top of page
  • Foto do escritorSede Regional 3RE

#CoraçãoAquecido18 (Distritais)

O coração aquecido de John Wesley


Ao falarmos da experiência do coração aquecido de John Wesley, naquele 24 de maio de 1738, naturalmente nos recordamos do princípio do metodismo na Inglaterra naquele já distante século XVII. E nos lembramos da degradação moral social, política e religiosa em que vivia a Inglaterra de então. E como, em meio àquela situação, uma família se destacava em levar a sério a religião, a espiritualidade e o desejo de fidelidade a Deus. Suzana Wesley, aquela mãe e cristã tão vigorosa, ética, sensível e cheia de fibra, foi perseverante em educar seus filhos no temor do Senhor, distinguindo-se do que era “normal em sua época”.


Vemos que John Wesley apesar de todo ensino recebido zelosa e apaixonadamente por sua mãe, Suzana, começa uma busca pessoal pela própria experiência com Deus. Não queria ser um cristão cujas experiências com Deus fossem limitadas às vividas e recebidas da senhora sua mãe. Ele buscava intensamente ter uma vivência pessoal e de fé com Deus.[...]


Tal fato acontece numa pequena reunião dos moravianos na noite de 24 de maio de 1738, quando o pregador lia um comentário escrito quase 200 anos antes por Martinho Lutero sobre o livro de Romanos. Por volta das 20h45, quando o pregador falava sobre as mudanças realizadas por Deus na vida dos salvos, ele sentiu seu CORAÇÃO ESTRANHAMENTE AQUECIDO PELO PODER DE DEUS e sentiu que seus pecados estavam perdoados, que ele confiava em Deus... um grande peso saiu de sobre seus ombros e ele deixou de ser apenas servo, passando a experimentar a maravilhosa experiência de ser filho de Deus.


Daquele 24 de maio em diante, John Wesley nunca mais foi a mesma pessoa ou o mesmo pregador.

Começou um movimento de discipulado de crentes dentro da Igreja Anglicana que visava à vida de oração, estudo da Palavra de Deus, desejo por santidade e dedicação à evangelização e a missões. Ao morrer, em 1791, aos 89 anos de idade, calcula-se que havia 70 mil metodistas na Grã-Bretanha (Inglaterra, Escócia e Irlanda) e que pelo menos outros 70 mil já haviam morrido durante sua vida. Apesar de ser perseguido pelas autoridades da Igreja Anglicana por causa de seu “entusiasmo” (fervor), deixando-o não apenas sem a designação para uma paróquia, mas proibindo-o de pregar em qualquer templo anglicano, Wesley e todos os metodistas, enquanto ele viveu, não deixaram de ser nem anglicanos nem metodistas. O metodismo era um movimento de santidade e evangelização dentro da Igreja Anglicana. Quando proibido de pregar em templos anglicanos, Wesley disse:


Sobre as razões de Deus haver levantado os metodistas, ele afirmou:

Para reformar a nação, particularmente a igreja, e para espalhar a santidade bíblica por toda a terra”.

Sua grande prioridade:


Não podemos nos satisfazer com experiências alheias


Não devemos nos satisfazer com aquilo que generosa e amorosamente recebemos de nossos pais e de nossa Igreja. É preciso buscar nossa própria experiência de fé com Deus. Não podemos ser cristãos alimentados apenas pela fé de nossos pais e pela tradição dos que nos antecederam nessa fé. É fundamental que tenhamos nossa própria experiência de fé (e pessoal) com Deus. O Senhor tem mais para nós do que aquilo que nossos pais podem compartilhar conosco, repassar para nós, por mais leais a Deus e à tarefa do testemunho e do ensino cristão que eles sejam. Não podemos nos satisfazer com relações superficiais, medíocres, ritualistas e mecânicas com o Pai. É necessário que o Espírito Santo testifique em nosso próprio coração que somos filhos e filhas de Deus. E a partir daí construir uma vida de intimidade e de experiência pessoais contínuas com o Deus vivo e presente. (texto – Pr. Ronan Boechat de Amorim - extraído da revista Fé & Nexo, Ed. 28/2010)


Celebrações Distritais do Coração Aquecido 2018

Neste contexto de citado pelo pastor Ronan, pastor na Igreja Metodista Central em Duque de Caxias, vimos nas Celebrações Distritais do Coração Aquecido na Terceira Região Eclesiástica, que o povo metodista tem buscado sua própria experiência de fé com Deus. Confira aqui como foi as Celebrações em cada Distrito da Igreja Metodista na 3ª Região Eclesiástica:



Distrito Vale do Paraíba

Povo do Coração Aquecido! Está é a definição dos metodistas do Vale do Paraíba. Um povo caloroso, um povo acolhedor, um povo marcado pela cruz e pelas experiências individuais de corações aquecidos pela presença do Espírito Santo de Deus.


