top of page
  • Foto do escritorSede Regional 3RE

República Morada do Sol

Relatório de Atividades dos meses de maio e junho de 2019

Apresentação


A Associação Metodista de Ação Social (Amas) foi fundada em 16 de novembro de 1975.


A Amas é uma entidade comprometida com a promoção humana, com a conquista e garantia dos direitos humanos e a melhoria da qualidade de vida. Suas ações objetivam contribuir para a prevenção e a resolução de problemas sociais, visando o bem-estar integral das pessoas.


A República Morada do Sol surge em 2 de maio de 2019, como parte da expansão da atuação da Amas na Assistência Social. Trata-se de uma moradia compartilhada, com o objetivo de possibilitar as condições necessárias para a promoção da reintegração social de homens, auxiliando-os no resgate de sua dignidade, autoestima e autonomia. O morador tem prazo, em torno de 12 meses, para se reestruturar, se fortalecer no mercado de trabalho e se reestabelecer em uma nova moradia, recuperando sua autonomia.


Entendemos por autonomia a capacidade do indivíduo gerir sua própria vida, tomar decisões por si só, não depender de terceiros. O autônomo se caracteriza como aquela pessoa cujo rendimento é suficiente para a cobertura de suas necessidades básicas, incluindo os gastos com moradia.


Nosso trabalho tem como público alvo homens adultos, maiores de 18 anos, sem déficit cognitivo, mental ou motor, sem envolvimento com álcool ou drogas e com evidente interesse de ser reintegrado ao convívio em sociedade, de forma a obter sua autonomia, autoestima e dignidade.


 


REPÚBLICA MORADA DO SOL


Parecer do Coordenador


Os meses de maio e junho marcaram um período de observações e ajustes principalmente na organização da casa. Na primeira semana do mês de maio ainda finalizamos pequenas reformas.


Comparando com a proposta de trabalho projetada, tivemos êxito na maioria dos itens avaliados. Destaque para o fornecimento de alimentação “simples” e a permissão para que os moradores tenham a liberdade de preparar sua comida. Observamos que muitos moradores há anos não tinham a experiência de preparar algum alimento; outros, nem no micro-ondas sabiam mexer.


A organização e o funcionamento da República estão muito bem elaborados e funcionando de forma satisfatória. O grande desafio, já esperado, é o acompanhamento dos moradores da casa. Pelo fato de estarmos mais próximos aos rapazes conseguimos ter conhecimento sobre o seu cotidiano, poucos fatos são desconhecidos. Com isso, conseguimos discernir as áreas em que eles têm maior dificuldade. A pluralidade de perfis é notória. Exemplificando: temos morador desenvolvido na área relacional, porém muito comprometido em sua organização. Temos outro com perfil a ser desenvolvido na área espiritual, mas muito comprometido na área relacional. Cada morador tem o seu perfil único. Esse fato traz a responsabilidade de fazer um projeto muito bem articulado tendo em vista que todos os funcionários têm papel importante nesse desenvolvimento.


Tenho total certeza da importância do projeto República. Estamos refinando os rapazes, preparando-os para a sua autonomia. É IMPOSSÍVEL desenvolver esse trabalho no Centro de Acolhida. Dessa forma, entendo que a etapa República é imprescindível para a restauração integral dos rapazes.

...eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância João 10.10

 

ATIVIDADE: REFORMANDO E MOBILIANDO A CASA


Responsável: Renan Santos

Local: República Morada do Sol

Participantes: 10 voluntários

Data: 4 a 30 de abril de 2019

Horário: 8 às 17 horas


Objetivo da atividade: Realizar melhorias na casa com o intuito de acolher com mais qualidade cada morador. Entendemos a importância e a influência do ambiente para a realização do nosso trabalho. A organização e a excelência externa favorecem nossa missão diária de fortalecer a autoestima de cada um; resgatar a identidade original desenhada pelo próprio Deus; reconstruir sonhos e projetos de vida. Cada morador pôde contribuir de alguma maneira nessa reforma, na organização e na limpeza da casa. A República Morada do Sol carrega, desde o seu início, a marca do coletivo e de uma construção em unidade.


