top of page
  • Foto do escritorSede Regional 3RE

Pronunciamento do DRTC e SAF - acerca da violência e ameaças a crianças e adolescentes


5 E as praças ficarão cheias de meninos e meninas brincando.

Zacarias Cap. 8 | NTLH


Com este texto do profeta Zacarias, nos inspiramos pela esperança de um tempo em que as nossas crianças terão espaços públicos e privados para fazer o que elas mais gostam de fazer, com segurança: brincar!


Toda criança gosta de brincar e necessita brincar para crescer saudavelmente em suas emoções e interações sociais.


Você se lembra de quando era criança? Se lembra de alguma brincadeira? Teve oportunidade de brincar na rua? Mas ultimamente temos visto que tanto os espaços públicos como os privados estão oferecendo riscos para as nossas crianças; os portões ficam cada vez mais fechados e trancados, as janelas tem cada vez mais grades, as casas são cada vez mais inacessíveis aos amiguinhos/as, ao passo em que cresce a insegurança e a violência contra crianças, inclusive dentro de suas casas.


Nem mesmo dentro das escolas, espaço de proteção, espaço de aprendizado e troca de experiências, espaço de brincadeiras e amizades, já não é um lugar tão seguro assim. No dia 04 de abril recebemos uma notícia estarrecedora dizendo que 4 crianças foram brutalmente assassinadas e outras 4 ficaram gravemente feridas, sem contar todas as demais que ali estavam na creche e que ficaram com seu emocional ferido por alguém que violou o maior direito daquelas crianças: o direito a vida!


Além desta notícia, temos visto que as escolas tem recebido cada vez mais ameaças, ataques e até massacres, no Brasil e ao redor do mundo isso tem acontecido.


Cresce a violência entre crianças e adolescentes com bullying, cyberbullying e até motivações violentas à partir de jogos online completamente alheios aos princípios da vida.


Como Igreja, repudiamos todos estes atos que negam e violam os direitos da criança e do adolescente.

Por outro lado, oramos e clamamos ao Senhor para que console as famílias enlutadas pela perda de seus filhos e filhas, e que dê sabedoria para as famílias que estão acompanhando seus filhos e filhas vítimas de outras formas de violência.


Se for possível, incentivamos que você entre na APM da escola em que seus filhos e filhas estudam, participe do programa escola da família, faça capelania escolar, desenvolva bons relacionamentos com a direção da escola e coloque-se à disposição para orar e estar na brecha pelas nossas crianças, pois todas as crianças são nossas crianças!


Por um mundo em que as crianças e adolescentes tenham a oportunidade de crescer saudavelmente, sem medo, apenas brincando e aprendendo,


DRTC - Departamento Regional de Trabalho com Crianças

SAF - Projeto Sombra e Água Fresca


206 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page