top of page
  • Foto do escritorSede Regional 3RE

Dia Internacional da Dança

Atualizado: 2 de mai. de 2018

Dia Internacional da Dança - 29 de abril

"Da­vi, vestindo o colete sacerdotal de linho, foi DANÇANDO com todas as suas forças perante o Senhor, enquanto ele e todos os israelitas levavam a arca do Senhor ao som de gritos de alegria e de trombetas." - 2 Samuel 6:14-15

Comemora-se no 29 de abril o Dia Mundial da Dança, data destinada a homenagear uma das manifestações artísticas mais animadas e antigas que existem.


A dança tem o poder de captar e transmitir traços particulares de diferentes culturas através dos tempos. Existem diversos estilos de dança diferentes, cada um com a sua própria personalidade. O Dia da Dança busca a valorização dessas identidades distintas.


A dança, como forma de expressão humana e, de maneira particular, como forma de expressão litúrgica, esta presente desde o início da história humana.


Luciana Torres, em sua dissertação de mestrado afirma que “a arte como expressão da plenitude do ser sempre esteve relacionada ao rito. A dança como expressão artística e participante do rito se desenvolve em cada cultura, de forma a ser a expressão do amadurecimento de conceitos e valores culturais de um povo. Ela se torna um reflexo da sociedade em que está inserida”. TORRES, Luciana Rodrigues Pinheiro. A DANÇA NO CULTO CRISTÃO. 2007. 126 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2007.


No rito cristão, ou seja, no culto, a dança deve ser direcionada a glorificar a Jesus Cristo, como uma forma de expressar adoração ou ensino, ou mesmo visando a evangelização. A dança realizada no culto deve se assemelhar a uma oração, uma oração feita com movimentos.


No final dos anos 1990 houve uma redescoberta nas igrejas, de maneira especial na Igreja Metodista, da dança como forma de expressão cúltica, e muitos grupos e ministério de dança surgiram e permanecem firmes até hoje.


Nesse dia queremos deixar registrada a nossa homenagem e gratidão às pessoas que dedicam sua vida à dança como expressão de louvor e adoração a Deus e que trazem aos cultos e momentos de evangelização mais beleza e expressividade.


Continuem louvando a Deus conforme nos orienta do salmista: “Louvai-o com o tamborim e a dança, louvai-o com instrumentos de cordas e com órgãos” Salmo 150.4.

Assessoria de Comunicação Regional

Fonte: https://www.calendarr.com/brasil/dia-internacional-da-danca/

Participação especial: Gabriela Camuçatto (Igreja Metodista em Pinheiros)


141 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page