Com a participação dos ministérios de dança das Igrejas Central de São José e de Cunha, banda Amiantus ministrando o louvor, diversos momentos especiais como a acolhida do Ponto Missionário em Santa Isabel, juntamente com as pastoras Margarida e Blanches, ao Distrito do Vale, do pastor Tarcísio, junto a Igreja Metodista em Campos do Jordão, também um momento de Ações de Graças pela elevação da Congregação Metodista em Bela Vista à condição de Igreja, apresentação e intercessão pela liderança distrital (Pastores, Codiam, Assessorias), foi assim que cerca de 800 metodistas do Distrito do do Vale, reunidos na Igreja da Cidade em São José dos Campos, reafirmaram ainda mais suas experiências com Deus e os seus corações aquecidos.


O Bispo Peres esteve presente nesta Celebração, trazendo uma palavra de que embora a motivação das reuniões sejam celebrar a marca do coração aquecido, a marca do povo metodista, o interesse real é de fazer os povos ali reunidos cultuarem a Deus com todo seu coração, com todo seu entendimento, com toda alma, para que Deus venha com toda a Sua benção, com toda a Sua manifestação de graça sobre nossas vidas. Destaca que o coração aquecido de Wesley fez diferença naquela geração, e que o nosso coração aquecido possa fazer a diferença em nossa geração. Ao citar o versículo tema "Eu sou a videira, vós os ramos" - Jo. 15:5a, destaca a figura dos frutos produzidos através da ligação em Jesus.


E para finalizar em um momento todo especial, as crianças se apresentaram adorando a Deus com louvores e danças.


Que Deus continue abençoando o povo metodista em especial do Vale do Paraíba. Povo amado!


Celebração no Vale do Paraíba:

https://www.youtube.com/watch?v=ZkCOVIkpld4&t=16s


Vinicius Theodoro Carvalho

Membro da Igreja Metodista em Tucuruvi e da Assessoria de Comunicação Regional 3RE

Fotos: Vinícius Theodoro Carvalho


Distrito Norte

No sábado (19), realizamos na Igreja Metodista do Tucuruvi a Celebração do Coração Aquecido do Distrito Norte. Com cerca de 430 pessoas, cada igreja do distrito foi com uma cor de camiseta, e com isso colorimos ainda mais a nossa celebração. Fomos dirigidos pelo Louvor Distrital e pelo Ministério Toque de Poder em um lindo momento de adoração e agradecimento ao nosso Deus.


A palavra foi ministrada pela nossa irmã Soraya Junker, baseada no versículo tema da Celebração “Eu sou a videira, vós os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dará muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.” - Jo. 15:5.


Esta é uma palavra rica em todos os sentidos, pois nos mostra duas direções. 1ª Nossa identidade: Nós somos os ramos da Videira. 2ª Nossa missão: Dar muito fruto.


Fomos chamados para frutificar e para isso acontecer nós precisamos cumprir 3 verbos:

  • SER o que Ele planejou pra nós : sermos os Ramos

  • ESTAR onde Ele planejou que estivéssemos: estar em Deus

  • FAZER o que Ele planejou que fizéssemos: Dar frutos e produzir vida de Deus na terra.

Tivemos ainda momentos de descontração com uma dinâmica entre as igrejas e apresentação das nossas crianças com um louvor. Saímos com nosso coração realmente aquecido pelo Senhor e prontos para cumprirmos o nosso chamado: Dar Frutos.


Ministério de Comunicação do Distrito Norte

Fotos: Equipe de Comunicação do Distrito Norte.


Distrito Sul

No último sábado (19) comemoramos o dia do Coração Aquecido, muito conhecido por todos nós metodistas.


