• Sede Regional 3RE

Pastor Nadir Cristiano - Moçambique

Vida Missionária


Um coração missionário é um coração apaixonado por pessoas, abrasado pelo desejo de guiá-las a Jesus e estranhamente aquecido de amor. Parece uma afirmação romântica de uma vida de renuncia e perigo, mas que é constantemente levada a continuar sua saga e nunca se esgota em sua luta!

Nosso trabalho tem como raiz e força a convicção de que Deus está conosco!” (Fonte: Plano Nacional Missionário, CE, 2017)
Bandeira de Moçambique (África)


Primeiros Metodistas da cidade

Missão de desbravamento (plantar igrejas).

Em Itapeva entre 1987 e 1992 o desafio era de implantar uma igreja onde a Igreja Metodista estava chegando para gerir uma Faculdade e um Colégio. Começar do zero, guiados pelo Espírito Santo a não mexer com ninguém que já estivesse em outros ministérios. Quis Deus que no ano em que chegamos em Itapeva, uma enchente violenta arrasasse parte da cidade situada na beira do rio, o que trouxe muito desabrigo para muitas famílias. Todo mês, guardávamos o dízimo e quando soubemos desta tragédia nós decidimos comprar cobertores e alimentos e levar aos desabrigados. A rádio da cidade resolve então, anunciar que os “metodistas” estavam chegando já exercendo paternalismo, querendo comprar almas com cobertores. Pedimos direito de resposta, o que nos foi dado e isso fez com que ficássemos conhecidos, e os primeiros membros de nossa igreja foram daquelas famílias que tínhamos ajudado! Somos gratos a Deus por fazermos parte da história de sermos pioneiros do Metodismo.


Missão de Fortalecimento (reavivar igrejas)

No ano de 1994 chegamos em Fortaleza - Ceará. Encontramos uma igreja sofrida, gente simples e cheia de fé, mas enfraquecida na desesperança. Foram 4 anos de encorajamento, de caminhar junto, de chorar junto, de partilhar a dor e a alegria, de buscar o ensino cristão e aprofundar a doutrina metodista e suas bases, de amar e se dar.

Quando o nordestino encontra Jesus, ele é transformado e passa a ser transformador social em sua comunidade. Missão é promoção do Reino de Deus, e Ele é o iniciador de toda missão: Vindo a plenitude do tempo, Deus enviou seu filho”. (Fonte: Carvalho, Nadir Cristiano, Testemunho Missionário – Norte e Nordeste, SP, 2004).

Trabalho na Penitenciária Estadual

Missão de crescimento (discipulado).

Em 1998 em Recife, encontramos uma igreja animada e trabalhamos com o discipulado, a igreja em Guararapes cresceu, fez discípulos e se fortaleceu. Antes do culto noturno, equipes iam pelas ruas do bairro convidando pessoas, muitas se convertiam ao aceitar o convite e já eram apresentados às equipes discipuladoras, e depois iam sendo batizados e formavam novas equipes.

Esta igreja tinha uma visão missionária ímpar. Todos os ministérios funcionavam perfeitamente, e tinham cuidado especial com o novo (a) convertido (a), convidando-o (a) ao discipulado. ”(Fonte: Carvalho, Nadir Cristiano, Testemunho Missionário – Norte e Nordeste, SP, 2004)

Construção do Barco Hospital

Missão de desafios (unidade) Manaus - ano 2000.

Desafio dado pelo querido e saudoso Bispo Adolfo Evaristo. Encontramos 10 igrejas Metodistas, sendo 4 do trabalho brasileiro e 6 do Coreano- Pastor Lee. Nossa visão missionária foi de unir os dois trabalhos, tornando a Igreja Metodista mais forte no Estado, e encontramos no Pastor Lee um amigo. No final de um ano, conseguiram levar a extensão da Faculdade de Teologia para lá, para formação de Pastores e evangelistas. E no outro ano, o Pastor Lee, cedeu tanto os pastores, como os templos abertos pelos Coreanos para a Associação da Igreja Metodista no Brasil. E no final de 2002, a construção do Barco Hospital em parceria com a visão mundial. Neste período como SD, pude conhecer duas tribos indígenas no Amazonas e em Roraima, e pude trabalhar com eles, o que foi uma experiência maravilhosa cultural e espiritualmente.


Missão de consolidação – Moçambique – África: transcultural.

Ano de 2005 e 2006. A nossa experiência em Cambine foi de formação acadêmica; residindo na tribo Matswá (onde nasceu a igreja Metodista no país), convivendo diariamente com jovens futuros pastores e pastoras da Igreja Metodista Unida em Moçambique (conferência dos Estados Unidos da América). Costumamos dizer que Moçambique é o lugar onde nossa inquietude missionária encontrou a alegria. Quando se fala em Inquietude, falamos de pulsar, de desejo irresistível de falar de Jesus e seu amor. Onde a Missão deixou de ser um peso para se tornar um prazer. Passar para nossos alunos e alunas toda a experiência que tivemos no Brasil, adaptando-a a realidade deles e delas, trazendo à luz da Palavra de Deus, o que nos torna um único povo, que apesar das diferenças, somos iguais em Cristo, foi uma marca indelével da África em nós para sempre! Sabemos que marcamos àquele lugar e fomos marcados por ele! Entender que ser missionário é um privilégio que nasce da coragem de ir, levado pelo Espírito a lugares que fisicamente nos é difícil, mas espiritualmente abre muitas possibilidades de renovação do amor, restauração da alegria e crescimento em fé e sabedoria real!

Ensinar é plantar amor no coração do próximo!”. (Fonte: Carvalho, Nadir Cristiano, Testemunho Missionário - África, SP, 2010).
Seminário Teológico em Cambine

Nenhum ser humano, por mais que seja endurecido pela dor, pode resistir ao som do Espírito de Deus, percebido com a alma, que nos leva ao conhecimento da plenitude de Deus em Cristo Jesus e que nos dá a coragem para lutar e prosseguir.


Nadir Cristiano de Carvalho

Pastor e Missionário desde 1980 e atualmente na Igreja Metodista no Ipiranga.


#Metodista3re #IgrejaMetodista #Missão #Missões

65 visualizações
INSCREVA-SE E FIQUE ATUALIZADO!
  • Facebook iConexão
  • Facebook IM3RE
  • Instagram IM3RE
  • Twitter IM3RE
  • YouTube IM3RE
  • SoundCloud IM3RE
  • LinkedIn IM3RE
  • Maps IM3RE

Faça aqui a sua assinatura e as atualizações do informativo online!

© 2018 por Sede Regional da Igreja Metodista 3ªRE | iConexão.

Whatsapp: +55 (11) 9.8346.0020