top of page

Mudanças: Tirando lições desta realidade


Eu estava no intervalo de um seminário para Líderes quando um grande amigo ligou-me pedindo ajuda.


Naquela ocasião, ele havia assumido a gerência na empresa em que atuava e, na primeira reunião à frente da nova equipe, uma colaboradora disse que não faria nada do que ele havia solicitado que fizesse! Perturbado com a situação, perguntou-me o que deveria fazer nesta situação.


Sugeri algumas ações e depois de dois dias ligou-me para compartilhar os resultados.


A colaboradora havia tomado a decisão de não contribuir mais com a área e com a nova gerência pois soube, pelos amigos/as, que o novo gerente a odiava e que em breve a demitiria!!!


Após uma boa conversa e desfeitos os preconceitos, o relacionamento entre ambos foi preservado, pois o que haviam dito sobre o gerente eram falácias e não condiziam com a realidade.


O que a história do meu grande amigo me ensina neste tempo de mudanças pastorais, nova CLAM, COREAM ou em qualquer local onde desenvolvemos a liderança e os relacionamentos?


Toda mudança de liderança causa desconforto e reações positivas ou negativas.


Quando sabemos que teremos um/a "novo/a" líder, iniciamos internamente um processo de avaliação e possíveis julgamentos podem também acontecer. Quem nunca disse em algum momento da vida: Podia ter sido outro/a!!


Nestes momentos, líderes e liderados influenciam outros/as a aceitarem ou não os novos desafios!


A motivação para "entregar o melhor" pode ser prejudicada. Na prática, o grupo já acostumado com mudanças mantém o mesmo ritmo! Outro grupo espera para ver o que irá acontecer e dependerá da forma com que a nova liderança conduzirá. Os que não aceitam... Somente Deus saberá o que pode ocorrer.


Ao longo da história, o terceiro grupo poderá deixar a igreja, mudar de ministério deixando a atual liderança, criar uma resistência interna, mas, poderá também ser a melhor equipe para atuar. Os preconceitos podem ser substituídos por novos conceitos construídos ao longo do tempo.


Assim como escritores americanos de autoajuda fazem, poderia também fazer uma lista de 5 passos para ser um/a Líder ou liderado/a eficaz e como trabalhar com os 3 distintos grupos acima. Prefiro, por não conhecer a realidade de cada um/a, apresentar esta reflexão sobre como temos agido e reagido diante das mudanças.


A Bíblia está repleta de exemplos de Líderes e liderados que aprenderam a "Adaptar-se" às mudanças e colocaram para Deus suas dificuldades. Hebreus 11 é um rico material para refletir o que precisamos colocar em prática.


Nenhum/a deles trabalhou isoladamente sem contar com pessoas e com a sabedoria e orientação de Deus.


por Washington Zucoloto

Pastor na Igreja Metodista em Vila Medeiros


19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page