top of page
  • Foto do escritorSede Regional

Orientações sobre os procedimentos ligados a falecimentos

ORIENTAÇÃO AOS/AS PASTORES/AS DA 3ª REGIÃO ECLESIÁSTICA SOBRE OS PROCEDIMENTOS LIGADOS A FALECIMENTOS EM NOSSAS COMUNIDADES

Jesus na manjedoura

Caros colegas pastores/as da 3ª Região Eclesiástica!


Graça e Paz!

“Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade.” Salmos 46. 1

Diante do momento que vivemos, pandemia do Coronavírus e as medidas de combate à sua disseminação; considerando: 1) as restrições impostas pelos governos municipais e do Estado de São Paulo e 2) os protocolos estabelecidos pela área da saúde em relação a funeral e sepultamento. O Bispo e o MAE, orientam o corpo pastoral da 3ª Região Eclesiástica.

O Bispo e o MAE orientam o corpo pastoral da 3a Região Eclesiástica da seguinte forma:

  1. Nossas igrejas estão fechadas e assim continuarão até segunda ordem; assim sendo, não haverá velório em nossas dependências para evitar a aglomeração de pessoas e o risco de contágio.

  2. Que o/a pastor/a dê o devido acompanhamento aos familiares usando os meios de comunicação que tiver acesso (Whatssap, Messenger, Telegram, Facetime...)

  3. O/a pastor/a não se fará presente fisicamente no velório e no sepultamento(independente de qual seja a causa da morte), buscando resguardar-se, bem como também a sua família. O acompanhamento da família enlutada se dará da seguinte forma: a) O/a pastor/a, em diálogo coma família, pode fazer uma gravação breve e objetiva (áudio ou vídeo encaminhada por whatsapp ou outro meio), usando para isto o ritual de Ofício Fúnebre.

  4. Que o/a colega pastor/a use dos espaços virtuais que a igreja tem hoje, pra dar um palavra de conforto para a família e para a igreja local.

  5. Que o/a colega pastor/a converse com a família enlutada, e combine com os/as familiares que após a quarentena, e a igreja tendo voltado a ativa, pode-se realizar um culto in memoriam ou, como dizemos na tradição protestante, um culto de Ações de Graça pela vida e testemunho deste/a irmão/ã.

Estes procedimentos são imprescindíveis para que preservemos a saúde do nosso Corpo Pastoral, da Família Pastoral e de Nossa Membresia, neste tempo em que todos/as enfrentamos juntos o COVID 19. Este é um tempo de muitas coisas novas para todos/as nós, que possamos fortalecer a nós e nossas comunidades neste tempo de incerteza. Deus seja sobre a vida e o ministério de cada um/uma de nossos/as pastores/as, que Ele seja o seu escudo em meio a tantos desafios que temos diante de nós.

Fiquem com Deus!!!!


José Carlos Peres

Bispo presidente da Igreja Metodista 3RE

Rev. Alexsander Christian Rodrigues Antunes – SD Distrito Sul Rev. Daniel Rocha – SD Distrito ABC Rev. Eduardo Seixas Júnior – SD Distrito Soracaba Revda. Helena Rezende Fiorini – SD Distrito Norte Rev. Joelson Lima da Silva – SD Distrito Vale do Paraíba Rev. Jonas Mendes Barreto – SD Distrito Oeste Rev. Miguel Ângelo Fiorini Jr. – SD Distrito Central Rev. Ronald da Silva Lima – SD Distrito Leste 2 Revda. Rute Bertoldo Vieira de Moraes – SD Distrito Leste 1 Revda. Tays Rodrigues Rocha – SD Distrito Litoral


552 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page