Material necessário: almoço e jantar para os voluntários; materiais de construção; e móveis.


O antes e o depois da nossa Igreja (é isso mesmo: temos uma Igreja em nossa casa)

O antes e o depois da fachada da casa (limpeza dos azulejos e pintura dos portões)

O antes e o depois do “jardim”

O antes e o depois do “jardim”

O antes e o depois da reforma do banheiro


O antes e o depois da construção de quarto pernoite e espaço de varal

O antes e o depois da restauração do quintal (pintura das paredes e retirada do portão)

O antes e o depois da reforma da sala de TV

O antes e o depois da restauração do telhado

O antes e o depois da restauração do espaço da lavanderia


O antes e o depois da restauração da sala de jantar


Momentos da reforma

 

ATIVIDADE: INTEGRAÇÃO DOS MORADORES


Responsável: Renan Santos (Coordenador) e Letícia Alves (Psicóloga)

Local: República Morada do Sol

Data: 2, 3 e 6 de maio de 2019

Horário: 15 às 17 horas; 19 às 21 horas Participantes: 11


Objetivo da atividade: Inserir os novos moradores na Casa; apresentar o espaço físico da República Morada do Sol; explicar o funcionamento geral da casa: seus horários e limites a serem respeitados; engajar os colaboradores e moradores com o intuito de buscar mais qualidade no trabalho e estadia. Durante o passeio pela casa, ao passar por cada cômodo, explicar as regras daquele espaço, tornando assim o momento mais dinâmico. Iniciar o momento com uma roda de conversa, provocada pela pergunta: “Qual a sua expectativa?”. Eles foram se apresentando e respondendo a pergunta formulada.



 

ATIVIDADE: ENTREVISTA SOCIAL


Responsável: Renan Santos (Coordenador) e Letícia Alves (Psicóloga)

Local: República Morada do Sol

Data: 13 a 17 de maio de 2019

Horário: 15 às 21 horas Participantes: 11


Objetivo da atividade: Digitalizar todos os documentos dos novos moradores da República; mapear as necessidades de cada um (regularização de documentos, saúde, medicação, comprometimento espiritual etc). Para esse processo, criamos uma planilha para preenchimento das informações envolvendo cada área. Dessa forma, vamos armazenando dados e criando anamnese de cada morador.


Material necessário: computador e planilha excel.



 

ATIVIDADE: ASSEMBLEIA COM MORADORES


Responsável: Renan Santos e Letícia Alves

Local: República Morada do Sol Participantes: 8 participantes

Data: 20 de maio de 2019

Horário: 19h30 às 21 horas


Objetivo da atividade: Relembrar os valores que foram construídos, em conjunto, numa dinâmica anterior e que faz parte da identidade da nossa casa. Elogiar iniciativas (colocação da placa na porta do banheiro: “livre” e “ocupado”) e a organização das camas (estão arrumando as camas diariamente). Comunicar alguns avisos (festa de inauguração, visitas, telefone da casa e eventos externos). Trazer à memória informações importantes que precisam ser seguidas para o melhor convívio. Esclarecer a diferença entre dízimos e ofertas. Ajustar o uso da TV e a programação. Enfatizar a importância do respeito e do amor no tratamento diário um com o outro. Fizemos uma ata detalhada dessa Assembleia. Os moradores que faltaram assinaram a ata ficando cientes de cada mudança e dos assuntos abordados. Ao término da Assembleia, comemoramos o aniversário do Marcelo Brussolo.



