• Sede Regional 3RE

Culto de designação das/os alunas/os recomendadas/os da Igreja Metodista

Ainda que era Filho, aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu. E, sendo ele consumado, veio a ser a causa da eterna salvação para todos os que lhe obedecem; Chamado por Deus sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque.” - Hb 5.8 e 9

Estudantes dos três primeiros anos do curso de teologia, recomendados/as pela Igreja Metodista, receberam, no dia 14 de março, as designações e certificados, e exercerão seus ministérios nas igrejas locais. As designações aconteceram em dois horários, de manhã e à noite no auditório Ômega da Faculdade de Teologia.


O programa de designação de estudantes teve início em 2006, quando muitas igrejas precisavam de um apoio, e foi entendido que as/os alunas/os poderiam dar esse apoio – nos conta o Pr. Henrique Leal Garcia Duarte, responsável pelo Projeto de Revitalização de Igrejas (PRI), que cuida de designação dos alunos e alunas.


Pr. Duarte ainda explica que as/os estudantes apoiam as igrejas com seus dons e recebem das igrejas carinho, reconhecimento, e a possibilidade de exercer, desde o primeiro ano da vida acadêmica, aspectos da ação pastoral, com o acompanhamento de pastoras e pastores mais experientes e do corpo docente da FaTeo.


Nos cultos matutino e noturno o Bispo José Carlos Peres trouxe uma reflexão baseada na epístola aos Hebreus, capítulo 5, versículos de 5 a 10, mostrando que os sofrimentos de Jesus Cristo foram para nossa salvação, e que o cristão não está isento de sofrer no tempo presente, mas que o sofrimento pode trazer autoconhecimento, levando cada uma e cada um a descobrir seu próprio potencial. Muitas vezes o sofrimento nos aproxima de Deus, nos fazendo entender que somos dependentes Dele e que esse depender nos torna mais fortes a cada dia.


“Um homem e uma mulher de Deus só são conhecidos quando passam pelo sofrimento, como reagem ao sofrimento, como vencem esse momento de sofrimento”, afirmou o Bispo Peres, e, ao exemplo das ostras que, quando feridas por um grão de areia, procuram se defender criando uma película que se transforma em pérola, desafia a transformarmos as feridas, sofrimento, angústias, tristezas ou provações na mais linda pérola, produzindo um lindo testemunho de vida, um testemunho que fortaleça outras pessoas.


Os momentos cúlticos foram celebrativos, com clima de muita alegria e descontração e com a presença marcante do Coro da FaTeo, encerrando com a entrega dos certificados e anúncio das designações dos/as estudantes.


Depoimentos:


Carine Dias Barbosa

IM Tribobó, Distrito Niterói, 7ª RE – designada para IM Vila Paulistana - Primeira designação

“Dá um frio na barriga, até porque não conheço São Paulo, mas o coração está muito confiante no que Deus está fazendo. E confiando na vontade de Deus. Tenho certeza que essa experiência vai ajudar a confirmar o chamado, é uma primeira experiência direta com o chamado pastoral então tenho certeza de que vai ser de grande valia. Estou com o coração muito alegre, muito feliz!”


Denis Roger Alves de Siqueira

IM Atibaia, designado para Congregação Diadema-Assunção – 3º ano

“Estou muito feliz por ter recebido essa designação, e esperar agora ver o que vai acontecer, creio que vai ser bênção, creio que Deus tem muito para fazer em nossas vidas lá. Essa é minha terceira designação. Ser “pastor-acadêmico” para mim é muito diferente de ser leigo, porque você acaba sendo formador de opinião, porque os próprios leigos te veem já como pastor, como alguém que está sendo usando por Deus ali pra transmitir uma palavra, um conselho, alguma coisa desse tipo, então mudou muito, muda muito mesmo”.

José Carlos Peres

Bispo-presidente da Igreja Metodista na Terceira Região Eclesiástica

“Para nossa Região esse momento de designação significa a abertura de oportunidade para cooperar na formação, no encaminhamento das/os alunas/os, para a visão de ministério, para a visão de trabalho, para elas/es aprenderem como se portar na vida pastoral, é um treinamento, serve como um momento de aprendizado. Um momento que a igreja aprende com elas/es, mas também ensina alguma coisa e esperamos que a Região, através das igrejas locais, seja bênção na formação de cada uma/um dessas/es meninas/os que foram designadas/os hoje”.

