top of page

Mulher empoderada

Certa vez, quando minha filha era pequena, fomos a um shopping e, como toda criança, a loja que mais gostava era a de brinquedos. Ao entramos na loja, a atendente toda sorridente, veio ao nosso encontro e pegando a mão de minha filha levou-a para o departamento de meninas, que tinha uma imensa quantidade de bonecas, panelas, fogões, tudo de uma casa, parecia mais uma loja de eletrodomésticos. Então, gentilmente eu perguntei à atendente:

- Onde posso encontrar brinquedos para minha filha em que ela possa aprender a "pensar"?
Ela respondeu:
- Só temos estes aqui:
- Então peguei minha filha e fui para o lado, no departamento dos meninos onde encontramos brinquedos "pensantes".

Não tenho nada contra as panelas, fogões e bonecas. Aliás, sou o que chamam de "dona de casa", embora prefira, administradora do lar. Porém, nem por isso deixo de envolver-me com as questões sociais, políticas e principalmente com o Reino de Deus. Estamos vivendo num tempo em que se fala muito em empoderamento das mulheres. Empoderar é dar autoridade, dar poderes. Jesus disse: “Toda autoridade me foi dada...” (Mt 28,18). O Senhor já nós deu toda autoridade que precisamos para exercer o nosso papel de mulher, filha, esposa, mãe e discípula. No entanto, ainda estamos lutando, buscando um lugar ao sol. Um texto da bíblia que sempre usamos quando estamos em perigo ou temos que fazer alguma coisa difícil é Josué 1. 9:

“Não to mandei eu? Sê forte e corajoso: não temas, nem te espante, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares”.

Embora seja um texto dirigido a um homem eu quero usá-lo para nossa reflexão feminina. O versículo nove de Josué 1 é o final da conversa de Deus com Josué. Antes de obtermos vitórias na vida e sermos bem-sucedidas temos que fazer tudo como o Senhor ordenou e não a nossa vontade. Nos versículos anteriores, Deus fala para Josué se dispor. Você está disposta a servir, a caminhar mais uma milha? Fala em conceder tudo o que prometeu a Moisés. Deus deseja nos conceder, não o que desejamos como pessoa, mas tudo o que for necessário para nossa Salvação e para o Reino de Dele e, por fim, ninguém poderá resisti-lo e aqui não por força, mas, pelo caráter e compromisso com o Reino de Deus. Para que tudo transcorra bem, existem condições, o que vemos nos versículos 7e 8:

"Tão somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não se desvie, nem para a direita, nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que fores. 8. Não cesses de falar deste livro da Lei, ante, medite nele dia e noite, para que tenha cuidado de fazer segundo tudo quanto nele este escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido”.

Nosso Deus é tremendo, Ele diz o que vai fazer e nos mostra como devemos agir para atingir o alvo. Como mulheres temos inúmeras responsabilidades: cuidar de nós mesmas, como expressão do amor próprio proposto por Jesus, como também da casa, marido, filhos/as, trabalho secular, igreja e estamos sempre dizendo: Sê forte.... Sê forte.... Mas, para isso temos que crescer no conhecimento de Deus, estudá-lo, ir a fundo nas Escrituras, reservar tempo para estar com Deus e buscarmos esta força que é prometida para sermos melhores esposas, noras, filhas, mães, profissionais e amigas. Ao nos empoderarmos do conhecimento de Deus nada poderá nos resistir, pois sabemos a quem servimos e quem está ao nosso lado. Cada momento que investimos na leitura da palavra, nas orações, nos louvores, nos fortalecerá para os desafios, para os relacionamentos e afazeres do nosso cotidiano. É certo que muitas vezes, vamos tropeçar, falhar e desiludir. Mas, o Senhor está sempre pronto a nos ajudar a levantar. A bíblia narra a força de muitas mulheres como: Raabe, Débora, Ana, Ester e Maria; Mulheres líderes como: Priscila e Lídia; Mulheres que se libertaram dos jugos e foram proclamar o Evangelho: Maria Madalena, Mulher Samaritana. Enfim, exemplos do passado não nos faltam para termos força e coragem para vivermos. Nos dias de hoje, ainda encontramos muitas mulheres, filhas do Senhor, fortes e corajosas como: Amélia, Florinda, Ilda , Neuza, Rosane, e as muitas mulheres mães, que sofrem pela perda das suas filhas por violência contra as mulheres. Neste exato momento em que lê este artigo há uma mulher sendo espancada, abusada ou morta. Convido a você, mulher metodista, a conhecer e viver a Palavra Deus, a envolver-se com amor no serviço ao próximo, e estes pontinhos a frente ............... é para você escrever seu nome, tomando a decisão de corresponder às expectativas de Deus, de conhecê-lo e permanecer firme e com coragem de servi-lo em alegria e ao próximo com amor.

Não permita que o mundo que a rodeia a conforme ao seu molde, mas deixe Deus remodelar sua mente de dentro para fora a fim de provar, na prática, que o plano de Deus para você é bom, satisfaz todas as exigências Dele e avança para o alvo da maturidade. Rm12.2. Phillips.

Um abraço com o aroma suave do bom perfume de Cristo.

Ivana Aguiar Garcia

Presidente da Confederação de Mulheres da Igreja Metodista do Brasil


446 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page