • Maps IM3RE

Faça aqui a sua assinatura e as atualizações do informativo online!

© 2018 por Sede Regional da Igreja Metodista 3ªRE | iConexão.

Whatsapp: +55 (11) 9.8346.0020