top of page
  • Foto do escritorSede Regional 3RE

Campeões em Cristo - Washington Zucoloto

"LIDERANÇA E RESPONSABILIDADE

NO JOGO DA VIDA"

Informações pessoais:

Nome: Washington Luiz Zucoloto

Data de nasc.: 06/07/1968

Nacionalidade: Brasileiro


Nos acostumados como brasileiros, incluindo eu, a criticar de forma exagerada os líderes pelo mal desempenho de uma determinada equipe! Isso ocorre nas famílias, empresas, igrejas e agora na Copa do Mundo de Futebol, nos esportes.


Na família se um(a) filho(a) não se comporta de forma educada (socialmente aceita pela maioria) a culpa é sempre dos seus pais! A torcida sempre escolhe um personagem para vaiar!


Nas empresas, você deve conhecer inúmeros casos, os líderes quando não atingem resultados, são fortemente cobrados para reverter a situação! Em alguns casos são desligados pela ineficiência alcançada! Grande parte dos resultados nas organizações são atribuídos pela forma como seus Líderes conduzem as estratégias e conseguem motivar suas equipes! Alguns autores até resumem que liderar é a arte de motivar pessoas a fazer o que é necessário! Tenho comigo outras definições e no momento oportuno compartilhamos.


Há um vídeo muito interessante postado no TED intitulado como O papel das emoções humanas na ciência e pesquisa. Gravado pela cientista IIona Stengel, a palestra narra uma equipe que foi informada pela sua liderança que o promissor projeto OLED em que vários profissionais estavam envolvidos não faria mais parte dos estudos e investimentos da empresa.


A informação repercutiu como uma bomba para os membros cientistas e cada um reagiu de uma maneira! Encontrar forças num momento como este não é uma tarefa simples! Pensar que todo os esforços foram inúteis ( no sentido de continuidade na empresa) foi algo desesperador. A história acima tem um desfeche marcante pois alguns dos cientistas mantiveram a linha de pesquisa e atingiram resultados notáveis! Sem mais spoliers... Assistam!


Os times ganhando, ou não, seus técnicos sempre serão alvo de duras críticas pela forma de condução e como escalaram os jogadores. Parte da culpa recai sobre eles! Quero deixar em segundo plano qualquer forma de liderança que vise primeiro os próprios interesses neste exemplo acima. Estou considerando um processo natural de liderar e de tomada de decisão.



Na igreja ainda guardamos dentro de nós um pouco daquilo que o meio nos ensinou! Nesta época de Copa do Mundo vale a pena trazer algumas reflexões e analogias...


Será que não estamos constantemente levantando cartões amarelos para nossos irmãos e na verdade o vermelho caberia muito bem a nós...


Será que não estamos caindo no campo o tempo todo reclamando...


Será que não estamos deixando de fazer nossa parte, com excelência, na posição que Deus nos colocou em campo e continuamos criticando que nossos líderes não fazem direito...


Estamos preparados emocionalmente para sermos substituídos... A itinerância e as eleições para novos líderes ainda é algo para amadurecer dentro dos nossos campos eclesiásticos...


Desejo, seja qual for sua área ou liderança que atue, que possamos fazer sempre o melhor! Em I Co. 13 encontramos a regra para agirmos em campo. João 3:16 o troféu incorruptível e que nesta Copa da Vida reconheçamos O atleta insuperável e vencedor que sempre está ao nosso lado em campo... Eis que estarei convosco todos os dias... (Mt. 28:20b)


O jogo ainda não acabou! Quem está com o relógio e o apito em mãos não revelou a ninguém, nem mesmo ao seu Unigênito, a hora em que isto irá acontecerá! Bola pra frente!


Com estima.


Washington Zucoloto

Pastor na Igreja Metodista em Vila Medeiros



Veja nosso álbum:


113 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page