 

ATIVIDADE: REUNIÃO COM COLABORADORES


Responsável: Renan

Local: República Morada do Sol

Participantes: 4

Data: 30 de abril de 2019

Horário: 14 horas


Objetivo da atividade: Primeira reunião junto aos colaboradores para apresentar o projeto e falar sobre a estruturação do trabalho. Foram abordados temas como: limites da casa, horário de trabalho e situações cotidianas.



 

ATIVIDADE: HORTA


Responsável: Flávio (cozinheiro) e Renan

Local: República Morada do Sol

Participantes: 2

Data: 10 de maio de 2019

Horário: 10 horas


Objetivo da atividade: Permitir e viabilizar a elaboração de horta em espaço determinado. O responsável pela elaboração desta atividade foi o morador Gilmar com supervisão e responsabilidade do funcionário Flávio.



 

ATIVIDADE: NOSSOS VALORES


Responsável: Letícia

Local: República Morada do Sol

Participantes: 10

Data: 5 de junho

Horário: 17 horas


Objetivo da atividade: Trabalho elaborado com a participação de todos os moradores da República. Os moradores decidiram quais seriam os valores da residência.



 

ATIVIDADE: CONSTRUINDO UMA CASA NO COLETIVO


Responsável: Letícia e Renan

Local: República Morada do Sol

Data: abril


Objetivo da atividade: A atividade faz parte do histórico do projeto República. Nesse dia, ainda no C.A. Cambuci foi proposto construir uma casa que eles gostariam de morar. Que esta casa seja feita da forma e com valores definidos pelos moradores. Levamos muito dessa experiência para a rotina da casa.



 

ATIVIDADE: PRESTAÇÃO DE CONTAS PARA OS MORADORES


Responsável: Renan

Local: República Morada do Sol

Participantes: 12

Data: 1o de junho de 2019

Horário: 8 horas


Objetivo da atividade: Mensalmente, no primeiro dia útil, disponibilizar o relatório de prestação de contas das ofertas à casa dos moradores. Enfatizar que a oferta é de caráter voluntário, não obrigatório, e que todo o valor arrecado é revertido em melhorias da casa.


Nesse mês foi possível custear a implantação da horta e comprar varal para estender roupas. Atividade importante para trabalhar a gratidão e a oferta da vida dos moradores.



 

ATIVIDADE: PARCERIA COM CLÍNICA DE RECUPERAÇÃO


Responsável: Renan

Local: Clínica de Reabilitação (Itapecerica da Serra)

Participantes: 1

Data: 26 de maio de 2019

Horário: 10 horas


Objetivo da atividade: Visitar a clínica para estabelecer parceria, tanto para enviar quanto para acolher. Avaliar a possibilidade de auxiliar o projeto visitado. A clínica realiza um trabalho muito sério e vive exclusivamente de doações.


Nesse mês abençoamos esse local com a doação de 50 quilos de feijão e quase 40 cadeiras.



 

ATIVIDADE: PARCERIA COM A OFICINA UBUNTU


Responsável: Renan e Letícia

Local: República Morada do Sol

Participantes: 2

Data: Horário:


Objetivo da atividade: Estreitar a parceira com a Oficina de Tapetes Ubuntu. Alguns de nossos moradores estão trabalhando nesse local e possibilitamos o exercer da profissão de artesão dentro de nosso espaço.



 

ATIVIDADE: IDA A CULTO MISSIONÁRIO


Responsável: Seminarista Clebson e Renan

Local: Igreja Metodista em Itaberaba

Participantes: 10

Data: 16 de maio

Horário: 20 horas


Objetivo da atividade: Participar do culto que falou sobre a perseguição à Igreja no México. Fomos até o local de Kombi.



 

ATIVIDADE: COMPARTILHAR REFEIÇÕES


Responsável: Todos os colaboradores

Local: República Morada do Sol


Objetivo da atividade: Enfatizar a importância do compartilhar. Constantemente fazemos refeições junto com os moradores. É um tempo de comunhão e compartilhar do cotidiano. Os moradores compartilham seu alimento conosco.



