• Sede Regional 3RE

SENHOR, FAZ DE NOVO!

Assim diz o Senhor, o teu Redentor, o Santo de Israel: Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te ensina o que é útil e te guia pelo caminho em que deves andar. Ah! Se tivesses dado ouvidos aos meus mandamentos! Então, seria a tua paz como o rio, e a tua justiça, como as ondas do mar! – Isaías 48.17,18

Para mim, neste texto há um lamento vindo da parte do Senhor que expressa sua decepção por seu povo não Lhe dar ouvidos. Deus tem prazer em ser ouvido, no sentido de Lhe obedecer, com o fim de nos abençoar, dando-nos a Sua paz e nos tornando pessoas justas.



A Igreja Metodista celebra no mês de maio, o dia do coração aquecido de um homem que procurou ouvir Deus: John Wesley. Celebrar este dia serve como motivação para que os irmãos e as irmãs metodistas vivam uma vida plena para Deus. Entendo que não temos como viver uma vida cristã em cima da experiência de outra pessoa, mesmo que essa pessoa seja John Wesley. Experiências compartilhadas de outras pessoas mostra-nos que é possível experimentar a ação de Deus também em nossas vidas. Viver o novo de Deus é o desafio para nós.


Este ano, trabalharemos na celebração do Dia do Coração Aquecido o tema “Faz Senhor de novo”. É um clamor para que assim como fez com John Wesley e com os metodistas primitivos, que Deus faça conosco e nos levante como uma Igreja que impacte o mundo, no poder do Espírito Santo. Entendo ser imperativo ter um avivamento na Igreja Metodista, particularmente na Terceira Região Eclesiástica – que considero o maior campo missionário da América Latina.


Vou pontuar três coisas que podem nos levar a viver o novo de Deus: olhar para o alvo e seguir em frente; manter o foco; e andar nos caminhos propostos pelo Senhor.


1 – Olhar para o alvo e seguir em frente

“E Jesus lhe disse: Ninguém que, lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus” – Lucas 9.62.

No tempo de Jesus, o modo de arar a terra era muito parecido com o modo utilizado pelos agricultores no início do século passado. Era uma ponteira presa em cabos de madeira, em forma de compasso, puxado por bois ou cavalos. Quem guiava os animais deveria ter um ponto futuro como referência. Deste modo, os sulcos abertos na terra eram retos e uniformes.


Quando nos propomos a seguir Jesus devemos ter como alvo obedecer às orientações dadas por Ele. A Bíblia contém os ensinos para viver em conformidade com o que se espera de um homem de Deus ou de uma mulher de Deus. Então, leia a Bíblia e peça que o Espírito Santo o guie e esclareça sua mente para compreender os mistérios revelados na Palavra Santa. Quem assim procede, com certeza estará apto para o Reino de Deus. Avivamento é viver como Deus espera, vida de santidade (1 Tessalonicenses 4.3).


2 – Manter o foco

“Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma cousa faço, e é que, esquecendo-me das cousas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus” – Filipenses 3.13,14.

Há um ditado popular que diz que somos a soma daquilo que experimentamos no passado. Para mim, a história do passado deve servir como a base que nos impulsiona para alcançar o alvo que está à nossa frente. Não devemos descansar na sombra do que já experimentamos e nem na experiência de outras pessoas. Assim como cada dia nasce novo, que vivamos a novidade de vida oferecida por Deus a cada amanhecer. Avivamento consiste em ser cheio do Espírito Santo e realizar a vontade do Pai. O desafio é manter o foco.


3 – Andar nos caminhos propostos pelo Senhor

Segundo os Evangelhos de João e de Mateus, os seguintes versículos foram ditos por Jesus:


“Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros” – João 13.34.
“Isto vos mando: que vos ameis uns aos outros” – João 15.17.
“E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas” – Mateus 22.37-40.

O amor é a forma que Deus escolheu para se relacionar com o seu povo. Tudo o que Ele fez por nós foi feito em amor. Jesus, seguindo os passos do Pai e guiado pelo Espírito Santo, viveu em amor e se entregou na cruz por amor à humanidade e para atrair todos e todas para Si.


Agostinho comentando sobre o Evangelho de João, disse: “Ama e faz o que quiseres. Se calares, calarás com amor; se gritares, gritarás com amor; se corrigires, corrigirás com amor; se perdoares, perdoarás com amor. Se tiveres o amor enraizado em ti, nenhuma coisa senão o amor serão os teus frutos” (Site: www.pensador.com). Entendo que avivamento é viver em amor, seguindo orientação contida na Palavra Sagrada.


Buscai a Deus enquanto se pode achar

Não existe nenhuma cartilha contendo orientações de como ser cheio/cheia do Espírito para viver como Deus espera que vivamos. O que nos orienta é a história do povo de Deus. Ela é repleta de homens e mulheres que marcaram sua geração por terem sido grandemente usados e usadas pelo Senhor. Na Bíblia encontramos a história destes homens e destas mulheres. A história da Igreja, através dos séculos, também tem relato de homens e mulheres que fizeram diferença em seu tempo de existência terrena, dentre eles, os metodistas John Wesley, George Whitefield e Suzana Wesley que, com suas vidas com Deus, inspiram crentes na Igreja Metodista e fora dela.


Desejo que sua vida também seja um exemplo para que outras pessoas se sintam inspiradas para buscar a Deus e viver como Ele espera.


José Carlos Peres

Bispo presidente da Igreja Metodista 3RE


#Metodista3re #IgrejaMetodista #BispoPeres



0 visualização
INSCREVA-SE E FIQUE ATUALIZADO!
  • Facebook iConexão
  • Facebook IM3RE
  • Instagram IM3RE
  • Twitter IM3RE
  • YouTube IM3RE
  • SoundCloud IM3RE
  • LinkedIn IM3RE
  • Maps IM3RE

Faça aqui a sua assinatura e as atualizações do informativo online!

© 2018 por Sede Regional da Igreja Metodista 3ªRE | iConexão.

Whatsapp: +55 (11) 9.8346.0020