Leia 1ª Coríntios 15.1-11
“Vendo a Jesus que sofreu por nós, Que fez da morte ressurreição
Renascemos pra esperança, renascemos pra viver”.
Nós, cristãos e cristãs, celebramos a Páscoa relembrando o martírio e a ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo. A marca mais significativa da Páscoa é a ressurreição. Ela nos ensina que podemos ter a esperança de que um dia também seremos ressuscitados para viver na glória junto com o nosso Senhor.
Entretanto, não podemos ficar alienados no mundo em que vivemos. Ele necessita ouvir a pregação do ressuscitado e procurar alternativas e caminhos para melhorar sua condição atual: guerras, furacões devastando tudo por onde passam, como recentemente aconteceu na África. Sentimos que algo está errado com o mundo em que vivemos. Falta a caridade cristã.
Que ao celebrar a Páscoa, possamos relembrar que em Cristo somos capazes de ajudar a transformar o mundo em que vivemos.
Irmãos e irmãs, damos graças a Deus por Jesus Cristo que suportou o martírio e enfrentou a morte e a venceu ao ressuscitar ao terceiro dia. Sem nos esquecer do sofrimento que Ele suportou antes de ser pregado e morto na cruz, queremos comemorar a vitória sobre a morte alcançada em sua ressurreição.
Quando nos atemos à ressurreição e sabemos que um dia também seremos ressuscitados, deveríamos valorizar mais o aspecto relacional com Deus, a exemplo do que nos foi deixado como ensino do viver cristão nos Evangelhos e nas Cartas escritas pelos apóstolos. Como metodistas, devemos praticar sempre os atos de piedade e misericórdia, para cumprir os quesitos requeridos de uma vida santa e agradável a Deus. Se o nosso Senhor e Mestre conseguiu, os apóstolos conseguiram, e a Igreja cristã primitiva também conseguiu viver em conformidade com o Evangelho, nós também conseguiremos.
Cristo está conosco sempre e Ele é vencedor. Ele é nosso companheiro de caminhada. Com Ele conquistaremos a vitória.
A Páscoa é importante para o cristianismo porque nela houve a ressurreição, o renovar da vida. Quando ouvimos as notícias sobre os acontecimentos no mundo, o movimento migratório, cidades destruídas por tsunamis e furacões, assassinatos de crianças em escolas, como em Suzano, a violência em seus diversos aspectos está solta no mundo. Uma desesperança fica no ar.
Jesus declarou: Eu vim para que tenham uma vida abundante. O que nos impede de vivê-la? Seria a dor, a tristeza, a solidão, a falta de amigos ou os diversos tipos de comentários maldosos que prosperam contra nós? Estas coisas têm o poder de roubar a esperança e impedir que vivamos o melhor nesta Terra. Indiferentemente das mazelas que suportamos em nosso dia a dia, o Senhor nos garantiu a vitória.
O apóstolo Paulo escreveu aos cristãos e cristãs da Igreja em Coríntios:
“Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão?”. “Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo”. Aleluia!
Para o povo cristão, a Páscoa judaica passa a ter novo sentido com a ressurreição de Jesus Cristo e passamos a valorizar o que é importante para a vida. Não devemos nos preocupar tanto em ter e sim em ser, pois aspiramos a pátria celestial, lugar em que viveremos eternamente com Deus. O que era definido como fim, agora se torna começo.
Como responder ao sentido da Páscoa? A decisão é sua.
José Carlos Peres
Comments