Sou da igreja Metodista em Campo Belo, e o encontro do nosso Distrito Sul foi realmente um sábado aquecido, momento de alegria e comunhão, aquecidos não somente por estarmos juntinhos em um dia bem frio, mas principalmente por sentirmos a presença do Senhor naquele lugar. Nossas igrejas se uniram desde a montagem do programa até o momento do famoso lanchinho final que os metodistas bem sabem, rs.


Agradecemos à Deus pelos nossos pastores, que se empenharam e tornaram nosso Coração Aquecido dinâmico e impactante, que possamos buscar cada dia mais nos outros 364 dias do ano, não somente aquecer nossos corações, mas transbordar, para que a Glória do Senhor seja manifestada e Seu Nome reconhecido! No Amor de Jesus.


Soraya Arbex

Membro da Igreja Metodista em Campo Belo

Fotos: Henrique Schwerdtfeger Barbosa Corrêa.


Distrito Leste 1

No último sábado (19) o Distrito Leste 1 se juntou para celebrar e relembrar a experiência do Coração Aquecido de John Wesley na Igreja Metodista em Itaim Paulista.


Nem mesmo o frio foi capaz de afastar mais de 300 pessoas de todos os lugares do distrito, que encheu a nossa quadra com momentos impactantes de muita alegria, louvor, adoração, emoção, aprendizado e podemos sentir realmente nossos corações aquecidos junto com a presença do Espírito Santo.


Agradecemos a Deus e aos pastores por terem levado a palavra, amor e os ensinamentos de Jesus Cristo.


Temos a certeza de que estamos no caminho certo, no caminho da videira de Cristo.


Daniel Camuçatto

Pastor na Igreja Metodista em Itaim Paulista

Fotos: Ministério de Comunicação em Itaim Paulista.


Distrito Leste 2

A Celebração do Coração Aquecido do Distrito Leste 2 foi um tempo de muita alegria e comunhão. Nos reunimos em um grupo de aproximadamente 250 pessoas, entre crianças, juvenis, jovens e adultos, na Igreja Metodista em Arthur Alvim, que nos recebeu calorosamente!


Durante a Celebração, fomos motivados pelo Bispo Peres a buscar a nossa própria experiência, deixando que Jesus reine e aqueça os nossos corações. Assim como foi ressaltada pelos Pastores e Pastoras a importância da manifestação do Espírito Santo em nós e através de nós (Espírito: Criador, Consolador, Nossa Fortaleza e Unificador).


Adoramos ao Senhor através das orações, dança, a singela e significativa participação das crianças, dos hinos e cânticos, estes que nos conduziram de músicas antigas às mais atuais, alcançando todas as igrejas e faixas etárias. Trazendo à nossa memória que a maravilhosa graça, e o infinito amor de Deus, que não nos desampara e um dia voltará para nos buscar, precisam ser espalhados a toda humanidade. John Wesley entendeu que a sua experiência com Deus, o seu coração aquecido, também precisa impactar e alcançar a sociedade.


Nosso SD, Rev Ronald da Silva Lima, nos trouxe uma mensagem reflexiva e renovadora: Jesus é a videira verdadeira, Ele e ninguém mais. Ele é a videira porque a seiva vem da Cruz de Cristo e é ela que vai fazer com que, no momento certo, a videira floresça.


O desejo é que nossas igrejas tenham a força dessa seiva, vejam o seu potencial e o que podem fazer para melhorar. Já que pretendemos fazer a diferença, esta acontece quando homens e mulheres se apresentam buscando a INTEGRIDADE. Para nós Metodistas, o processo de SANTIFICAÇÃO dura a vida toda.


Há ramos da videira espalhados por todo Distrito Leste 2, e o Senhor está em cada igreja. E o desejo dos nossos Pastores e Pastoras é que esses ramos venham gerar frutos com a mente e caráter renovados, para a honra e glória do Senhor. E como bons metodistas que somos, finalizamos nossa Celebração com um momento de agradável comunhão e um saboroso lanche. Inclusive, um destaque especial para o suco verde, que estava delicioso!


Angélica Garcia Batistela

Membro da Igreja Metodista em Vila Formosa

Fotos: Marina Barone.


Distrito Oeste

Com grande alegria e forte motivação para expressar gratidão a Deus e vivenciar uma experiência de despertamento espiritual, cerca de quase trezentos irmãos e irmãs, vindos das diversas igrejas do Distrito Oeste, dirigiram-se ao novo templo da Igreja Metodista do Butantã, no dia 19 de maio, para participar da Celebração Distrital do Coração Aquecido.


