top of page
  • Foto do escritorSede Regional 3RE

O QUE SE PLANTA, COLHE

“Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna” – Gálatas 6.7,8.
“E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará. Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria” – 2 Coríntios 9.6,7.
Homem observando o horizonte

Introdução


Paulo escrevendo aos Gálatas e aos Coríntios faz uma analogia baseada no princípio da semeadura. Para que alguém colha algo é necessário plantar. Nessa analogia, Paulo dá orientações a respeito do comportamento cristão. Inferimos, pela leitura do texto que ninguém colhe se não plantar. A colheita vem no tempo próprio após semear; colhemos frutos produzidos pela natureza da semente plantada, a colheita é abundante, pois uma semente germinada produz muitos frutos.


A lição dada pelo apóstolo orienta sobre a vida com Deus. Também na vida espiritual

se queremos colher frutos, sementes devem ser plantadas por meio de ações concretas de uma vida digna do Reino dos Céus.

Princípios para colher em abundância


Que tipo de semeadura você está realizando?


A maioria de nós, salvo engano meu, investe somente em si mesmo. O foco de nossa atenção está em nós mesmos. Eu necessito estar bem e em paz, para que a minha vida seja mais feliz. Coisas semelhantes a essa ocupam a mente e o coração.

Repare nas orações que fazemos: não são um tanto quanto egoístas? Deveríamos semear mais no Reino de Deus e na vida de pessoas necessitadas.

Pense! Que tipo de semente você está semeando no Reino e qual a sua qualidade? Está semeando o melhor das primícias ou das sobras? Sendo honestos em nossas respostas, que recebamos de Deus uma revelação de como melhorar a nossa caminhada na fé cristã.


A semeadura deve ser abundante


Ao utilizar a metáfora da semeadura, o apóstolo está se referindo a ofertas, então, não estou falando em teologia da prosperidade e sim de princípios bíblicos. Quem semeia com abundância permite que outra pessoa seja suprida em sua necessidade. O texto de 2 Coríntios 9.7 mostra que devemos semear como proposto em nosso coração; que a contribuição deve ser com alegria, não pode trazer peso ao coração.

Tem gente que quer colher muito e semeia pouco e pequena será a sua colheita. Faça um propósito de semear muito no Reino de Deus, auxiliando o maior número possível de irmãos e irmãs em necessidade.

Se você não tem condições de fazer sua doação em dinheiro, faça sua doação se oferecendo como voluntário ou voluntária para o serviço de assistência social. Dê o seu testemunho: fale sobre o que Deus operou em sua vida enquanto realiza as atividades solicitadas; obedeça aos mandamentos de Jesus Cristo; ore um pouco mais; e financie a missão de Deus.


Para colher é necessário semear


Aprendemos pela Palavra que para colher é necessário semear.

Não pense que sem semear poderá colher alguma coisa. Se você quiser colher, é necessário semear. A qualidade e a quantidade da colheita são determinadas pelo tipo de semeadura que você realizar.

Saiba que o trabalho será pesado ou leve dependendo do modo pelo qual você semeou: se o fez com fé e alegria, você colherá com prazer os frutos do investimento feito. Você quer colher vida? Semeie para Deus.



Dirija suas orações nos seguintes focos


Peça a Deus para que os discípulos e discípulas do Senhor saibam como investir na missão que Ele nos confiou. Que tenham ousadia nos investimentos. Que sejam criados planos corajosos de ação pastoral para enfrentar e vencer as lutas do dia a dia. Espero que estejam todos e todas preparados para que o inimigo não prevaleça na vida de pessoas corajosas e devotas ao Rei dos Reis e Senhor dos senhores.


No amor de Cristo, que habita abundantemente em nosso coração e nos dá ousadia. Que o ministério que você exerce na Igreja Local seja frutífero e sem percalços.


José Carlos Peres

Bispo presidente da Igreja Metodista 3RE


1.676 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page