• Sede Regional 3RE

Diálogo sobre Saúde Pastoral 2019

Identificando e enfrentando perigos

Uma reflexão pós-evento


Há muito tempo, e em consonância com muitos líderes evangélicos, tenho orado e refletido acerca do tema Saúde Pastoral.


A cada notícia de algum Pastor que se suicida, meu coração fica muito apertado.

Em certo momento desta reflexão, caminhada de oração e angústia, fui despertado para a realidade de que precisamos fazer algo mais concreto. Ficar surpreso e sem entender a cada notícia o que está acontecendo é muito pouco... Na verdade, resolve muito pouco.


O evento Diálogo sobre Saúde Pastoral foi um dos caminhos que nos chegou para alguma ação concreta. Identificar e tomar consciência são os primeiros passos, sem os quais não é possível nenhuma ação. O segundo passo é enfrentar os perigos.


Nossa caminhada passa pela realidade pessoal de cada Pastor, de cada Pastora no sentido de reavaliar sua realidade com toda franqueza visando identificar os possíveis perigos. Em um segundo momento é hora de enfrentar fazendo as mudanças e adequações necessárias; procurar ajuda em grupos de pastoreio mútuo; e, se for o caso, ajuda profissional.

Em outra perspectiva a caminhada passa por reflexão, discussão e busca de caminhos que repensem a vocação pastoral. Será que nós Pastores e Pastoras estamos vivenciando a vocação pastoral nos moldes que a Palavra de Deus nos apresenta? Será que a expectativa que temos – tanto pessoal quanto denominacionalmente – reflete o modelo pastoral apresentado pela Palavra de Deus?


Diálogo sobre Saúde Pastoral foi apenas um começo e precisamos dar continuidade para que no futuro não tenhamos que ouvir relatos tristes e lamentáveis.


Essa é a minha oração e o desafio que Deus tem colocado em meu coração, e gostaria que fosse o seu também!


Pastor Eduardo Goya

Presidente da Convenção das Igrejas Evangélicas Holiness do Brasil

Fotos do evento "Diálogo sobre Saúde Pastoral 2019"



Comentário


A ideia não é vitimizar, nem vilanizar, nem heroicizar e nem mitificar. Também não é absolutizar algum caminho apontando soluções rígidas e únicas. Mas, a ideia é refletir e dialogar, para melhor perceber a realidade pastoral e a visualizar formas de vida e ministérios mais saudáveis.


Além das questões individuais, que promovem o adoecimento ao longo do exercício pastoral, ainda há outras questões a considerar. Os perigos podem estar maquiados em outras questões, como:

  • a) Os desafios da organização pastoral (que envolvem a divisão das tarefas e as relações interpessoais no ministério).

  • b) As ideologias de sucesso institucionais (voltadas para a produtividade e resultados, numa competitividade do mercado religioso).

  • c) A exigência de liderança mítica (em que se deposita sobre o Pastor um status de ser sagrado com atribuições divinas).

  • d) A desumanização do trabalho pastoral (em que há restrito reconhecimento de que Pastores também são seres com necessidades igualmente as demais pessoas).

  • e) A banalização do sofrimento pastoral (numa naturalização do sofrimento, em que é requerido que o sofrimento seja suportado com a estirpe de um herói que nunca se queixa, não adoece e jamais desfalece).

  • f) A gama de influências da contemporaneidade (séculos 20 e 21) que implementam a sociedade do espetáculo, das relações descartáveis, da morte dos ideais, da fragilidade do tecido social, da falência da solidariedade, dos adoecimentos no trabalho e do reino do dinheiro.

Dialogar sobre a saúde do trabalho pastoral é um convite que a Eirene do Brasil faz a todos os envolvidos no ministério pastoral, liderança em Igrejas e comunidades cristãs.

Dra. Clarice Ebert

Eirene* – publicado no Facebook



Depoimentos


O evento de teve uma proposta muito interessante e atual. Achei bem pertinente. Pelos muitos testemunhos que pudemos ouvir, nossa profissão carece de atenção efetiva sobre a saúde emocional. Em outra oportunidade gostaria de ouvir aprofundamentos sobre a prevenção de doenças emocionais. E sugiro que tenhamos exposições mais dinâmicas. Mas também reconheço e parabenizo a iniciativa. Também agradeço a nossa Igreja por se preocupar e nos incentivar.


Que possamos sentir esse cuidado e principalmente o cuidado de Deus em nossas vidas e ministérios.

Pastora Ana Carolina Chizzolini Alves

“Não estou só!”. Foi assim que me senti ao participar do seminário Diálogo sobre Saúde Pastoral. Não é fácil perceber que pertenço a um cenário extremamente adoecedor: o ministério que Jesus me confiou. Contudo, estar com Pastores e Pastoras das mais diversas denominações de tradição Metodista mostrou-me algumas coisas: primeira: Não são somente os Pastores e as Pastoras da Igreja Metodista do Brasil que passam por isso; todos os Pastores e Pastoras estão sujeitos as mazelas de uma vida pastoral integral adoecedora. Segunda: é possível ter saúde dentro deste contexto! Terceira: é preciso ser humano, reconhecer limitações, não andar sozinho, desfrutar de tempos de lazer, e principalmente andar junto! Constatei que a nossa Igreja tem procurado fazer isso por meio do Pastoreio de Pastores/as na 3ª RE. Sou grata a Deus por isso! Por estar nesse projeto, não andar mais só, descobrir nos demais Pastores e Pastoras a nossa maior riqueza: o outro! Amo nossa Igreja! Amo a Jesus! Amo nossos Pastores e Pastoras! ❤

Pastora Laura Rocha Costa Valentin

O seminário Diálogo sobre Saúde Pastoral foi fundamental para o meu ministério. Aprendi a identificar meus próprios gatilhos que podem me levar a um quadro de enfermidade psicológica e, com o reconhecimento destas limitações e gatilhos, posso buscar ajuda o que, com certeza, me trará melhor qualidade de vida e um ministério mais qualificado.

Pastor Renato Saidel Coelho


*Eirene é um termo usado na Bíblia. Vem do grego e significa paz, harmonia, reconciliação, bem-estar.


Eirene é uma associação Internacional, de raízes latino-americanas, sem fins lucrativos, de profissionais cristãos que trabalham em favor do desenvolvimento, fortalecimento e defesa da saúde integral da família no Brasil, na América Latina e no mundo.

#Metodista3re #IgrejaMetodista #MeioAmbiente #Pastor

0 visualização
INSCREVA-SE E FIQUE ATUALIZADO!
  • Facebook iConexão
  • Facebook IM3RE
  • Instagram IM3RE
  • Twitter IM3RE
  • YouTube IM3RE
  • SoundCloud IM3RE
  • LinkedIn IM3RE
  • Maps IM3RE

Faça aqui a sua assinatura e as atualizações do informativo online!

© 2018 por Sede Regional da Igreja Metodista 3ªRE | iConexão.

Whatsapp: +55 (11) 9.8346.0020