top of page
  • Foto do escritorSede Regional 3RE

A Beleza de Ser e Escolher (01)

Atualizado: 17 de ago. de 2018


Jovens

Já faz algum tempo que as roupas deixaram de ser apenas um utensílio de “cobertura” do corpo, para tornar-se expressão de uma cultura, de um grupo e das diversas personalidades existentes ao nosso redor. Um dos estilistas mais renomados do século XXI, Marc Jacobs escreveu:

“As roupas não significam nada, até alguém usá-las”!

É fato hoje que existe um forte “Mercado da Moda” e, que todos nós (até os mais resistentes) somos influenciados por esse mercado e pela moda. Segundo Jacob, não são as roupas que nos tornam alguém, mas, alguém usando uma roupa pode de acordo com sua intenção torná-la algo belo, exuberante e comunicar uma mensagem.


Glória Kalil umas das jornalistas, empresárias e consultoras de moda de maior influência no Brasil, em entrevista para a jornalista Maria Gabriela disse:

“Moda é oferta, é estilo, é escolha”;

em outras palavras: existe moda para todo mundo, para todos os gostos e para todos os bolsos! Até esse presente momento você deve estar se perguntando:

E o que isso tem a ver com a minha vida e com a minha fé?

Paulo em sua primeira carta aos Coríntios escreveu:

‘“Tudo me é permitido”, mas, nem tudo convém; “tudo me é permitido”, mas, não devo me tornar escravo de nada.’ - 1 Co. 6:12

O contexto no qual esse versículo foi escrito está ligado à imoralidade sexual, que não é o tema que desejamos abordar no momento; contudo, podemos usar das palavras de Paulo para refletirmos também quanto às escolhas que fazemos quanto ao nosso vestuário e as formas de diversão que desfrutamos.


Nos Cânones da Igreja Metodista, em sua parte geral, quanto “Aos Elementos Básicos da Igreja”, temos uma pequena recomendação quanto aos costumes:

“Nós Metodistas devemos ser: Moderados nos divertimentos e modestos em nosso trajar”.

Aqui cabe bem a orientação de Paulo: Tudo nos é permitido, mas, precisamos saber se devemos, podemos e se isso não vai nos aprisionar. A forma como nos vestimos reflete um tanto da nossa personalidade e de nossos anseios. Passamos várias mensagens com as nossas roupas e a maneira como às usamos; então, que tipo de vestimenta você acha que uma pessoa que reflete a Imagem de Cristo em Si deveria usar? Em quais lugares essa imagem ficaria evidente e influenciaria a vida das pessoas ao ponto de as mesmas desejarem a vida de Cristo que há em você?


terno

Engana-se quem acha que as pessoas não têm um olhar especial para àqueles que se intitulam cristãos. Jesus mesmo disse que nós somos a

“luz do mundo” e o “sal da terra.” - Mt. 5:13-16;

as pessoas estão olhando para nós esperando ver algo diferente e único. Isso nos mostra que a forma como nos vestimos e os lugares por onde escolhemos andar diz muito sobre quem somos e reflete nossos valores e crenças.

Então quer dizer que para ser um bom cristão preciso usar a moda cristã, ou a moda gospel?
Não é disso que estamos falando!
Mulheres

Você pode usar a moda que desejar; a que combine mais com o seu estilo e personalidade, mas, que reflita o Cristo Vivo que habita em você. Tendo esse sentimento em você, poderá Ser e Escolher a roupa mais bela, o estilo que mais lhe apetece, e, decidir intencionalmente com quem e por onde deseja andar. Ser moderado e modesto nada mais significa do que ser prudente e simples; e você pode ser tudo isso usando vários estilos: Clássico, Contemporâneo, Elegante, Básico, Criativo, Romântico, Moderno, Dramático e tantos outros estilos que abrangem a moda como um todo. Escolha Ser você; amar quem você é; usar o que torna sua beleza mais plena e ser livre em tudo!


Laura Rocha Costa Valentin

Pastora na Igreja Metodista em Itaberaba


143 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page