top of page
  • Foto do escritorInclusão

Dia do Surdo


Imagem ilustrativa com a referência amor em Libra e a descrição Dia Nacional do Surdo

O mês de setembro é muito significativo para a comunidade surda brasileira, pois são várias datas importantes para o grupo, no dia 23/09 é o Dia Internacional da Língua de Sinais, no dia 26/09 comemora-se o Dia do Surdo e no dia 30/09 celebra-se o Dia do Tradutor e Intérprete em Língua de Sinais. Deve-se destacar, ainda, que durante todo o mês é celebrado o “Setembro Azul”, é um mês de lutas e de celebrações das mais variadas conquistas da comunidade surda.


O Dia Nacional do Surdo é comemorado no dia 26 de setembro e foi criado pela lei nº 11.796/2008 com o objetivo de trazer luz à reflexão que envolvem as lutas e os direitos das pessoas surdas, assim como destacar as políticas voltadas á pessoa surda e garantia do usufruto de plena cidadania desta importante parcela de nossa população. Segundo o IBGE mais de 24% da população apresenta algum tipo de deficiência e desse contingente, contamos com 10 milhões de surdos.


O dia 26 de setembro foi escolhido como Dia Nacional do Surdo por ser o aniversário de fundação do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), a instituição comemorará 164 anos de sua fundação no corrente ano. O instituto foi criado em meados do século XIX, durante o reinado de D. Pedro II, por um surdo francês, E. Huet, inicialmente a instituição foi denominada Colégio Nacional para Surdos-Mudos, e com o passar dos anos foi alterando seu nome até chegar à denominação atual, INES.


É necessário destacar que a cor azul é escolhida em homenagem às pessoas surdas que morreram na Alemanha durante o nazismo, pois eram identificados com uma faixa azul amarrada ao braço. O azul é usado como afirmação do orgulho surdo pela língua brasileira de sinais (libras) e por sua cultura, e como defesa das escolas bilíngues para surdos, também com respaldo na referida Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.


Sabemos que a prática de verdadeira inclusão ainda é uma luta diária para muitas pessoas com deficiência, mas devemos insistir na caminhada pois temos acompanhado dia a dia diversas conquistas no âmbito da inclusão. É notório que a luta pelo reconhecimento da Libras (Língua Brasileira de Sinais) é muito antiga, mas foi coroada com a promulgação da Lei 10. 426 no dia 24 de abril de 2002, que garantiu o status de língua à Libras. Com a promulgação da lei, a Libras passou a ser reconhecida como um meio legal de comunicação e expressão dos surdos. Certamente, foi uma grande vitória da comunidade surda, mas é preciso lembrar que ainda hoje os surdos precisam lutar diariamente para eliminar do vocabulário da população em geral, expressões tais como: mudo, mudinho, linguagem, mímica, balé das mãos e expressão com mãos, entre outras que contenham um cunho pejorativo. Sabe-se que muitas vitórias mais, virão e para tal é necessário que a comunidade surda persevere e continue caminhando rumo às novas conquistas. E que, nós, como povo de Deus continuemos criando momentos favoráveis à reflexão e ações que promovam acessibilidade e inclusão dessa parcela da população em nossas comunidades de fé, uma vez, que os surdos fazem parte dos povos não alcançados e que apenas 1% dos surdos se declara cristão. Caminhemos rumo a transformar esta realidade.


Informou

Magali Nicolau de O. Araújo

Pessoa de referência para inclusão da pessoa com deficiência na 8ª região


Texto encaminhado pelo Reverendo Enoque Leite. Coordenador Regional 3RE e Nacional de Inclusão.

57 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page