• Sede Regional 3RE

Dia da Escola Dominical

O coração sábio adquire o conhecimento, e o ouvido das pessoas sábias procura o saber – Provérbios 18.15.

O 3º domingo de setembro é comemorado por nós metodistas como o Dia da Escola Dominical. Você sabia que a primeira Escola Dominical no Brasil foi realizada por um missionário metodista? Leia e entenda:


Os metodistas são considerados os pioneiros da Escola Dominical


A grande maioria dos historiadores narraram como sendo os metodistas os pioneiros da Escola Dominical no Brasil.

No dia 28 de junho de 1835 partiu de Baltimore, nos Estados Unidos, ao Brasil, o Rev. Fountain E. Pitts, chegando ao Rio de Janeiro em 19 de agosto de 1835. Ali ele permaneceu durante alguns meses, viajando em seguida para Montevidéu que era o objetivo final de sua viagem. O Rev. Pitts, entusiasmado com as perspectivas do trabalho evangélico, viu a possibilidade da implantação de uma missão metodista no Brasil. No dia 2 de setembro de 1835, ele escreve ao secretário correspondente da Sociedade Missionária da Igreja Metodista Episcopal (IME), fazendo a solicitação – que foi atendida – e no ano de 1836, o Rev. Justin Spaulding chegou ao Brasil com a esposa, o filho Levy e a empregada. O Rev. Justin logo organizou, no Rio de Janeiro, entre estrangeiros ali residentes (grupo iniciado por Pitts), uma congregação com estrangeiros com a participação de aproximadamente 40 pessoas. Ele percebeu como necessidade primeira a ser trabalhada, abrir uma Escola Dominical (mesmo antes de organizar os cultos). No mês de junho, abriu uma Escola Dominical que iniciou com 30 alunos, sendo estes na maioria estrangeiros e poucos brasileiros, mas o Rev. Justin optou que o ensino na Escola Dominical fosse inicialmente na língua inglesa. Por ser esta Escola na língua inglesa (muitos dos membros eram estrangeiros de fala inglesa), alguns historiadores não consideram esta Escola Dominical iniciada pelos metodistas como sendo a primeira Escola Dominical brasileira. O trabalho metodista apesar de ter sido bem iniciado, teve curta duração: a missão metodista encerrou as suas atividades no Brasil em 1841. Neste mesmo ano, o Rev. Spaulding retornou aos Estados Unidos. A missão metodista reiniciou as atividades em 5 de agosto de 1867, com a chegada do Rev. Junius Eastham Newman (1819-1895) no Rio de Janeiro.


O maior presente que a Escola Dominical pode dar é a oportunidade para que as pessoas se conscientizem da importância do aprendizado da Bíblia para a maturidade cristã e, assim, fortalecer o compromisso com a missão e com o discipulado como estilo de vida.

Fonte:

#Metodista3re #IgrejaMetodista #EscolaDominical

131 visualizações
INSCREVA-SE E FIQUE ATUALIZADO!
  • Facebook iConexão
  • Facebook IM3RE
  • Instagram IM3RE
  • Twitter IM3RE
  • YouTube IM3RE
  • SoundCloud IM3RE
  • LinkedIn IM3RE
  • Maps IM3RE

Faça aqui a sua assinatura e as atualizações do informativo online!

© 2018 por Sede Regional da Igreja Metodista 3ªRE | iConexão.

Whatsapp: +55 (11) 9.8346.0020