top of page

Mulher em Ministério

“Portanto, minha filha não tenha medo: far-te-ei tudo quando me pedires, pois, todos os habitantes desta cidade sabem que és uma mulher virtuosa”. - Rute 3.11

A mulher e o ministério pastoral - Tema polêmico e bastante discutido, contudo, tenho que ressaltar a existência de muitas mulheres de Deus preparadas e separadas para ministrar e conduzir o rebanho de Cristo!


Creio que quando Deus chama, Ele mesmo capacita. Existem muitos desafios na caminhada do ministério pastoral da mulher, mas em todos os momentos o Senhor sempre está junto. Deus deu para as mulheres muitos dons, como: hospitalidade, misericórdia, ensino entre outros.

A minha mãe exerceu o ministério pastoral por muitos anos, hoje está aposentada, mas deixou seu legado por onde passou, sendo zelosa dedicada e, acima de tudo, tinha e tem paixão pelas vidas. Era conhecida como essa mulher virtuosa que o texto de Rute relata. Sempre muito conhecida pelas cidades por onde passou e seu testemunho atraía muitas vidas para o Reino de Deus; ela é meu referencial de ministério pastoral, seu testemunho ecoa. Fico emocionada quando penso que ela viveu intensamente o seu ministério.


Sobre o ministério ouvi que “não queremos direitos iguais dos homens, não é isso, mas sim, o reconhecimento da posição da mulher dentro da igreja, como líder, visto que foi o próprio Deus que nos chamou. ” Portanto, mulher pastora, mulher líder, mulher virtuosa, não tenha medo, vá à luta e enfrente os desafios diários. Os habitantes desta cidade sabem que és uma mulher virtuosa!


É gratificante exercer o ministério pastoral sabendo que o próprio Deus nos sustenta, nos anima e fortalece para cumprir a missão que Ele nos confiou. Quando Ele diz no texto não tenha medo é porque sabia que enfrentaríamos o medo e que, muitas vezes, a angústia nos alcançaria. Jesus olha para cada uma de nós mulheres e nos chama virtuosa. Ele sempre tratou as mulheres com respeito, nas suas mensagens sempre incluía as mulheres, visto que muitas mulheres o seguiam, servindo-o.

Hoje, tenho o privilégio de servir ao Senhor. Muitas vezes, com o coração sangrando diante dos muitos desafios, desafios esses, que já vivi e venci, e muitos que ainda virão. Sei que sou cuidada e amada por Jesus que sempre me abraça e me consola com seu amor tão grande e me ensina a amar e perdoar sempre.


Embora ainda nos dias de hoje o ministério pastoral feminino seja questionado, eu sempre recebi muito apoio do meu pai, do meu esposo e dos meus filhos, que reconhecem o meu chamado e a minha vocação pastoral, e o melhor de tudo isso é saber que a graça de Deus esta sobre mim.

“A graça seja com todos os que amam a nosso Senhor Jesus Cristo com amor sincero e incorruptível.” - Efésios 6.24

Louvado seja Deus pela vida das pastoras!

Parabéns pelo seu dia mulher virtuosa!

Marisete Alves Theodoro Carvalho

Esposa, mãe, filha, irmã, tia, sobrinha, neta... e Pastora na Igreja Metodista em Tucuruvi.


92 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page