Fundamentada no texto de João 15.5, que diz: "Eu sou a videira, e vós sois os ramos", toda a programação foi preparada com muito amor, organização e criatividade, a fim de proporcionar um tempo de comunhão, adoração e profunda intimidade com Deus. A direção segura e ungida dos diversos Pastores(as) do Distrito, que se intercalavam nos momentos do culto, a participação das igrejas, por meio do coral, das danças, e dos cânticos de adoração, apresentação das crianças, ministração da Ceia do Senhor, e, também, da Palavra poderosa de renovação espiritual, ministrada pela Pra. Laura Valentim, proporcionaram um ambiente de unção, quebrantamento e consagração de vidas aos pés do Senhor.


Ao final, todos puderam saborear um delicioso bolo de pote, oferecido pela Igreja Metodista do Butantã, como parte da Celebração de inauguração do Novo Templo. Foi um final marcado por comunhão e integração de todos os irmãos e irmãs das diversas igrejas do Distrito Oeste.


Que o Espírito Santo continue soprando com poder e graça na vida de todas as nossas igrejas, gerando unidade, discipulado, santificação e crescimento numérico. Que os nossos corações sejam aquecidos a cada manhã e conduzidos em direção aos clamores do mundo, rumo aos que necessitam do grande amor de Deus, da paz, da justiça e da transformação de vida.


Pr. Jonas Barreto

SD do Distrito Oeste

Fotos: Matheus Teófilo e Julia Zucoloto | Edição: Jacqueline Mattos.


Distrito Litoral

No sábado (19) às 16h o distrito litoral realizou a celebração do Coração Aquecido nas dependências da Igreja Central em Santos, onde se reuniu quase 300 metodistas de todo o distrito litoral.


Foi uma celebração muito especial e bem peculiar, nossos corações foram incendiados, motivados e inspirados por Deus. O tom desta celebração girou em torno da unidade, do sermos um só corpo em Cristo e não igrejas dividas ou separadas por suas cidades e bairros. Nesta celebração todos participaram direta ou indiretamente: contamos com um grupo de intercessão distrital, equipe de apoio em toda a estrutura, recepção, cozinha, crianças, áudio e visual e etc, tivemos também a celebração KIDS, apresentações de grupos de dança, muito louvor, muita adoração e uma palavra de alinhamento e avivamento de nossa SD Pastora Tays Rocha; onde nos ministrou sobre a importância de sermos um com Cristo, para sermos uma só Igreja que gera frutos em Cristo: “Ser um com Cristo é não ser diferente a Ele, nem ser diferente d’Ele. Devemos permanecer no que Ele é, para gerarmos os frutos que Ele quer”. Em suma como pastor pude sentir a atmosfera do favor de Deus sobre nós para um novo tempo de comunhão com a cabeça que é Cristo, e com o corpo metodista de Cristo.


Que venham tempos como este de comunhão sobre nós para o avanço do Reino no distrito litoral. A graça e a paz se multipliquem a todos!


Israel Rocha

Pastor na Igreja Metodista em Praia Grande

Fotos: Rafael Ribeiro e Anselmo.


Distrito Grande ABC

O Distrito ABC realizou a sua celebração do Coração Aquecido no Salão Nobre cedido pela Umesp. Preparamos um Culto formal, mas alegre e festivo. Praticamente todos os pastores do Distrito participaram - de alguma forma - da programação. Nas semanas que antecederam ao evento, nos reunimos para planejamento. A inspiração, com certeza vinda do Espírito, foi mostrar as "Marcas do Metodismo" como sendo os frutos de Cristo em nossa denominação. Entendemos que há um "jeito" próprio do metodista ser no mundo, desde o seu surgimento no século 18. Entretanto, o que estamos vendo nas últimas décadas é a perda de nossa beleza doutrinária, e de nossas características que foram tão fundamentais para caracterizar o cristão metodista ao longo de sua história. Por isso, continuamos entendendo que Deus levantou um 'povo diferente' neste lugar, para proclamar o Seu Nome. Hoje, por conta da 'massificação' que ocorre no mundo evangélico, estamos adquirindo um 'rosto' que pouco, ou nada tem, dos princípios wesleyanos. Durante a programação procuramos relembrar e enfatizar as nossas marcas - que, diga-se de passagem, são inegociáveis. A pra. Amélia Tavares introduziu o tema, e durante os diversos momentos do Culto, pastores assumiram o púlpito e trouxeram uma breve reflexão:

  • 1ª Marca: INTEGRIDADE (Pr. Edson Cesar)

  • 2ª Marca: TEMPERANÇA/EQUILÍBRIO (Pr. Edemir Antunes)

  • 3ª Marca: COMPROMISSO SOCIAL (Pr. Eliziário Reis)

  • 4ª Marca: SANTIDADE (SD Pr. Daniel Rocha)

  • 5ª Marca: UM CORAÇÃO AQUECIDO (Pr. Carlos Guilherme)

  • 6ª Marca: ZELO EVANGELÍSTICO (Pr. Alexandre da Silva)


Estivemos reunidos entre 250 e 300 pessoas, incluindo o belo Coral Distrital (mais de 40 vozes), a Banda Distrital (integrantes de diversas igrejas), 33 Crianças (a Acadêmica Simony Piva esteve com elas e mais um grupo de auxiliares).


Daniel Rocha

Pastor na Igreja Metodista em Santo André

Fotos: Cedidas pelo Pastor Daniel Rocha.


Distrito Sorocaba

A presença do Espírito Santo aqueceu o coração de mais de 250 irmãos e irmãs que estavam reunidos na Igreja Metodista de São Roque para celebração do distrito Sorocaba no dia 19 de maio, apesar da tarde fria.


A celebração contou com a presença de todos os pastores e pastoras e igrejas locais. Momentos de comunhão, louvor, oração e muita alegria tornaram a tarde do dia 19 especial. O culto teve participação dos Ministérios de louvor das igrejas de São Roque e Capão Bonito e do Ministério de Dança da Igreja Central de Sorocaba. Testemunhos sobre a missão motivaram a participação na Oferta Missionária Nacional. A equipe Distrital de crianças fez um lindo trabalho com as crianças presentes trabalhando o tema do fruto.


Na palavra Pastoral ministrada pelo SD Eduardo Seixas, a comunidade reunida foi lembrada, a partir do texto de João 15, que o Senhor nos chamou para dar frutos, muitos frutos e os melhores frutos, e para que isso aconteça é preciso estar ligado na videira que é Jesus, submeter-se às podas e limpeza para dar mais frutos e permanecer. O pastor salientou a presença necessária do Espírito Santo em nós, que é a seiva que nos dá vida e nos faz frutificar.


Ao final da palavra, a oração pelo renovo do Espírito Santo na vida de seus filhos e filhas ali presentes confirmaram a presença do Senhor no meio do povo reunido.


Mauren Julião

Pastora na Igreja Metodista em Mairinque

Fotos: Cedidas pelo Pastor Eduardo Seixas Jr.


Distrito Central

O distrito central realizou a celebração da experiência do coração aquecido na igreja em Diadema, uma das congregações da Catedral. A programação começou pela manhã com evangelismo pelos arredores da igreja e brinquedos para as crianças, assim como algumas barracas de comida organizadas pela igreja local. Tivemos a oportunidade de espalhar a chama desse amor tão puro que nos une.


O culto começou com a participação do cantor Éber Lincoln que entoou algumas músicas do seu CD recentemente lançado. O ministério de louvor demonstrou diversidade e companheirismo sendo formado por músicos de algumas igrejas do distrito central, assim como os pastores e pastoras que participaram do culto. Foi um momento de festa, de valorizarmos a caminhada metodista, mas principalmente não deixando de lado o amor verdadeiro. A palavra ministrada pelo Pastor Alex da igreja Presbiteriana em São José dos Campos foi poderosa e fez todos refletirem sobre a graça de Deus e como essa graça nos envolve.


O encerramento da noite se deu com a participação das crianças que com muita alegria e empolgação cantaram uma música que falava sobre os frutos e seu dever de espalha-los. Foi um dia marcado pela bondade de Deus em nossa vida!


Ricardo Lopes

Membro da Catedral Metodista de São Paulo

Fotos: Ricardo Lopes.


Assessoria de Comunicação

da Igreja Metodista 3RE.

255 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page