• Sede Regional 3RE

Da fé na Santa Trindade (01)



A Trindade é um conceito difícil de ser compreendido por qualquer pessoa, quanto mais explicado, principalmente por não ser um tema abordado explicitamente na Bíblia Sagrada. A palavra “Trindade” você não encontrará na Bíblia, mas a ideia percorre em todos os livros da mesma.


Me recordo de uma ocasião onde ministrava aula de Escola Dominical para a classe de pré-adolescentes quando surgiu esse tema. Nesta faixa etária, simples respostas não são suficientes. E confesso que entrei em uma saia justa, procurei ilustrar de diversas maneiras e exemplos, porém, estava nítido no rosto dos meus alunos que não estava muito claro. Até que, por uma inspiração divina, conclui que não é possível compreender o conceito da Trindade de forma racional, por não ser uma ciência lógica,

só é possível pela ótica da fé.

E um dos alunos levantou a mão. Eu já todo desconcertado pensei que viria mais uma pergunta difícil, e ele disse

“Então eu não preciso compreender, apenas preciso crer”.

Aliviado disse, “é exatamente isso”.


Podemos sim entender e aprender alguns conceitos relacionado a Trindade, e espero que esse artigo te ajude neste sentido. Mas desde já, quero te convidar a usar os “óculos da fé”. Somente por essa ótica podemos compreender e saber mais sobre esse assunto.


Tertuliano de Cartago foi o primeiro a utilizar esse termo em seu tratado “Contra Práxeas”, na última década do 2º século da era cristã, além de ter sido também o primeiro a formular esta doutrina. Porém, sua definição não foi plenamente correta, ele ensinava uma injustificada subordinação do Filho ao Pai.


Conforme a definição do Cânones da Igreja Metodista,

“Há um só Deus vivo e verdadeiro, eterno, sem corpo nem partes; de poder, sabedoria e bondade infinitos; criador e conservador de todas as coisas visíveis e invisíveis. Na unidade dessa divindade, há três pessoas da mesma substância, poder e eternidade – Pai, Filho e Espírito Santo”.

Nós metodistas cremos na Trindade, e não apenas evidenciamos uma ou outra pessoa da Trindade. Ambos são Deus, e merecem nossa adoração.


A grande dificuldade de compreensão consiste no fato de que três pessoas são um. Até pronunciar “são um” parece que é errado, mas neste caso é correto assim dizer. A Bíblia nos traz muitas provas da existência da Trindade.


A doutrina da Trindade significa que no ser e na atividade de um único Deus há três pessoas distintas: Pai, Filho e Espírito Santo. Deus se revelou como uno aos israelitas no Antigo Testamento:

“Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor” (Dt. 6.4).

Esta era uma verdade religiosa significativa, uma vez que os povos vizinhos adoravam diversos deuses e haviam caído em idolatria, adorando a criação, em vez do Criador (Rm. 1.18-25). No Novo Testamento, Deus revelou que Ele não é apenes um, mas um conjunto de pessoas – uma família trina eterna, inesgotável e dinâmica composta do Pai, do Filho e do Espírito Santo, que são um em essência, vontade, propósito, amor e retidão.


A relação entre o Pai e o Filho é destacado nos evangelhos, pois Jesus, o Filho que assume a forma de homem, torna-se mais visível a nós à medida que desenvolve a relação Pai-Filho. Durante todo esse período, o Espírito Santo age na retaguarda, servindo de olhos da fé dos cristãos. A unidade do Pai, do Filho e do Espírito Santo é descrito pelo ensino trinitário de Jesus (Jo. 14-16). Essa verdade é expressa em todo o ministério de Jesus relatado nos quatro evangelhos assim como no restante do Novo Testamento.


O apóstolo Paulo escreveu do ponto de vista da trindade aos gálatas, ao falar frequentemente do Pai, do Filho, e do Espírito Santo (Gl. 3.13-14; 4.6; 5.5-6, 22-24). Em Romanos, ele usou um padrão tríplice para descrever o plano de salvação (Rm. 1.18-3.20; 3.21-8.1; 8.2-30). Todos os outros livros do Novo Testamento contêm o ensino da Trindade, exceto Tiago e 3 João.


Muitos procuram explicar a Trindade usando ilustrações, porém as ilustrações não são suficientes para explicar Deus. Como diz aquela canção da banda Preto no Branco

“Ninguém explica Deus”.

Mas podemos experimentá-lo através da fé e pelo cuidado e pelo amor que une e revela a Trindade.


Jefferson Modesto de Souza

Pastor na Igreja Metodista em Vila Mazzei.


#Metodista3re #IgrejaMetodista #RaizMetodista #CostumesMetodistas #PrincípiosMetodistas #DoutrinasMetodistas #25ArtigosDeReligião #SerMetodistaÉBomDemais

143 visualizações
INSCREVA-SE E FIQUE ATUALIZADO!
  • Facebook iConexão
  • Facebook IM3RE
  • Instagram IM3RE
  • Twitter IM3RE
  • YouTube IM3RE
  • SoundCloud IM3RE
  • LinkedIn IM3RE
  • Maps IM3RE

Faça aqui a sua assinatura e as atualizações do informativo online!

© 2018 por Sede Regional da Igreja Metodista 3ªRE | iConexão.

Whatsapp: +55 (11) 9.8346.0020