top of page

Leonardo César Assunção Rodrigues de Souza


Leonardo César Assunção Rodrigues de Souza, 29, servo de Deus, filho, irmão, tio, neto, sobrinho, primo, amigo de muitos e Policial Militar, integrante do 3º Batalhão de Ações Especiais (BAEP).


Muitas qualidades o descrevem, incontáveis histórias expressam quem foi o Leonardo, carinhosamente apelidado de Momo, humano em meio à sua família, amigos e o Soldado Assunção, profissional aplicado, empenhado no cumprimento de sua missão, amante da farda e dos valores que ela transmite.


Sabemos que Deus tem Seus propósitos e reserva um a cada filho. Na última sexta, 12 de janeiro, Ele cumpriu Seu propósito na vida do Momo e nos despedimos de nosso amigo que veio a falecer em uma operação, nas palavras de seu pai, “Deus me deu essa honra, de ver meu filho morrer no cumprimento do dever, um verdadeiro soldado”.


Sua família, desde o momento das buscas, sempre confiando e acreditando no controle de Deus sobre a situação, ainda que a resposta não fosse a que nossos corações desejavam, ensinando a todos uma das maiores lições de coragem e fé no momento da perda e da angústia, consolando muito mais que sendo consolados.


Aos que estiveram presentes abraçaram o tio Léo, pai orgulhoso sendo militar sabe muito bem o que é cumprir bem uma missão. Chefe de família, que deixava uma mensagem diferente a cada um que o cumprimentava e o abraçava.


Tia Cidinha, que também expressava o sentimento de missão cumprida de uma mãe que governa o lar, em suas palavras “o sentimento de dever cumprido por ter criado e educado filhos que fossem servos perante Deus e cidadãos honestos perante a sociedade”.


Das palavras de seus irmãos, João Gabriel, Lorena e José Augusto, “a dor é muito grande, mas como cristãos cremos que ele está na glória”; “declaramos que ele está vivo e que Deus o cobriu de glória”; “mesmo com o coração partido devemos nos alegrar nessa confiança e nesse consolo do Senhor, apesar da dor a gente glorifica e procura ficar alegre porque há festa no céu, pois mais um filho dEle que foi, e foi um filho muito amado, tanto aqui e será lá, então que nós possamos nos alegrar com a festa no céu que há nesse momento”. E a passagem do Salmos 91: 14-16, que diz: “ (14)Porque ele me ama, eu o resgatarei; eu o protegerei, pois conhece o meu nome. (15) Ele clamará a mim, e eu lhe darei resposta, e na adversidade estarei com ele; vou livrá-lo e cobri-lo de honra. (16) Vida longa eu lhe darei, e lhe mostrarei a minha salvação. ”


Sua despedida define bem o homem que é em nossos corações, grande, gigante. Uma despedida digna do herói que foi, reuniu uma corporação inteira orgulhosa de seus feitos, se aqui as sirenes ecoaram em sua homenagem e marcaram a cidade de Lorena com suas luzes e sons, no Céu os anjos cantavam louvores à Deus, houve festa no céu.


No trecho da oração do BAEP, “Senhor! Não permitas sermos atingidos pelos dardos inflamados dos nossos inimigos, dai-nos a couraça da justiça, na preparação das missões a serem realizadas que tenhamos força, coragem, honra, fé todos os dias, seja nosso escudo durante todos nossos combates, nos conceda o capacete da sabedoria, para que, debaixo de tua proteção, alcancemos a vitória, pois Teu é o Poder, o Reino e a Glória para todo o sempre! BAEP! BAEP! BAEP! AMÉM!”, os agradecimentos pelas homenagens prestadas dos irmãos de farda e a nossa intercessão pela proteção do Pai sobre as vidas de todos vocês.


Ao querido Momo, nosso até breve, nossa continência e a gratidão por muito ter nos ensinado.


Por tudo isso, irmãos, e por muito mais que Deus ainda tem a nos mostrar, glorificamos o nome dEle e confiamos em seus propósitos, porque Ele é Deus.

O mais importante é que Deus está conosco!


Lorena Kelly Assunção Rodrigues de Souza

Irmã e Membro da IM em Lorena


Diego Ferreira Alves Theodoro

Amigo e Membro da IM em Lorena


31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page