 

ATIVIDADE: ORGANIZAÇÃO DA CASA


Responsável: Renan e Letícia

Local: República Morada do Sol


Objetivo da atividade: Desenvolver e disponibilizar itens que contribuirão para o controle e a organização da casa.


Livro de Regimento Interno. Disponível a todos

Livro de Regimento Interno. Disponível a todos

Placas de orientação em vários locais na casa

Mural para informações da casa

Mural para informações da casa

Livro para registro dos acontecimentos da casa

Livro para registro dos acontecimentos da casa

Duas câmeras de segurança On-Line (cozinha e entre-salas)

Termos que o morador assina ao entrar na República

Termos que o morador assina ao entrar na República

Planilha para o controle e o acompanhamento de atendimentos


 

ATIVIDADE: PARTICIPAÇÃO NO DIA DO VOLUNTARIADO


Responsável: Seminarista Clebson e Renan

Local: Catedral Metodista de São Paulo

Participantes: 5


Objetivo da atividade: Participar do Dia do Voluntariado na Catedral Metodista. Experiência no servir.


Morador Kleber ministrando a Palavra aos atendidos

Morador Kleber ministrando a Palavra aos atendidos


 

ATIVIDADE: PARTICIPAÇÃO NO RETIRO DA FAMÍLIA


Responsável: Seminarista Clebson e Renan

Local: Hotel Campestre Atibaia

Participantes: 8


Objetivo da atividade: Participar do Retiro de Família realizado pela comunidade da Catedral Metodista de São Paulo. Experiência com o corpo de Cristo.



 

ATIVIDADE: INAUGURAÇÃO DA REPÚBLICA MORADA DO SOL


Responsável: Renan

Local: República Morada do Sol

Participantes: Todos os moradores e colaboradores


Objetivo da atividade: Inaugurar a República. A inauguração da República contou com a participação de todos os moradores do projeto. Eles foram divididos para poder apresentar a casa aos visitantes. As refeições foram de responsabilidade dos moradores.



 

ATIVIDADE: PARCERIA COM O EXÉRCITO DA SALVAÇÃO


Responsável: Renan

Local: República Morada do Sol


Objetivo da atividade: Fechar parceria com o Exército da Salvação. Ganhamos muitas doações. Há também a possibilidade de encaminhamento para o curso que ocorre semanalmente no local. No mês de julho a organização realizará um encontro de “Parceiros” em que poderemos participar como Amas.


Avaliação da atividade: Ótimo


 

ATIVIDADE: PARCERIA COM RECIFRAN


Responsável: Letícia

Local: República Morada do Sol


Objetivo da atividade: Estreitar a relação com a cooperativa de Reciclagem

Recifran. Fizemos encaminhamentos para vaga de trabalho no período.


Avaliação da atividade: Bom


 

ATIVIDADE: PARCERIA COM PANFLETAGEM


Responsável: Renan

Local: República Morada do Sol


Objetivo da atividade: Estreitar a relação objetivando o encaminhamento para a realização do trabalho avulso de panfletagem. Fizemos encaminhamentos para vaga de trabalho no período.


Avaliação da atividade: Bom


 

Renan Santos

Coordenador do República Morada do Sol


Associação Metodista de Ação Social - AMAS

  • CNPJ 47.685.896/0001-53

  • Registros: CNAS 227.079/80 - SADS 3.206 DE 23.04.76 - SAS 0052-3

  • Utilidade Pública: Federal L. 90935 - 11.02.85; Estadual L. 2199 - 05.12.79; Municipal Deg. 18331 - 21.10.82

  • Certificado de entidade de fins filantrópicos 44.006.005220/97-97

  • Conveniada com a secretaria municipal de assistência social - SAS

  • Avenida Liberdade, 659 - Telefone: (11) 3208-9702 - CEP: 01503-001 - São Paulo/SP


280 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page