top of page
  • Foto do escritorSede Regional

A FAMA DA IGREJA CORRE POR TODA A TERRA


Jesus na manjedoura

Tema do ano:


Amados irmãos e amadas irmãs.


Graça e paz!


Espero que ao lerem esta carta, vocês estejam gozando de boa saúde e tendo a paz do Senhor em seus corações.


“Mas, tendo eles saído, divulgaram a sua fama por toda aquela terra” – Mateus 9.31.

Com este versículo, abri o texto que envio ao Corpo Pastoral da Igreja Metodista na Terceira Região Eclesiástica. Entendi, em meu espírito, que deveria me utilizar do mesmo versículo para falar com vocês. Sei que existem muitas expectativas em uma nomeação pastoral da parte da igreja local e da parte do pastor, da pastora e de suas famílias.


Todo o pastor ou pastora quer ser nomeado/nomeada para uma boa igreja. Mas, o que é uma boa igreja?

Vou expor, a meu ver, o que é uma boa igreja:


  • Em primeiro lugar – é aquela na qual o Espírito Santo tem plena liberdade para agir, porque encontra nela pessoas sedentas por Ele (Atos 1.8).

  • Em segundo lugar – é aquela que não mede esforços para que a evangelização e a missão de Deus aconteçam por meio de seu trabalho e dedicação (Efésios 6.15).

  • Em terceiro lugar – é aquela que sabe ser acolhedora, que não julga ninguém pela aparência e que não faz acepção de pessoas (Gálatas 5.18).

  • Em quarto lugar – é aquela que recebe o seu pastor ou a sua pastora como o anjo do Senhor enviado/a para ela, que a ajudará a vencer suas dificuldades, com a orientação segura de acordo com a doutrina bíblica (Vide as Cartas em Apocalipse).


Pontuei estes quatros pontos dentre tantos outros que poderiam ser aqui elencados, por julgá-los importantes. Uma igreja que tenha pelo menos essas quatro características, tem o que é necessário para ser uma boa igreja. Uma igreja desta natureza é uma igreja abençoada e abençoadora.


Não pontuei aquela igreja que paga o melhor subsídio regional, pois sei que têm muitas igrejas que não pagam o maior subsídio em quantia, mas é o melhor que ela pode dispor para o sustento de seu pastor ou de sua pastora.

Entendo que a motivação pastoral não deve vir do subsídio que se recebe, deve vir da intimidade com o Senhor e saber que o seu sustento vem de Suas mãos e nada lhe faltará (Salmo 23).


A igreja que está no coração de Deus tem as características mencionadas. Uma igreja assim, todo o pastor ou pastora, com o coração pastoral, gostaria de pastorear; saberia que é honrado/a por seus membros (discípulos/as do Senhor Jesus Cristo); e que receberia o melhor subsídio porque é o melhor que a igreja pode lhe oferecer.


O desafio, meu amado irmão e minha amada irmã, é que você procure desenvolver ao menos esses quatro pontos em sua comunidade local e que possa experimentar o melhor de Deus para a sua vida.

Minha oração é para que nossas igrejas locais sejam todas boas igrejas, por terem nelas o Espírito Santo conduzindo toda a sua caminhada.


Que a bênção do Senhor seja permanentemente sobre você, sua família e seu ministério.


José Carlos Peres

Bispo presidente da Igreja Metodista 3RE


62 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page