top of page
  • Foto do escritorSede Regional 3RE

FALANDO SOBRE MISSÕES

Atualizado: 17 de jul. de 2018

“Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido” – Lucas 19.10
"Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” – João 3.16

Quão poucos são os amigos de Deus e do homem, que esgotam todas as suas energias fazendo o bem a todos os homens e que estão prontos a sofrer todas as coisas, inclusive a própria morte, para salvar uma alma da morte eterna! – (John Wesley – Sermão do Monte – Discurso XI).


Esclareço que Missão e Missões não são palavras sinônimas e não expressam a mesma ideia. Elas têm significados diferentes. No desenvolvimento da pastoral, pretendo esclarecer os conceitos sobre o tema.



Missão

Missão é o trabalho amoroso de Deus para trazer a espécie humana para perto de Si. A isso, dá-se o nome de reconciliação.


É propósito de Deus que todos os homens e mulheres sejam alcançados pelo toque de sua graça. Toque que pode despertar a pessoa para sentir o amor de Deus e assim, fazer opção por Ele e assim, se tornar cidadão do Reino.


Nosso Plano para a Vida e a Missão da Igreja orienta, em sua letra B – item 5:

“A missão é de Deus – Pai, Filho e Espírito Santo. O objetivo é construir o Reino de Deus. O seu amor é a força motivadora de sua presença e ação”.

O Bispo Raul Garcia, da Igreja Metodista do México, em um de seus sermões, no XIX Concílio Geral da Igreja Metodista no Brasil, falando sobre a missão, disse o seguinte: A visão (missão) de Deus é a missão da igreja e a missão da igreja é a minha missão.


Assim, a missão é de Deus e Ele através de Seu Filho, Jesus Cristo, estabelece a Igreja e lhe confere por vocação a Sua missão. Deste modo, missão é o ministério global da igreja para evangelização mundial.


Missões

Missões é a participação da Igreja, como corpo de Cristo, no cumprimento da missão. Missões usa estratégias, como formação de grupos de ação missionária, envia vocacionados à lugares longínquos, em que podemos participar indo e ou orando e/ou doando valores para sustentar aqueles e aquelas que são enviados.


Missões tem como fim alcançar lugares em que a igreja como um todo não pode estar, mas que alguém ou algumas pessoas são enviadas, em nome da igreja, para que a missão seja realizada.


Missões se multiplicam em vários enfoques pelos quais a igreja abençoa o mundo. São múltiplas porque a bênção do Senhor toca em todas as dimensões da existência humana. Onde a vontade de Deus está sendo encarnada, missões estão sendo realizadas:


Para nós metodistas, as missões, no sentido de levar a salvação e a reconciliação com Deus, pode e deve acontecer no local em que o metodista esteja presente. Em todos os lugares. Em todas as oportunidades que se apresentar para socorrer às necessidades básicas para a sobrevivência de alguma pessoa ou para ministrar a alguém a Palavra de Deus, é tempo para realizar missões.


John Wesley assim se expressou, aos metodistas que estiveram sob o seu pastoreio e deixou esta orientação em suas Doze Regras que seria norteadora das ações do povo metodista e essa regra cabe bem para os metodistas brasileiros:


“Nada mais te compete fazer além de salvar almas. Portanto, gasta-te e deixa-te gastar nessa obra. Tua tarefa não é pregar tantas vezes; tua obrigação é salvar tantas almas quantas puderes; conduzir tantos pecadores quantos te for possível ao arrependimento; depois, com todas as tuas forças, edificá-los na santidade, sem a qual ninguém verá jamais ao Senhor”. (Extraído de “As Doze Regras” – John Wesley).


Consideração

Este pequeno texto tem o propósito de motivar aos e às metodistas de nossa região para o estudo e envolvimento na missão. Que fique esclarecido que todo o trabalho desenvolvido pela Igreja, seja no sentido de assistência social, como entregar comida e cobertores ao povo de rua, atendimento às famílias com cestas básicas, visitas aos presos e às presas ou em hospitais, é entendido como missões, pois é a forma como a igreja realiza a missão. Entretanto, corre-se o risco de as ações da igreja se tornar meramente assistencialismo. A missão acontece quando ao pecador ou à pecadora, aquele ou aquela que está nas trevas, tem oportunidade através da assistência oferecida pela igreja, conhecer e receber o Cristo Salvador, reconciliando-se com o Pai.


Entendemos que missões, além de enviar missionários e missionárias a lugares longínquos, acontece também quando a igreja deixa o templo e vai ao encontro dos que se encontram perdidos e sem esperança de um futuro promissor e daquelas que se encontram desgarradas como ovelhas que não tem pastor e nem pastora para que se junte ao rebanho do Senhor. Jesus disse:

Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor” – João 10.16.

Desafio

“Na Igreja Metodista o Missionário é você”.

Esta é uma frase corrente no meio da Igreja Metodista. A ideia contida neste lema é a de conscientizar que a missão de Deus pode ser realizada a qualquer momento e em qualquer lugar em que se tenha a presença de um metodista convicto de que ele ou ela pode realizar a missão por ter seu coração cheio com o Espírito Santo. Aceite o desafio e faça a missão onde você estiver.


José Carlos Peres

Bispo presidente da Igreja Metodista 3RE


1.099 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page