top of page
  • Foto do escritorSede Regional

Fórum dos direitos da criança e do adolescente 2020

Com alegria realizamos o Segundo Encontro do Fórum dos Direitos

da Criança e do Adolescente da Igreja Metodista – 3ª RE.

Este ano, o grande desafio foi não poder reunir os/as participantes pessoalmente.


Entretanto,

a iniciativa de realizar o encontro via internet alavancou o acontecimento, potencializando a participação de muito mais pessoas, considerando a facilidade de acesso ao conteúdo e a gratuidade.

O Fórum aconteceu por meio de lives que foram transmitidas simultaneamente no YouTube e Facebook Regionais. Foram no total cinco lives, realizadas em cinco quintas-feiras seguidas. O Fórum teve início no dia 6 de agosto. O encerramento aconteceu no dia 3 de setembro. O total de acesso às lives no Facebook foram 751; no Youtube foram 765 até o dia 10 de dezembro – dia em que este artigo foi escrito.


Vamos mostrar o acesso individual de cada live.


O tema do Fórum foi “A família e os direitos da criança e do adolescente” tendo em vista o papel fundamental da família na vida deles. E, para nos inserir no assunto, foram ouvidas quatro profissionais de áreas diferentes, mas que atuam no Sistema de Garantias do Direito da Criança e do Adolescente.

É imprescindível destacar que neste tempo de pandemia, distanciamento social, novas situações com seus novos problemas surgiram. As lives do Fórum trouxeram grande contribuição. As colaborações compartilhadas esclarecem pontos fundamentais atuais necessários de serem reconhecidos para um cuidado mais adequado à criança e ao adolescente.

Começamos ouvindo a conselheira tutelar Maria Aparecida de Lima que fez uma bela e profunda introdução dos Direitos da Criança e do Adolescente e do papel fundamental que a família tem na garantia destes direitos. Apontou também os novos desafios que o distanciamento social trouxe. Toda pessoa precisa conhecer esta live. Até o momento foram 348 visualizações.


Na semana seguinte ouvimos a profissional da saúde, Angélica Unbehauer, enfermeira, que também trouxe uma fala conscientizadora e inspiradora a tal ponto de ser convidada para fazer uma live extra, focando mais na saúde do adolescente. Muito se falou sobre a violência vivida pela criança e pelo adolescente para também poder identificar neste tempo de pandemia. Esta live teve 306 acessos até o momento.



No dia 20 de agosto ouvimos a profissional da Educação, Vania Balthazar, que é pedagoga e coordenadora pedagógica. Vania falou do papel fundamental da família na educação da criança e do adolescente, papel que é insubstituível, mas que tem a escola como grande aliada. Foi feito o essencial destaque das grandes mudanças que houve em 2020 devido às aulas ocorrerem nas residências, via internet, e as grandes dificuldades enfrentadas por todos: crianças, adolescentes, pais, responsáveis e os/as profissionais da educação. Foram 278 visualizações.



A live seguinte foi com a profissional Carolina H. de M. Lacerda, assistente social do judiciário, que contribuiu grandemente informando sobre a escuta da criança e do adolescente que já tiveram negados alguns de seus direitos. Carolina falou sobre a rica forma de trabalho entre os/as profissionais que promovem os direitos que é o trabalho em Rede. Ela compartilhou sobre os grandes desafios que o distanciamento social trouxe para a rotina da efetivação dos direitos da criança e do adolescente. Até o momento temos 285 visualizações.



No dia 3 de setembro foi realizada a live extra, com a profissional enfermeira Angélica Unbehauer que, com uma comunicação envolvente e apaixonada, trouxe diversos subsídios para os cuidados com a saúde do/a adolescente, esta idade tão especial e ao mesmo tempo desafiadora porque tem as suas particulares necessidades e potencialidades.



Até hoje temos 299 visualizações.

Cada live foi dirigida pela revda. Zuleine D. Gomes, coordenadora do fórum. Zuleine iniciava os encontros com uma breve devocional e pôde contribuir de forma especial considerando sua experiência de quatro anos seguidos como conselheira de direitos na Estância Turística de Eldorado, Vale do Ribeira. Zuleine esteve por dois anos na Presidência do Conselho.

Nossa imensa gratidão a cada profissional voluntária que se disponibilizou em contribuir com sua rica e especial experiência para o fortalecimento da compreensão do papel da família na garantia dos direitos da criança e do adolescente, possibilitando o fortalecimento da prática missionária da Igreja. Estas profissionais receberam um exemplar do livro “Pais e Mães que Oram”, organizado por Soraya e Junior Junker, como símbolo de gratidão da Igreja Metodista na 3ª RE. Agradecemos também ao Vinicius, da Sede Regional, e Marê, que contribuíram com seus conhecimentos técnicos para que as lives fossem transmitidas. Agradecemos também à Vania Balthazar que tem contribuído com a idealização do Fórum. Agradecemos a cada pessoa que pode participar e, inclusive, contribuir com seus comentários.


A Deus toda honra e toda glória.

Se você não pode participar, assista às lives. Elas continuam disponíveis no Facebook e Youtube da Região. Mas, sem dúvida, esperamos você no próximo Encontro do Fórum Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente. Participe!

Zuleine D. Gomes

Pastora e Coordenadora do Fórum


50 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page