Paulo Roberto Garcia

Pastor, Professor e Reitor da FaTeo

“Em termos de projeto pedagógico, a Faculdade de Teologia entende que você precisa ter a prática junto com a teoria. O estudo acadêmico é parceiro, é gêmeo da prática nas igrejas locais. Isso vale tanto para as/os professoras/es, que temos as nossas nomeações e vivemos a dimensão do ministério pastoral local, e também para as/os alunas/os desde o primeiro até o último ano.
A/O aluna/o tem uma formação teórica e prática e nesse ponto a Terceira Região é a grande parceira da Igreja Metodista no Brasil, quando olhamos hoje o Colégio Episcopal, quando olhamos hoje as lideranças nós percebemos o quão impactante é a Terceira Região na formação e na parceira da capacitação da liderança.
Por isso, o que nós temos aqui hoje é a primeira experiência de designação que vai acompanhar o ministério dessas pessoas por muitos anos e nós temos a oportunidade de um estudo que se desenvolva na prática.
A gratidão da Faculdade de Teologia à Terceira Região, a gratidão da Faculdade de Teologia ao Bispo Peres”.

Jonadab Domingos de Almeida

Pastor e Coordenador do Programa de Ações Eclesiásticas da FaTeo

“Entende como um coroamento do processo de chamamento, a vocação, a preparação ministerial, o fato de que elas/es vêm para um curso de teologia para aprofundar estudos, pesquisa, academicamente, mas vão ter o desafio de conciliar isso com a prática ministerial. O fato de ser acolhido em uma igreja vai oferecer um ambiente para o trabalho ministerial, seja com pregações, com a direção de culto ou até apenas a presença nas atividades da igreja, vai fazer muita diferença no processo de formação ministerial.
Nossa oração é que tantos as/os estudantes sejam abençoadas/os, quanto as igrejas que as/os acolhem encontrem nelas/es pessoas chamadas, pessoas direcionadas por Deus, que ainda estão em formação, ainda não estão preparadas, mas já são servos e servas, ministros e ministras de Deus e eu confio que vai ser um tempo abençoado”.

Henrique Leal Garcia Duarte

Pastor na Igreja Metodista em Vila Nivi e responsável pelo projeto de revitalização de igrejas (PRI), que cuida de designação dos alunos e alunas.

“Essa presença de alunas/os (nas igrejas) é uma parte importante na vida da Região porque abençoa a vida das igrejas. A parceria FaTeo e Terceira Região tem sido frutífera! Eu estou nesse projeto a oito anos, acompanho alunas/os desde o primeiro dia até a sua formatura. Isso é muito gratificante para mim, como pastor responsável, e também para a Região e as igrejas locais”.

Wagner do Santos Ribeiro

Pastor titular na IM São Caetano do Sul e Assessor junto ao Bispo dos estudantes da Faculdade de Teologia da 3ªRE.

“Esse momento (de designação) é muito importante e significativo na formação dos alunos e alunas. Momento de tamanha importância e alegria também para a igreja local, que os/as recebe-las e procura envolve-las/los na vida comunitária, a qual já lhes proporcionar a prática da vida pastoral, se relacionando como a igreja, como alguém que faz teologia, mas que também tem experiência do trato com os membros da igreja no caminhar da comunidade de fé”.
Assessoria de Comunicação

Rogério Silva e Vinicius T. Carvalho


#Metodista3re #FaTeo #Missão #Ide

109 visualizações
INSCREVA-SE E FIQUE ATUALIZADO!
  • Facebook iConexão
  • Facebook IM3RE
  • Instagram IM3RE
  • Twitter IM3RE
  • YouTube IM3RE
  • SoundCloud IM3RE
  • LinkedIn IM3RE
  • Maps IM3RE

Faça aqui a sua assinatura e as atualizações do informativo online!

© 2018 por Sede Regional da Igreja Metodista 3ªRE | iConexão.

Whatsapp: +55 (11) 9.8346.0020