top of page
  • Foto do escritorSede Regional 3RE

OPORTUNIDADES IMPERDÍVEIS

O ano de 2018 apresentou dificuldades para muitas pessoas, em diversas áreas da vida, em função da crise que há alguns anos se estende por todo o País. Os dados informados pelas Igrejas Locais demonstram que ela atingiu o dia a dia dos irmãos e das irmãs. Entretanto temos um Deus que é Soberano e Poderoso para nos guardar, proteger e nos livrar do mal. Agradecemos a Ele pelas lutas e desafios que enfrentamos.

As lutas e os desafios nos levaram ao crescimento espiritual e ao crescimento como seres humanos em razão da fé que professamos em Deus. Alcançamos e saboreamos vitórias porque a boa mão do Senhor esteve sobre nós.

Em cada luta vencida, ficamos como quem sonha! (Salmo 126).


O ano de 2019 traz oportunidades para o desenvolvimento do trabalho ministerial em nossas Igrejas Locais, Distritos e Região. Cada dia deve ser entendido como mais uma chance dada pelo Pai celestial, para investirmos em evangelização como forma de louvar, engrandecer, honrar e glorificar a quem por nós mostrou tão grande amor. A manifestação desse amor tem o seu maior referencial em nosso Senhor Jesus Cristo, que por amor se encarnou e viveu a nossa vida, por amor foi levado a Cruz, deixando-nos a seguinte mensagem: “Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos” – João 15.13.


O apóstolo Paulo retoma a afirmação do Mestre e Senhor para orientar aos romanos e a comunidade de fé cristã em todo o mundo, inclusive para quem vive em lugares distantes geográfica e temporalmente, como a Igreja deveria se comportar para dar testemunho ao mundo, considerando o relacionamento de amor oferecido pelo Senhor:

“Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores” – Romanos 5.8.

Acredito que enquanto houver alguém sem ter aceitado Cristo como seu Senhor e Salvador, a Igreja entra, como agência do Reino de Deus, para, além de marcar a vida desse alguém, levá-lo/levá-la ao pleno conhecimento das dimensões do amor do nosso Deus, para que Cristo habite, pela fé, em seu coração. Assim, ele ou ela poderão se fundamentar no amor de Cristo, juntamente com os demais cristãos e cristãs e serem cheios da plenitude de Deus (Efésios 3.14-21).


Na perspectiva do amor,

a Igreja Metodista tem, este ano, como elemento motivador para sua ação missionária o seguinte tema: “Discípulas e discípulos nos caminhos da missão: cuidam do meio ambiente”

(Plano Nacional Missionário 2017, p. 91). Sugiro uma leitura do PNM, dando atenção especial para a Ênfase Missionária número 5, a partir da página 81, que traz orientações de como as comunidades locais podem se envolver na preservação do meio ambiente. O PNM trata a missão de forma holística; significa que as ações da Igreja devem ser em conjunto com as demais ênfases missionárias, envolvendo toda a comunidade de fé. As ênfases, se devidamente consideradas pela Igreja, de forma pedagógica, fortalecem o nosso jeito de ser e a forma pela qual realizamos as ações missionárias. Elas evidenciam a visão contida em nossos documentos.


Temos um Deus que tudo pode. Temos uma Igreja que ama esse Deus e confia nEle.

Temos documentos fundamentados na Bíblia e no ensino wesleyano e bem escritos. Temos um povo capacitado querendo servir.

Temos um povo que ora para que a unção do Senhor venha nova em cada manhã para realizar um trabalho de excelência na pregação do Evangelho.


O desafio é aproveitar o tempo de nossa estadia na Terra para realizar a obra divina, conforme nossa vocação. Desejo que o Espírito Santo nos encha com a sua presença e que a Igreja seja despertada para o crescimento.



O ano nos oferece 365 oportunidades imperdíveis e de recomeços para a missão de Deus ser proclamada em todos os becos, vilarejos, ruas e avenidas e cidades de nossa Terra.


Com a bênção do Senhor sobre sua vida, seu ministério e sua família.


José Carlos Peres

Bispo presidente da Igreja Metodista 3RE


254 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page