top of page
  • Foto do escritorSede Regional 3RE

Campeões em Cristo - Tiago Valentin

"NO REINO DE DEUS, QUEM PERDE GANHA!"

Informações pessoais:

Nome: Tiago de Almeida Valentin

Data de nasc.: 12/05/1984

Nacionalidade: Brasileiro


Quando o juiz apita e o jogo acaba, nem sempre o nosso time é o campeão e convenhamos que, de fato, perder não é fácil! Em nenhuma ocasião, é confortável abrir mão da vitória, ainda mais vivendo numa sociedade cada vez mais competitiva e individualista.


Nessa sociedade a gente aprende que perder é sinal de fraqueza. Somos educados a sempre transmitir uma imagem de vencedores. Queremos ganhar tudo. Mas quem não sabe perder, perde sempre.


A ordem, hoje, é viver uma vida plastificada, uma vida artificial. O que importa é parecer o/a mais forte, o/a mais esperto/a, o/a mais bonito/a, pois viver de aparência não reflete quem somos de fato. Quando não usamos artifícios, descobrimos qualidades únicas que realmente provam o nosso valor. É a vida que interessa, é o que está vivo por dentro que tem valor, e não a fachada que mostramos aos outros.


Na caminhada do discipulado, precisamos resistir às imposições que o mundo nos faz. Daí a importância da renúncia e do desprendimento para seguir o Rei-Messias, que marcha em direção à cruz na qual nosso verdadeiro valor se revela. Seguir os ensinamentos de Jesus é um pouco mais complicado do que parece, conforme o próprio Mestre disse: “Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, carregue todo dia a sua cruz e me siga!”. Na época em que Cristo viveu entre nós, quem decidisse proclamar sua fé n’Ele como Messias precisava estar pronto para o destino que o Império Romano reservava a quem perturbasse a ordem.


A Igreja de Cristo nasceu em meio a perseguições e atualmente muitos cristãos continuam sendo ameaçados, intimidados ou mortos por viverem como Jesus viveu. Seguir o que Ele diz significa questionar o que está errado. Testemunhar o Evangelho implica ir contra os valores que o mundo prega.


O apedrejamento de Estevão (Atos 7) nos lembra o quanto o mundo continuou odiando a mensagem de Jesus, mesmo depois da Sua morte e ressurreição. Segundo as palavras de Paulo a Timóteo, a perseguição seria a normalidade na vida cristã: “Ora, na verdade todos os que querem viver piamente em Cristo Jesus padecerão perseguições” (2 Tm. 3.12).


A sociedade em que vivemos está organizada de tal maneira que exclui e priva a grande maioria de encontrar dignidade. Não oferece o mínimo para a sobrevivência de muitos e reafirma a dominação dos mais fortes sobre os mais fracos, dos mais ricos sobre os mais necessitados, dos homens sobre as mulheres e toda sorte de injustiça e preconceitos, destrói o meio ambiente e desfigura a presença de Deus no mundo.



Nós fazemos parte dessa sociedade e não podemos ficar indiferentes a todos os sinais de morte que a rodeiam. O discípulo só participa do sofrimento de Cristo na medida em que se identifica com os que sofrem e abre mão da sua zona de conforto, de suas posições de privilégio, considerando sempre o outro superior a si mesmo (Fp. 2.3).


Para Jesus, perder não é demonstração de fraqueza. A partir dos valores do Reino, renunciar, sofrer e compadecer-se dos outros sinaliza que o discipulado está acontecendo. Se queremos ser discípulos de Jesus, precisamos entender que nosso valor está na cruz, ainda que isso pareça loucura para os homens.


Disposto a perder tudo por Cristo,


Pastor na Igreja Metodista em Itaberaba.



Veja nosso álbum:


109 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page