top of page
  • Foto do escritorBispo Peres

Processo de Nomeações Pastorais 2022 da Terceira Região Eclesiástica


Jesus na manjedoura

Processo de Nomeações Pastorais 2022

da Terceira Região Eclesiástica


“Discípulos e discípulas nos caminhos da missão vivem em unidade”


Aos/Às Pastores/as e Igrejas Locais

Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem” – 1 Timóteo 4:16


Do Regimento Regional


SEÇÃO VI: DA REGULAMENTAÇÃO DO PROCESSO DE NOMEAÇÕES PASTORAIS


Art. 57. O Processo de Nomeação Pastoral segue calendário eclesiástico regional com nomeação bienal e, sob a presidência do/a Bispo/a, tem o seu cronograma definido pelo Ministério de Apoio Episcopal – MAE.


Parágrafo Único. Excepcionalmente, em qualquer tempo, usando de suas prerrogativas canônicas o/a Bispo/a promoverá as nomeações que julgar necessárias.


Encaminhamentos


Convoco aos pastores, as pastoras, aos irmãos e irmãs das igrejas locais da Terceira Região Eclesiástica para que orem e jejuem para discernimos qual é a vontade de Deus para as nomeações pastorais.


Entendemos que este ano, mais uma vez foi um ano atípico, por conta da pandemia do COVID-19 provocada pelo Corona Vírus, não permitindo que houvesse um contato maior entre nossos pastores e pastoras e o laicato de nossa igreja.


Entretanto, algumas alterações pontuais poderão ser realizadas de acordo com a necessidade regional.


A expectativa do Bispo e dos/as Superintendes Distritais é que todo o processo seja realizado com lucidez e que as ações expressem fidelidade e coração integro, debaixo do temor ao Senhor (2 Crônicas 19.9), como nos orienta a Palavra de Deus.


Algumas Orientações Acerca do Processo de Nomeações


1) Os pastores e pastoras que desejam pedir licença para estudar, interesses particulares, pedido de aposentadoria, bem como retorno ao ministério ativo, deverão fazê-lo na forma canônica, no máximo até o dia 20 de setembro de 2021.


2) Aos que desejarem retorno ao ministério ativo deverão cumprir o disposto no Ato complementar editado pelo Colégio Episcopal, denominado, Regulamento do Período de Licença de Membro Clérigo. A nomeação para quem desejar retornar ao ministério ativo ocorrerá mediante a existência de vagas no quadro pastoral.


3) O orçamento regional não prevê ajuda de complementações de subsídios pastorais e ajuda de aluguéis.


4) Mudança pastoral ocorrerá exclusivamente de acordo com a necessidade Regional. Entretanto, vale lembrar que o projeto maior é o do Reino de Deus, desta forma como o Senhor orientar, a nomeação será realizada.


5) A efetivação da nomeação pastoral dependerá do cumprimento das exigências canônicas, relativamente aos compromissos previdenciários.


São Paulo, 30 de julho de 2021.


Bispo José Carlos Peres

2.117 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page