top of page
  • Foto do escritorSede Regional 3RE

Dia do Pastor e da Pastora Metodista

“Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.” João 21.17


Nesse diálogo vemos Jesus fazendo, por três vezes, um segundo chamado na vida de Pedro. É um pedido simples e ao mesmo tempo de uma tremenda responsabilidade, ainda mais diante do Mestre:


“Apascente as minhas ovelhas”


No segundo domingo de abril comemoramos o dia do Pastor e da Pastora Metodista, que marca a presença de mais de 150 anos do início da missão metodista permanente em nosso país.


Em abril de 1867, após uma pausa de 25 anos desde a primeira vinda de missionários metodistas no Brasil, iniciou-se um trabalho contínuo por meio da chegada do Pastor L. J. E. Newman. Assim, convencionou-se o segundo domingo de abril como sendo o Dia da Pastora e do Pastor Metodista.


O dicionário digital define apascentar como*:


1. conduzir ao pasto. 2. vigiar no pasto; pastorear. 3. nutrir(-se), alimentar(-se), sustentar(-se). 4. fig. dar alimento espiritual, ensinar, doutrinar; guiar. |"é ofício do bispo a. os fiéis" 5. fig. recrear(-se), deleitar(-se), entreter(-se) [com]. "apascentava o olhar (com aquela paisagem)"

Hoje há, nas muitas denominações cristãs de nosso tempo, diversos títulos para os líderes: obreiro, apóstolo, diáconos...


Jesus identificou-se simplesmente como O Pastor:

Em João 10.11 Jesus diz: “Eu sou o Bom pastor”, e acrescenta: “o bom pastor dá a sua vida pelas suas ovelhas”.

“Apascente as minhas ovelhas”


Esse é o chamado pastoral: apascentar as ovelhas. Esse “simples” chamado altera o percurso de uma vida inteira, de uma família inteira, de muitas comunidades e atinge incontáveis pessoas e histórias nas igrejas locais.


Comemoramos o dia daquelas e daqueles que ouviram a voz do mestre dizendo:


“Apascente as minhas ovelhas”


E a partir daí, dedicam suas vidas, seus dons, seus talentos, e até mesmo sua família a cumprir o seu chamado.


Queremos deixar a nossa gratidão, a nossa oração e intercessão, nossa homenagem aos pastores e pastoras metodistas, de maneira especial aos pastores e pastoras da Terceira Região.


Que o Senhor esteja sobre vocês, que o Senhor esteja com vocês

E nós, leigos e leigas, estamos aqui para caminharmos juntos e colocamos também nosso dons e talentos a serviço do Reino de Deus e do povo.


Que o Bom Pastor, de quem todos e todas somos ovelhas, apascente o coração e a vida de cada um e de cada uma.


Parabéns queridos pastores e pastoras!

Assessoria de Comunicação 3ªRE

Rogério Silva e Vinícius T. Carvalho


*Disponível em: ‹https://www.google.com.br/search?rlz=1C1CHZL_pt-BRBR785BR785&q=Dicion%C3%A1rio#dobs=apascentar›. Acesso em: 03 Apr. 2018


Na semana de comemoração do Dia d@ Pastor@ Metodista (segundo domingo de abril), acompanhe uma série de testemunhos pelo Instagram e Facebook da Região... Curta e compartilhe!
E ainda vem muito mais por aí... acompanhe em nossas redes sociais!
Instagram e Facebook! Curta e compartilhe!

382 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page