“Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi dado” (Romanos 5.5).
Introdução
Os relatos que se seguem estão fundamentados nas tarefas educacionais da Missão Metodista em Petrolina e Juazeiro para a “formação de quadros” nestes nove anos da implantação do trabalho metodista nestes lugares. Esperamos, assim, compartilhar o que temos realizado e receber orientações para os passos vindouros, com o desejo de formar pessoas para o trabalho de evangelização, ou seja, “salvar almas para o Senhor Jesus”, em uma situação de missão em nosso imenso território brasileiro, marcado por desafios e oportunidades.
As iniciativas educacionais estão intimamente ligadas ao Centro Metodista de Educação do Nordeste (Cemene) Recife, PE, com o objetivo de manter a conexidade da 3ª Região, SP, com a Região Missionária do Nordeste (Remne).
1. Nossa história
A Missão Metodista em Petrolina e Juazeiro teve início definindo sua razão de ser aqui no sertão.
1.1. Visão da Missão
A visão da Missão Metodista em Petrolina e Juazeiro é espontânea e flexível.
A Missão tem a visão de salvar almas para o Senhor Jesus e desenvolver práticas de evangelização e de plantação de igreja, segundo a orientação do Espírito Santo de Deus na perspectiva do discipulado focado na “Salvação, Santificação e Serviço”.
A visão se concretiza por intermédio de ações pastorais de Acolhimento, Consolo e Esperança e se expressa por meio da Adoração, do Louvor, da Palavra e do Serviço, conforme o “Ide” do Senhor Jesus (Mateus 28.19).
Bispo Geoval Jacinto da Silva e Vera Maria Nóbrega da Silva.
Petrolina, PE, julho de 2013.
1.2. Início da missão
O início da Missão Metodista em Petrolina e Juazeiro, aconteceu na primeira semana de julho de 2013, com uma reunião de oração e estudo bíblico. As reuniões aconteciam duas vezes por semana, no apartamento do bispo Geoval e da irmã Vera. Com a graça de Deus, celebraremos, no mês de julho, nove anos de existência.
1.3. Missão no Núcleo de Desenvolvimento Irrigado “Senador Nilo Coelho” – N10
Em outubro do mesmo ano, após uma visita pastoral, iniciamos a missão na zona rural. Em 2016, foi construído o primeiro templo metodista no Sertão Pernambucano, no N10, com 260 mts2.
1.4. Aluguel do primeiro espaço em Petrolina, PE, dezembro de 2013.
1.5. Desafios em 2014 e 2015
Os anos de 2014 e 2015 foram anos de desafios, tempo em que procuramos firmar nossa presença por essas terras do sertão nordestino, banhado pelo histórico Rio São Francisco, onde não faltam “sol e calor”. Frente aos desafios missionários, marcados por tanta carência, aqui estamos para atender a demanda da missão.
1.6. Curso de Formação de Evangelista (CFE)
No segundo semestre de 2015, por orientação do bispo José Carlos Peres e em convênio com o Centro Metodista de Ensino do Nordeste (Cemene – Recife), iniciamos o primeiro Curso de Formação de Evangelista (CFE). A experiência na formação de quadros tem apresentado bons resultados. No próximo mês de agosto iniciaremos a formação da 5a turma. O CFE tem duração de, pelo menos, seis meses com 12 disciplinas e estágio supervisionado.
1.7. Centro Metodista de Educação do Sertão do Pernambuco e da Bahia (Cemes)
Percebendo que as demandas missionárias pastorais requeriam um processo de continuidade na formação pastoral, a Missão Metodista em Petrolina, criou, em dezembro de 2019, na “Assembléia Missionária Local” o “Centro Metodista de Educação do Sertão de Pernambuco e da Bahia” (Cemes), com recomendação da criação do Curso de Formação Teológica Pastoral (CFTP), com a duração de três anos, conforme orientação da Coordenação Nacional de Educação Teológica (Conet), também em parceria com o Cemene, para funcionar em Petrolina, PE.
1.8. Alunos recomendados e matriculados
Criado o Centro Metodista e tendo a sua estrutura pedagógica atendida, a Missão Metodista abriu as matrículas e 12 alunos da Missão Metodista foram recomendados para fazer o CFTP. O curso também foi aberto para outras comunidades evangélicas e, assim, contamos com a presença de alunos da Igreja Metodista Livre – bem presente em Petrolina e região. Em agosto de 2020, iniciamos com um total de 32 alunos, todos com ensino médio; muitos alunos têm nível superior. O curso funciona no sistema de módulos e disciplinas; cada estudante paga um valor simbólico que é aplicado no reconhecimento do corpo docente. O curso venceu as barreiras da pandemia e funcionou com o sistema presencial e on-line.
2. Coordenação
A coordenação do CFTP ficou sob a responsabilidade do bispo Geoval considerando a sua experiência na área da educação teológica; a profa. Vera Maria Nóbrega da Silva – Mestre em Educação –, ficou responsável pela área pedagógica.
Quadro de professores: Os professores do CFTP são pastores aqui em Petrolina com formação pastoral e teológica.
O curso manteve fiel parceria com o Cemene e, no final do mês de julho, com a presença do diretor do Cemene, reverendo Ricardo Pereira, entregará os/as novos/as obreiros/as preparados para servir o Reino de Deus.
3. Alunos da Igreja Metodista Livre
Os alunos da Igreja Metodista Livre, por certo, seguirão o seu programa de ingresso no ministério da Igreja.
4. Igreja Metodista do Brasil
Em 2021, os alunos concluíram com aproveitamento o Programa de Orientação Vocacional (POV), em parceira com o Cemene e a Missão Metodista em Petrolina.
4.1. CFTP
Os alunos citados abaixo estão integrados na missão como evangelistas e estão concluindo o Curso de Formação Teológico Pastoral (CFTP).
Charlys Santos Nascimento
Grasieli de Souza Ribeiro
Patrícia Siqueira Campos
Renata Gabriela Ferreira Brasileiro
Roberto Galindo Cavalcanti
Selvina da Costa Mendonça Elói
Vera Maria Nóbrega da Silva.
Esses novos obreiros foram preparados, conforme a orientação da Igreja Metodista, e estão devidamente aptos para o exercício do ministério pastoral, onde a Igreja Metodista entender que eles tenham uma boa contribuição para oferecer.
Conclusão
A experiência de formar sua liderança no contexto da Missão Metodista em Petrolina e Juazeiro foi algo providencial, caso contrário, a Missão não teria se fortalecido e nem se expandido. A experiência vivenciada aqui em Petrolina com a formação do seu quadro de obreiros é algo decisivo para a nossa Igreja se expandir e atender os desafios da missão.
Graças a Deus tudo começou quando percebemos que a missão se estendia e precisava de obreiros formados – considerando as características e necessidades do sertão. Começamos formando evangelistas que passaram a atender a Escola Bíblica Dominical; os pontos de missão; e a direção dos cultos – proclamação da Palavra. Assim, considerando o potencial já existente, aproveitamos a porta do CFTP oferecido pela Igreja para a formação de seus quadros.
Em Petrolina, a Missão Metodista está entregando à Igreja Metodista sete novos obreiros que estão dispostos a vivenciar a itinerância e a prática wesleyana que todos os seus obreiros devem conhecer bem: estar disposto a “mudar, pregar e morrer” para a glória de Deus.
A Deus toda honra e toda glória.
À Igreja Metodista, a nossa gratidão. Amém!
Petrolina, junho de 2022.
Bispo Geoval Jacinto da Silva
Comments