• Sede Regional 3RE

Qual é a definição que temos de Pai no dia de hoje?

Pai.

Qual é a definição que temos de Pai no dia de hoje? Se você fosse perguntado nesse exato momento qual é a definição de Pai, o que você responderia? Pare e pense por um segundo antes de continuar lendo esse artigo.



Pois bem, vivemos um tempo que até perguntas simples como essa, tornam-se passiveis de grandes reflexões e nem sempre encontramos respostas simples para essa questão.


Não tenho a pretensão nesse artigo de classificar, diagnosticar ou até mesmo estereotipar o perfil de pai, mas gostaria de trazer a reflexão a grande relevância que a paternidade tem em nossas vidas.


Vivemos em tempos extremamente desafiadores, onde somos inundados por inúmeros estímulos sensoriais e tecnológicos, todos eles com uma pseudo pretensão, “encurtar espaços e unir pessoas”. Tendo como cenário de fundo esse universo que nos envolve, a pergunta que me faço constantemente é, porque será que às vezes nos tornamos tão distantes das pessoas que mais queremos estar perto?


Trago para nossa reflexão o texto que está no livro de Salmos 127; 3-5

“Os filhos são como herança do senhor, uma recompensa que ele dá. Como flechas nas mãos do guerreiro são os filhos nascidos na juventude. Como é feliz o homem que tem a sua aljava cheia deles! Não será humilhado quando enfrentar o inimigo no tribunal“.

Essa narrativa descreve a posição do pai diante de um contexto bélico onde o filho, parafraseado aqui como uma flecha, é a base principal para enfrentar o inimigo, gostaria de trabalhar essa figura de linguagem para os dias de hoje.


Meu pai, um guerreiro! Certamente quando pensamos na figura do guerreiro logo imaginamos os cenários medievais suas ferramentas e instrumentações bélicas para combate, algo não muito diferente dos dias de hoje, apenas o cenário de fundo mudou, mas o contexto continua o mesmo. Vemos pais dia após dia travando inúmeras batalhas para acertarem o alvo com os seus filhos, insistentemente buscando a todo finco ajustar a suas miras para que quando as flechas forem lançadas elas acertem os alvos.



Homens que se esmeram para alinharem suas flechas como nunca, lutando contra os fatores como (vícios, depressão, as angustias da vida e o distanciamento do coração paterno) que tentam encurvar a suas flechas, com o objetivo de tira-las do alvo. Em tempo como os de hoje os vícios, depressão, as angustias da vida e o distanciamento do coração paterno.


A figura do guerreiro tendo em suas mãos uma flecha nos remete a concentração, treino, capacitação e muita intimidade com ela, contudo, hoje em dia notamos muitas vezes que os filhos estão cada vez mais distantes de seus pais; filhos sem tempo para caminhar ao lado dos seus guerreiros, almejando uma independência irreal, sem esperar o tempo certo nem os treinos necessários para serem lançados, consequentemente muitas às vezes erram os seus alvos e atribuem a seus pais os desacertos da vida.


Queridos (a), hoje em dia somos levados de uma forma direta ou indireta a não reconhecer, não investir tempo, e o que deveria nos aproximar de nosso pai, nos afasta dele, bem como a tecnologia midiática entre outros. Contudo a Bíblia quando descreve o salmos 127;3-5 nos da exatamente a direção inversa; como filhos somos a herança do senhor na vida dos nossos pais, recompensa que o Senhor dá a eles para um futuro de vitória, conquistas, felicidade e alegria; isso é o que devemos proporciona-los, diz o Senhor.


E nesse momento eu novamente pergunto; qual é a sua definição de pai? para você Filho, como você tem visto o seu pai nos dias de hoje? Qual é a relação que você tem com ele no dia a dia? Quanto tempo você tem investido ao lado dele para um melhor aprimoramento? Pense nisso, pois dependendo da resposta, o seu futuro será bem diferente...


Perdi meu pai aos seis anos e, aos dezesseis, meu avó que foi meu segundo pai.


Minha conversão foi aos treze anos de idade, desse tempo em diante tenho experimentado o amor de Deus como o amor de pai. Ele tem me ensinando dia a dia que estar perto Dele é a melhor coisa que eu poderia fazer em minha vida; e mais, cada instante que tive o privilégio de estar ao lado dos meus Pais, me serviram de inspiração e direção para uma vida melhor. Amado irmão e irmã não deixe nunca de estar ao lado desse guerreiro que Deus lhe permitiu desfrutar a sua vida, abrace-o, beije-o, fale para ele o que está no seu coração, expresse o seu amor a ele, faça isso, verbalize não só nessa data especial, mas todos os dias de sua vida, pois saiba que Deus já revelou ao coração dele que você foi escolhido para ser o melhor presente que ele poderia ter na vida.


Queridos (a) não é uma data comercial que define o que o pai é, mas, através do amor eterno do nosso Deus e Pai, que somos lembrados todos os dias, que esta pessoa que esta ao nosso lado deve ser valorizada todos os dias e em todos os momentos.


Oremos por todos os pais do mundo para que o Senhor os abençoe ricamente e os fortaleçam em suas empreitadas da vida, e os façam cada vez mais, grandes guerreiros.


Amamos vocês, Pais!


Rene Dantas

Membro da Igreja Metodista em Jardim Ranieri e Coordenador Regional do Ministério da Família


#Metodista3re #IgrejaMetodista #Pais #RaizMetodista #CostumesMetodistas #PrincípiosMetodistas

0 visualização
INSCREVA-SE E FIQUE ATUALIZADO!
  • Facebook iConexão
  • Facebook IM3RE
  • Instagram IM3RE
  • Twitter IM3RE
  • YouTube IM3RE
  • SoundCloud IM3RE
  • LinkedIn IM3RE
  • Maps IM3RE

Faça aqui a sua assinatura e as atualizações do informativo online!

© 2018 por Sede Regional da Igreja Metodista 3ªRE | iConexão.

Whatsapp: +55 (11) 9.8346.0020