• Sede Regional 3RE

UMA PALAVRA SOBRE HONRA

“Em lugar da vossa vergonha tereis dupla honra; e em lugar da afronta exultareis na vossa parte; por isso na sua terra possuirão o dobro, e terão perpétua alegria” – Isaías 61.7.
“Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros” – Romanos 12.10.

Honrar é dar valor a alguém ou a alguma coisa. Sinônimos de honra são: estima, apreço, valorização, respeito e glória.


O cristianismo tem como princípio honrar aos irmãos e as irmãs que conosco compõem o corpo de Cristo. Significa que os temos em alto conceito.

São pessoas valiosas para nós e que têm capacidade de influenciar decisões que tomamos ao longo de nossas vidas. A Bíblia traz diversas referências sobre a questão da honra.



O primeiro que deve ser adorado e honrado é o nosso Deus. Devemos dar a Ele o primeiro lugar em tudo aquilo que nos envolvermos, buscando Nele orientações para nos conduzir de acordo com a Sua vontade. Jesus, no Evangelho de Mateus 15.8, cita para a sua geração uma fala do profeta Isaías (cf. Isaías 29.13): “Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim”.

Preocupa-me se não estamos cometendo a mesma hipocrisia: adorando e honrando ao Senhor somente com os nossos lábios e mantendo o coração distante Dele.

O povo israelita, por diversas vezes, ofendeu a Deus. Ao ler os relatos dos livros de Juízes, Reis e Crônicas, vemos que o povo foi orientado por Moisés sobre o que não deveriam fazer quando entrassem na terra da promessa. Sabemos que o povo não seguiu as orientações recebidas sendo por essa razão duramente castigado.


Em contrapartida, sempre que Deus foi adorado e honrado pelo povo, esse povo viveu em paz e segurança, pois Deus se manifestava em favor dele, eliminando os seus inimigos da terra que lhe havia dado por possessão. Deus se agrada com as coisas que fazemos de coração para honrá-Lo. Existem algumas maneiras pelas quais podemos demostrar a nossa adoração e honra ao nosso amado Pai celestial:

  1. Podemos honrar a Deus por meio de nossas ofertas e da entrega dos dízimos na casa do Senhor. Veja os textos bíblicos de Provérbios 3.9,10 e Malaquias 3.10. Quando colocamos nossa vida nas mãos de Deus, vivendo na dependência Dele e desejamos servi-Lo com tudo o que temos e com tudo o que somos. Ele se alegra em nos abençoar. Quando oramos ao Pai expondo todas as necessidades que temos, Ele ouve dos Céus e nos envia socorro. Deus nos ama de modo grandioso (João 3.16,17), somente por essa razão já deveríamos adorá-Lo e honrá-Lo, em resposta ao Seu amor e cuidado para conosco.

  2. Honrando a nossa família, também estamos honrando a Deus. Famílias abençoadas não são obra do acaso; são fruto de dedicação ao Senhor, seguindo a orientação Dele para o cuidado da família. Vejamos o que nos ensina a Palavra de Deus: 1 Pedro 3.7 – o marido deve honrar sua mulher; 1 Pedro 3.1 – a mulher deve honrar o seu marido; Êxodo 20.12 – os filhos e filhas devem honrar os seus pais e suas mães. O Apóstolo Paulo também fala nessa direção: os maridos devem amar e se sacrificar, além de cuidar da sua mulher e as mulheres devem respeitar o seu marido. Ambos, marido e mulher, devem evitar levar os seus filhos e filhas à ira e que os filhos e filhas devem obedecer ao pai e mãe – Efésios 5.22-6.4. Há outras maneiras pelas quais podemos honrar nossas famílias valorizando as pequenas coisas que são feitas para agradar e unir os familiares. Mas, devemos ter o cuidado de manter Deus em primeiro lugar, em nosso lar.

  3. Honrando nossas autoridades como nos orienta a Palavra em Romanos 13.1 e Hebreus 13.17. Este é um hábito que parece estar em desuso pela sociedade e pela Igreja. É muito comum ouvir crentes falando mal das autoridades instituídas. A Bíblia ensina que nenhuma autoridade se institui sem a vontade de Deus. Por isso, pense antes de falar mal e difamar uma autoridade, seja ela civil ou eclesiástica. Ao desonrar uma autoridade é como se estivéssemos criticando o que Deus fez, colocando-nos como mais sábios do que Ele. A Bíblia nos orienta a orar pelas autoridades, e tu, amado irmão e irmã, tens feito isso? Caso tu não respeites à autoridade que está sobre a tua vida, como esperar que os que estão debaixo de tua autoridade possam te respeitar? O honrar faz parte do viver cristão.


Tratar a todos com honra


Do mesmo modo que decidimos por Cristo como nosso Salvador, devemos decidir honrar o nosso Senhor e as pessoas pelas quais Ele se entregou à cruz. Pedro nos orienta a tratar a todos com honra (1 Pedro 2.17). Não selecionamos quais autoridades devem ser honradas; o ensino bíblico é para que honremos todas elas. Honrar não significa que concordemos com todas as ações de uma autoridade, mas ao discordar devemos fazê-lo com respeito, mostrando os pontos de discórdia, sem partir para a difamação e agressão com gritos e palavras ofensivas. As autoridades devem ser obedecidas, a menos que estejam trabalhando contra a orientação dada pela Palavra de Deus, neste caso, quem deve ser honrado é Deus.


Espero que os irmãos e irmãs entendam que devem honrar uns aos outros e às autoridades.


Com amor e carinho

José Carlos Peres

Bispo presidente da Igreja Metodista 3RE


#Metodista3re #IgrejaMetodista #BispoPeres

0 visualização
INSCREVA-SE E FIQUE ATUALIZADO!
  • Facebook iConexão
  • Facebook IM3RE
  • Instagram IM3RE
  • Twitter IM3RE
  • YouTube IM3RE
  • SoundCloud IM3RE
  • LinkedIn IM3RE
  • Maps IM3RE

Faça aqui a sua assinatura e as atualizações do informativo online!

© 2018 por Sede Regional da Igreja Metodista 3ªRE | iConexão.

Whatsapp: +55 (11) 9.8346.0020