top of page
  • Foto do escritorSede Regional 3RE

Mulheres íntegras!

Vivemos um período difícil e turbulento. As estatísticas de violência vêm crescendo a cada dia, de maneira especial, a violência contra a mulher.


A Federação Metodista de Mulheres da Terceira Região (FMM3RE) tem sido sensível à essa situação e convoca todos e todas para levantar sua voz contra a violência e em favor das mulheres. A temática principal que permeou as atividades de Mês da Mulher foi a Integridade, tanto no âmbito pessoal quanto no âmbito social, especialmente na luta contra a violência contra a mulher.

Nos últimos 12 meses, 11% das mulheres nordestinas foram vítimas de violência psicológica, enquanto 5% sofreram agressões físicas e 2% violência sexual no contexto doméstico e familiar. Dentre as nove capitais investigadas, a violência psicológica foi identificada por 16% das mulheres entrevistadas em Natal; a violência física, por 7% das mulheres de Maceió; e a violência sexual, por 4% das mulheres de Aracaju.


Os dados fazem parte da Pesquisa Condições Socioeconômicas e Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, que entrevistou 10 mil mulheres, representativas de 5 milhões de mulheres que vivem nas nove capitais do Nordeste. Em Maceió (69%) e Recife (53%) a frequência da violência doméstica desponta com incidência considerável (às vezes, frequente ou sempre) nos últimos 12 meses.


Há outros estados que também aumentam essa estatística. A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo registrou, somente em janeiro desse ano, 11,2 mil casos de violência contra mulheres. Os índices mais altos foram 4,8 mil por lesão corporal, 5,8 mil casos por ameaça e 1,05 mil por calúnia, difamação e injúria.


Outra pesquisa divulgada recentemente pelo Conselho Nacional do Ministério Público, mostra que o Estado do Espírito Santo ocupa a 5ª posição em números de homicídios de mulheres. De acordo com informações da Secretaria de Estado de Segurança Pública, somente até setembro de 2017 foram registrados 95 homicídios contra mulheres, sendo que durante todo o ano de 2016, 99 mulheres foram assassinadas no Estado. (Texto adaptado do Expositor Cristão – Edição de Março/2018*).


Tendo esta realidade como pano de fundo, a FMM3RE promoveu três grandes encontros das mulheres da Terceira Região.


O primeiro encontro aconteceu no dia 3 de março na Igreja Metodista em São Roque, com os distritos: Sorocaba, Oeste, Norte e Central, com o tema: “Mulheres Marcadas por Deus Vivem a Missão com Integridade!”, seguindo a temática nacional da Igreja Metodista para 2018. Cerca de 160 mulheres participaram.

O segundo encontro aconteceu no dia 10 de março, em São Luiz do Paraitinga com as mulheres dos distritos: Leste 1, Leste 2 e Vale do Paraíba.


Neste dia, a FMM3RE organizou a passeata Violência contra a Mulher, um movimento que fez parte da campanha de conscientização "Quinta-feira uso Preto", promovido pela Confederação e Federações de Mulheres em todo o Brasil, fazendo menção à campanha mundial "Thurdays In Black" ou "Quinta-feira uso Preto", iniciada na África do Sul, com o apoio do Concílio Mundial de Igrejas (CMI).


As mulheres se reuniram no Ginásio Poliesportivo da cidade, e saíram em caminhada até a Praça Central. Mais de 350 mulheres compareçam, a maioria vestida de preto e com cartazes com frases de protesto e conscientização como: “Não se cale, não se esconda, não se omita: denuncie os maus tratos” e “A agressão pode ser física ou psicológica, mas com sua ajuda teremos a vitória! Denuncie, ligue: 180”.


A mesa da Federação visitou a Prefeita da cidade, Sra. Ana Lúcia Bilard Sicherle, que aderiu à campanha, vestindo a camisa do projeto.


Essa campanha busca mobilizar as pessoas a vestirem-se com roupas pretas em protesto contra a violência sofrida por mulheres ao redor do mundo. Para aderir à campanha, basta vestir-se de preto na quinta-feira, durante todo o ano e, se possível, postar fotos nas redes sociais fazendo alusão à campanha.


Continuando as atividades do Mês da mulher, a FMM3RE organizou, no dia 17 de março, em Santos, litoral paulista, o encontro Tri-distrital de mulheres dos Distritos Sul, ABC e Litoral.

Neste último encontro o tema também foi “Mulheres Marcadas por Deus Vivem a Missão com Integridade!” Aproximadamente 180 mulheres estiveram presentes.


No total mais de 800 mulheres foram mobilizadas, conscientizadas e, principalmente, impactadas pelo Espírito Santo que as inspira a louvar, a cuidar, a evangelizar e também a lutar pela paz e pela justiça, fazendo a diferença em nosso mundo.


Mulheres íntegras, marcadas por Deus, que dia a dia vivem a Missão!

Assessoria de Comunicação

Da IM3RE por Rogério Silva e Vinicius T. Carvalho


186 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page