top of page
  • Foto do escritorSede Regional 3RE

O Reino de Deus chegou a Santana de Parnaíba!


“O pneu do meu carro furou – dizia o dentista, e uma viatura de polícia parou para ajudar. Falei o que estava fazendo em Santana de Parnaíba e eles precisavam de atendimento odontológico para um primo, então eu o encaminhei para o tratamento. Eles deixaram comigo o cartão de um borracheiro e disseram que tinham dado meu nome a ele. Fui ao local indicado e o responsável consertou o pneu. Ao colocar a mão na carteira, perguntei ‘quanto é?’, ao que ouvi surpreso a resposta ‘não é nada! Vocês estão cuidando da cidade, vocês estão ajudando as nossas crianças, não é nada!’”.


Esse é o testemunho de Itamar Sudário da Silva, da Igreja Metodista de Mato Dentro, dentista que coordena a área de saúde da Semana pra Jesus e há 18 anos trabalha nesse projeto. Depois de ouvi-lo relatar esse fato, encontrei-me coincidentemente no dia seguinte com os policiais em questão. Marcos Balensuera e Cristiano França, ambos cristãos e residentes no município, me disseram que não sabiam do ocorrido na borracharia – Cristiano indicou o local mas não combinou nada dele não pagar.


Foi emocionante reconhecer que certamente o Reino de Deus havia chegado a Santana de Parnaíba! Parafraseando Atos dos Apóstolos e guardadas as proporções, ‘as pessoas estavam unidas e tinham tudo em comum, repartindo com todos, segundo a necessidade de cada um’ – Atos 2.44-45. Sem acordo prévio e de livre e espontânea vontade, um dentista ajudou um policial e foi ajudado por um borracheiro, sem que nenhum neles tivesse sido obrigado e sem fazer uso de recursos financeiros, apenas entregando ao outro o que cada um tinha de melhor para oferecer.


É isso o que acontece no projeto Uma Semana Para Jesus – a missão urbana ganha corpo e voz de forma intensa, sob a coordenação de um verdadeiro homem de Deus, o Sérgio Zucoloto que, tal como Neemias, chora sinceramente, jejua e traz à memória a Palavra de Deus, ora sistematicamente e intercede junto ao rei com um pedido estratégico que possibilita a restauração dos muros de Israel – capítulos 1 e 2 de Neemias.



Nesta semana marcante, que aconteceu nos dias 8 a 14 de Julho em Santana de Parnaíba, uma grande equipe coordenada pelo Sérgio, que é da Igreja Metodista no Butantã, liderou mais de 400 voluntários, que impactaram as pessoas por meio da realização de 1550 procedimentos de saúde, totalizando mais de 157 mil reais doados para a cidade; 555 atendimentos de estética, oferta de aproximadamente 27 mil reais para a população; 221 crianças participaram da escola bíblica de férias e aprenderam histórias sobre o Reino de Deus; um bazar enorme e variado atendeu às necessidades de agasalho e vestimenta; 27 pessoas alimentaram todos os voluntários numa cozinha digna de chefs.


Uma menina de 10 anos recebeu a Jesus em seu coração, “com muito carinho”, disse ela. Sua família veio de Pernambuco há poucas semanas, cidade na qual um dentista infelizmente havia extraído todos os seus dentes permanentes. Graças a Deus e ao trabalho dos voluntários, Gerlany ganhou uma prótese dentária completa durante o projeto, e voltou a tirar fotos contente com seu novo sorriso e o novo coração em Cristo Jesus. Rafaela de Souza, que iniciou o tratamento e a evangelizou, enfatiza: “é corpo, alma e espírito – restauração completa!”.



A área de saúde incluiu fonoaudiologia, fisioterapia, nutrição, psicologia, veterinária, enfermagem, prótese e odontologia, mas não se limitou ao tratamento médico. A população pôde ser atendida na área de estética também, com corte de cabelo e esmaltação, que são a especialidade de Simone Diorio Rodrigues, da Igreja Metodista da Vila Galvão: “sou uma agente de Deus disfarçada de cabeleireira”! Ela é profissional há 18 anos e veio ajudar no projeto para agradecer a Deus por tudo que Ele tem feito em sua vida. Simone credita que tudo pode ser um pretexto para falar de Deus, e usa seus dons e talentos para realizar transformações impressionantes na vida de pessoas que precisam levantar sua auto-estima.


“Divã de uma cabeleireira” é o livro que ela lançou recentemente sobre esse tema, e tudo começou porque Simone não gostava de seu cabelo e reclamou com Deus sobre isso. Até que compreendeu que outras mulheres poderiam ter o mesmo argumento e decidiu ser um instrumento nas mãos do Criador para abençoar: “sê tu uma bênção”, disse Deus a Abraão. Foi assim que ela passou a exercer sua profissão também como um ministério e escreveu o livro - durante a Semana pra Jesus, ela celebrou o fato de que seus dons estão sendo expandidos a um público maior: foi ao ar um programa de televisão sobre o lançamento de seu livro.



As equipes de evangelismo saíram pelas ruas organizadas em 14 grupos que atenderam a diferentes regiões da cidade, tanto próximas à nova Igreja Metodista em Santana de Parnaíba inaugurada recentemente, quanto em bairros distantes, e realizaram inclusive visitas solicitadas pelos moradores, anunciando a Palavra de Deus com ousadia e muita alegria, e falando do amor de Deus a mais de 3.500 pessoas que foram abordadas de porta em porta, de casa em casa.

Graças a Deus pelas Igrejas Metodistas que enviaram voluntários e tem se esforçado no recolhimento de alimentos e de doações para o bazar, para que fosse possível a realização dessa missão urbana de impacto extraordinário!


No culto de encerramento houve uma grande celebração de louvor a Deus e de reconhecimento dos irmãos e irmãs que se tornaram parte da família de Deus nessa semana abençoada. O Senhor tocou a visão espiritual de alguns irmãos que viram o céu aberto em festa e os anjos de Deus com uma enorme trombeta confirmando que o Reino de Deus foi anunciado a Santana de Parnaíba! Que seja sempre assim!


Joyce Torres Plaça

Pastora na Igreja Metodista no Butantã


98 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page